Imagine você, um jovem esqueletinho, passeando pelas profundezas da masmorra com seu amigo Simão, o fantasma, curtindo o melhor que a pós-vida tem a oferecer quando uma bola de fogo atinge em cheio o pobre Simão, não sobrando nem um fiapo ectoplasma para contar história. Perplectado você vislumbra, no fim do corredor, a silhueta de um desprezível mago com seu cajado e chapéu pontudo. Você sabe qual é o objetivo dele. Então abe a você, jovem esqueletinho, proteger sua masmorra das garras gananciosas e traiçoeiras do "bem". Faça o seu melhor, ou pior, em
Keep The Heroes Out!
Keep The Heroes Out foi criado e ilustrado pelo brasileiro
Luis Brueh e teve seu lançamento no
Brasil em 2022 pela
Conclave Editora. Com uma duração variando entre 45 e 90 minutos, ele é um jogo
cooperativo que comporta 1 a 4 pessoas, tendo como principais mecânicas a
construção de baralho e
tabuleiro modular.
Preparação para dois jogadores
Subversão do gênero
Dungeon crawler é um gênero clássico em jogos tanto de tabuleiro quanto videogames e RPG. Nele os jogadores, geralmente fazendo o papel de heróis, exploram sombrias masmorras ou cavernas, enfrentando monstros e armadilhas em busca de riquezas ou enfrentar algum suposto mal terrível.
Só que em
Keep The Heroes Out você é que será um desses monstros, tentando proteger suas riquezas de gananciosos magos, ladinos, arqueiros e guerreiros. Assim, seu objetivo será defender o cofre e sobreviver as constantes investidas dos supostos heróis.
Heróis preparados para saquear o seu cofre.
Uma penca de opções disponíveis
No início da partida você preparará a masmorra de acordo com o livro de cenários. O jogo base vem com 20 cenários diferentes que você pode jogar separadamente no modo
One Shot, ou seja, cada partida isolada e sem restrições. Porém você também pode jogar no modo
Crônica, onde cada 4 cenários fazem parte de um capítulo, contando uma história e que indicam quais clãs de monstros você poderá usar. Além disso, ao finalizar um capítulo, você receberá alguns bônus que serão utilizados no restante da Crônica.
Depois de preparar o cenário, você escolhe um dentre os 9 clãs de monstros disponíveis. Cada clã tem um baralho inicial exclusivo e uma certa quantidade de marcadores de monstros. Os monstros tem poderes assimétricos, deste modo cada um deles funciona de forma distinta, servindo a diferentes papéis na masmorra. Há monstros mais agressivos com mais cartas de ataque, monstros focados em defender e também monstros especializados em apoiar outros monstros.
Os mais monstruosos monstrengos!
Mais simples do que aparenta
Keep The Heroes Out é fluído depois que você pega o jeito. Você baixar cartas da sua mão e resolver as ações, realizar a manutenção e por último resolver a invasão dos heróis. Apesar da grande variedade de ações disponíveis nas cartas, estas ações são bem tranquilas para entender. Você fará coisas como mover-se, atacar heróis, ativar salas, comprar cartas e instalar armadilhas.
Você não precisa usar todas as cartas da sua mão, inclusive é recomendado guardar algumas para quando os heróis invadirem a masmorra. A quantidade de cartas de guilda (as cartas de heróis) que deve ser sacada depende da dificuldade da partida, que você decide no início do jogo. Após resolvida a fase dos heróis, é a vez do próximo jogador. Contudo, se durante a fase dos heróis eles conseguiram saquear o cofre ou eliminaram todos os monstros da masmorra, é fim de jogo! Você ganha se conseguir sobreviver às duas ondas de invasão.
Área do jogador
Aprimore seu baralho
A parte de
construção de baralho de
Keep The Heroes Out também é bem direta ao ponto, o que agrada bastante aos fãs da mecânica. Baixe uma carta, resolva a ação, se precisar sacar uma carta e seu baralho estiver vazio, reembaralhe o descarte. E ao adquirir novas cartas elas vão para o descarte.
Falando nisso, para comprar cartas você precisará de recursos específicos dependendo do tipo. Você terá a sua disposição poções, feras, equipamentos e pergaminhos mas para comprá-las você precisa sapos, ossos, moedas e livros. Ao realizar a ação de ativar em algumas salas da masmorra, você gera um marcador do recurso naquela sala. Depois que o recurso é gerado, ele fica na sala até alguém levá-lo para a sala onde a carta é vendida.
Isso gera uma dinâmica muito interessante pois exigirá um planejamento mais cuidados de quando e quais salas ativar. E como todo bom
deckbuilding, você terá que fazer o possível para criar um baralho enxuto mas eficiente.
Cartas disponíveis para compra no mercado
Produção caprichada
O Brueh tem um estilo de arte muito particular e bem característico em outros jogos dele. Os monstros são fofinhos e muito carismáticos. A iconografia do
Keep The Heroes Out, apesar de extensa, é excelente. Por isso a ajuda rápida presente na contracapa do manual é crucial nas primeiras partidas já que ela resume bem o turno do jogador e cada uma das ações.
As cartas e componentes são de alta qualidade, cada monstrinho tem seu próprio estilo de
meeple com detalhes impressos na peça que dão ainda mais charme. É um daqueles jogos que ficam lindos e chamam muita a atenção quando estão na mesa.
As ilustrações são maravilhosas!
E dá pra variar mais
Além do jogo base,
Keep The Heroes Out conta com duas expansões. A pequena,
The Great Dreamer, adiciona um novo monstrengo jogável, o famoso Cleiton com o simpático
meeple correspondente, o baralho específico e regras exclusivas. Roubadasso, diga-se de passagem, mas bem divertido!
Guild Master's Revenge Expansion é uma expansão maior e mais complexa. Além dos
meeples de madeira dos heróis, a expansão conta com um modo familiar, ou modo
hardcore e o modo competitivo. Neste modo, você assumirá o papel de Mestre da Guilda, escolhendo e controlando quais heróis serão usados durante a fase de invasão, dificultando ainda mais a vida dos monstrengos!
O conjunto completo
Keep The Heroes Out é sólido e muito gostoso de jogar. Ele combina muito bem sorte com estratégia, inclusive com uma pitadinha de
push your luck super bem vinda! O jogo exige um planejamento e gerenciamento que engana a primeira vista. Nossas partidas foram tensas e divertidas, com aquelas vitórias por um triz que dão vontade de começar uma nova partida imediatamente. Sem dúvidas um dos melhores lançamentos de 2022 apesar de só termos jogado ele esse ano. Jogão!
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas e inscreva-se na nossa newsletter!