Essa regra parece gerar bastante dúvida, e inclusive um video de gameplay jogou com esse mesmo erro e depois se corrigiu.
Nós começamos jogando achando que no instante que o marcador de oxigênio da colônia TOCA no zero, a punição já acontece (pontos e/ou mortes). Até acho essa interpretação bem intuitiva/temática. Mas nos pareceu rápida demais a queda.
Porém lendo o manual de novo, nosso entendimento é que PODE CHEGAR a zero tranquilo, mas se na próxima vez que oxigênio tiver que ser reduzido, ele não puder ser reduzido porque já está em zero, aí sim pune.
Ficou bem melhor de jogar! Aliás, excelente jogo!!
Se alguém pensa diferente diga aí.