Fala, Rataria!!!
Estamos precisando de ajuda para construir um foguete e chegar à lua de queijo. E o que não falta é rato querendo dar uma mordida nesse satélite cheirando a Camembert...
- Mas peraí... como você sabe que existe uma lua de queijo?
- Ué, sempre se falou nisso. A lua está lá. Só falta chegar.
- Mas se alguém já chegou lá, ninguém nunca voltou.
- Tá vendo como lá é bom? Partiu!!!
First Rat é o novo lançamento da Across the Board (Best Mark Group), e hoje vamos falar um pouco desse jogo que deixou a gente aqui louco para trazer essa pérola para o Brasil. Recebemos, jogamos, nos olhamos e falamos: é, vamos lançar...
RESUMO DO JOGO
Essencialmente, First Rat é uma corrida. Você quer avançar seus ratos o mais rápido possível, ao mesmo tempo que tenta fazer uso dos espaços disponíveis de uma maneira melhor que seus oponentes.
A trilha pela qual avançamos os ratos é um lixão. Nós devemos coletar recursos que esses humanos jogaram fora e assim construir nosso foguete. A regra básica de movimento é:
- Você avança um dos seus ratos 5 espaços ou;
- Você avança de 2-4 dos seus ratos 1 a 3 espaços, contando que eles terminem o movimento em diferentes espaços da mesma cor (branco, azul, amarelo, laranja ou verde).
E basicamente é isso! Todo o resto do jogo acontece como consequência desse movimento. As cinco cores dos espaços te permitem coletar recursos diferentes, andar em uma trilha paralela (a Toca dos Ratos) e colocar marcadores de pontos à medida que você vai cumprindo os pré-requisitos de montagem das partes do foguete.
SOBRE OS ESPAÇOS
A ideia aqui não é explicar como o jogo funciona. Os reviews e vídeos lançados pelos influenciadores e a comunidade em geral dão conta disso. Fique à vontade também para baixar as regras oficiais aqui na ludopedia. Mas de maneira muito breve:
- Nos Espaços Amarelos você pega queijos permitem mover seus ratos para lugares já ocupados por um ou mais oponentes.
- Nos Espaços Verdes e Laranjas você pega diferentes recursos que irão permitir que você construa partes do seu foguete.
- Nos Espaços Azuis você melhora sua capacidade de coletar recursos avance nos espaços de outras cores que seus ratos pararem.
- Nos Espaços Brancos você avança seu rato pela Toca dos Ratos composta pela Biblioteca (com quadrinhos que te dão um poder especial), pelo Berçário (transformando até 2 dos seus ratos bebês em adultos e colocando-os na trilha principal) e pela área de Comidas Armazenadas (que te darão mais pontos).
Além disso, o jogo ainda te dá algumas opções interessantes, como atalhos ao longo da trilha principal, mochilas especiais que te darão poderes únicos e tampinhas de garrafas que trazem diferentes oportunidades de pontuar
FIM DE JOGO
O jogo termina quando o quarto rato de um jogador alcança o fim da trilha (a Plataforma de Lançamento) ou se um jogador coloca seu oitavo marcador de pontuação nas trilhas de pontuação.
VARIANTE DE JOGO E MODO SOLO
Depois de jogar algumas partidas, ou se seu grupo já é mais experiente, você pode jogar a variante do jogo no verso do tabuleiro. Nesta variante, os espaços são embaralhados, trazendo uma rejogabilidade maior. Além disso, uma das trilhas de pontuação deve ser descartada, o que pode obrigar os jogadores a repensarem suas estratégias normalmente usadas com o tabuleiro padrão.
O jogo ainda traz um modo solo em que devemos ganhar de Greg, o Robô-Rato que não joga limpo. Nesta modalidade devemos usar um baralho específico e ainda podemos decidir entre quatro níveis de dificuldade.
O QUE VIMOS NESTE JOGO
Adoramos este jogo por vários motivos e ficamos ansiosos para trazê-lo para vocês.
Primeiro, é um jogo de regras fáceis. É bem rápido explicar como se joga e isto o torna bem acessível para novos jogadores. Sua duração (75 minutos, que baixa para 60 minutos se todo mundo já tiver jogado antes), também atrai pessoas que não estão a tanto tempo no hobby.
Ao mesmo tempo, ele é cheio de opções, o que deve atrair jogadores mais experientes. Rapidamente se nota que as regras fáceis escondem um leque de opções que vão distanciando o modo como os jogadores estão se comportando ao longo da partida. Além disso, como não tem dados nem compra de cartas, até os amantes do euro lá na Best Mark curtiram.
Finalmente tem o tema acompanhado de uma arte muito legal, extremamente adequado e acessível para todos, como crianças e adolescentes.
Se quiser saber mais, fique à vontade também para baixar as regras oficiais aqui na ludopedia. Enfim, realmente esperamos que vocês se divirtam e, quando tiverem a oportunidade de jogar, contem para a gente o que acharam.