Tive o prazer de conhecer o protótipo do último jogo de Marcos Macri, o Engis, e devo dizer que eu curti, hein?
Ele é um jogo um pouco mais leve, mais direto ao ponto, e que sempre tem alguma coisa acontecendo, além de misturar mecânicas interessantes! Nesse jogo, precisamos expandir nossos povoados, enquanto fabricamos objetos, evoluímos em intelecto e, obviamente, ganhamos pontos de vitória.
Na primeira fase, rola um leilão utilizando os meeples do seu povoado para ter a possibilidade de escolher primeiro os melhores tiles hexagonais de terreno. Cada terreno diferente tem ícones diferentes que vão fornecer recursos ou até pontos de intelecto.
Na segunda fase, você pode mover pelo seu povoado os meeples que sobraram (não dá para usar os que foram usados para a disputa em leilão de territórios), construir objetos ou comprar avanços de inteligência. E tudo isso vai ajudar você a realizar ações de formas mais eficientes e pontuar mais também.
Já na terceira fase, rola a pontuação, e é aqui que fica ainda mais interessante, porque cada jogador tem as mesmas 8 cartas de pontuação, mas cada um pode escolher uma carta diferente para pontuar a cada rodada, dependendo de como definir sua estratégia. Achei essa parte bem interessante, porque evita que todos os jogadores façam a mesma coisa.
Para quem gosta de um belo jogo de estratégia, mas que não é tão complexo, Engis pode ser uma boa escolha para você! Só não é mesmo um jogo para crianças, a não ser que você tenha filhos com mais de 10 anos.
Ah, e a tiragem desse jogo é bem pequena, então corra para garantir a sua cópia de Engis, com MS Jogos e Ludens Spirit.
FICHA TÉCNICA
Autor: Marcos Macri
Editora: MS Jogos, Ludens Spirit
Jogadores: 1 a 4
Idade mínima: 10 (minha opinião: 10)
Tempo de partida: 75 minutos
Modalidade: competitivo