leobetosouza::iuribuscacio::No caso das franquias, quando eu disse que elas não se enquadram no conceito de fases temáticas, é porque elas são muito específicas, quando os temas de uma fase temática são genéricos, mas nem tanto. Desse modo, Marvel das mesma forma que Star Wars ou Harry Potter não são temas, mas super-heróis, ficção científica e bruxaria sim. Além disso é preciso considerar que essas franquias vão sempre lançar jogos novos, porque isso dá muito dinheiro. Se for lançado um dominó, jogo da memória ou quebra-cabeça com a marca Marvel ou Star Wars pode ficar tranquilo porque vai vender horrores. Assim sendo, se Marvel e Star Wars fossem consideradas temas de per si, então nós viveríamos uma eternar "fase temática" dessas franquias.
Duas ponderações sobre isso:
1. isso é totalmente arbitrário.
2. se a gnt nao pode considerar uma marca um tema pq sempre tem jogo deles, então a gnt tbm nao pode com termos genéricos com sci-fi, certo?
Meu ponto é que a gente teve um boom de jogos da Marvel por uns três anos assim como aconteceu com zumbis e vikings antes deles. Não foi uma alta dos jogos de super-herói, nem de jogos da DC ou da Image, mas de jogos especificamente sobre a Marvel. Assim como na época dos zumbis não foi uma alta de jogos de monstro ou terror, foi uma alta específica de jogos de zumbi. As editoras estavam querendo fazer jogos especificamente sobre esses temas pq o tema estava em alta naquela época. Não significa que nao tinha jogo desses temas antes e que não houve jogos depois.
Algo parecido está acontecendo agora, chamei de Inverno, podia chamar de Gelo, Frost, sei lá o que, mas por algum motivo que desconheço as editoras estão lançando vários jogos agora que envolvem a ambientação fria com neve, gelo, e elementos relacionados. POde olhar até as caixas dos jogos pra ver que elas até são parecidas mesmo sendo feitas por artistas diferentes. Pra mim está claro que desde ano passado estamos numa época em que vários jogos exploram essa temática, muitos desses tendo bastante hype e figurando na "em alta" do BGG e do KS por tempos.
É um tema. Genérico ou amplo, está bem presente nas mentes dos engravatados que escolhem que jogos vão ser publicados.
iuribuscacio::Quanto aos temas agricultura e inverno, ocorre o contrário das franquias, porque eles são genéricos demais. Imagine, por exemplo, que alguém defendesse que "gestão" corresponde a uma fase temática. Nesse caso, mais uma vez nós estaríamos vivendo essa "fase temática eterna", praticamente desde o Catan, porque quase todos os euros envolvem gestão, em um nível ou outro. Pelo menos é assim que vejo.
Olha, eu acho que a gente não teve uma lata de jogos de "gestão" recentemente, mas certamente em vários momentos na histórias a gente teve "fases mecânicas"... atualmente a gente tá uma alta da combinação de deck building com alocação de trabalhadores, por exemplo. Então é possível.
No mais: só ideias. Vamo seguindo 
Caro
leobetosouza
Meu camarada, é por aí mesmo.
Eu tenho um entendimento, que é diferente do seu, e certamente uma outra pessoa terá um terceiro entendimento divergente dos nossos. Eu continuo achando os temas inverno/gelo, bem como Marvel, genéricos demais, mas você reconhece neles genuínas fases temáticas. Nenhum de nós é o "dono da razão", e isso é o mais legal nesses debates aqui no Ludopedia. Da mesma forma que você me deu muito pontos para refletir, tenho certeza que eu fiz o mesmo consigo, apesar de não termos chegado a um denominador comum.
Agora é bola para frente e quem sabe daqui a alguns anos, talvez a gente volte a conversar sobre esse tema, discutindo sobre qual foi a fase temática desse período.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio