Muito bom o podcast e o tema!
Quando é a primeira vez que vou explicar o jogo deixo o manual do lado para uma consulta rápida, para não falar regra errada.
Uma excelente estratégia para ensinar jogos em que você ainda tem que ainda aprender as regras antes de ensinar, é simplesmente simular uma partida sozinho ou com alguém disposto a lhe acompanhar na sua primeira explicação e partida. A simulação é estimulante, pois você acaba por perceber diversas nuances das regras e pode lhe ajudar a traçar um roteiro de explicação diverso do apresentado no manual. Simulei uma partida de Luna Maris, que tem um excelente manual, antes de ensinar para novos amigos. Valeu muito a experiência, pois você não chega "verde" para explicar as regras, se acostuma com os componentes, com as informações dos tabuleiros (central e dos jogadores) e, ainda, com o fluxo do jogo. Gosto de fazer a tríade: ler manual, ver gameplay e simular partida.
Passei por boa parte dessas experiências que vocês mencionaram ao ensinar o BG na mesa. Realmente a que é mais decepcionante é quando tem gente olhando celular na explicação ou, pior, durante a partida.
Gostei muito da dica da Carol sobre envolver os novos players no setup. Anotado e vou fazer isso em alguns jogos
.