Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. The Great Zimbabwe
  4. The Great Zimbabwe

The Great Zimbabwe

The Great Zimbabwe
  • avatar
    Tendson27/04/16 14:56
    avatar
    Tendson
    27/04/16 14:56
    34 mensagens MD

    The Great Zimbabwe

    Há certo designer de jogos que são conhecidos por seu estilo. Os desse jogo são famosos por fazerem jogos complexos e com bastante tema.
    The Great Zimbabwe é criação de 2 Holandeses, o Jeroen Doumen e Joris Wiersinga. 

    O primeiro PHd em Matemática, o segundo é designer de jogos desde os 14 anos (começando com jogos para computador e depois boardgames).

    Os dois fundaram a companhia Splotter Spellen, que publicam seus jogos, dentre eles:

    Antiquity
    Indonesia
    Duck Dealer
    Food Chain Magnate
    The Great Zimbabwe



    Os seus jogos tem sempre uma grande mecânica de gerenciamento de recursos, e um alto grau de fatores econômicos. Com isso, vamos ao The Great Zimbabwe.

    CONTEXTO HISTÓRICO
    O Grande Zimbabue é um jogo aonde cada jogador é uma das tribos/impérios africano, aonde o poder de cada tribo é medida pela sua horda de gado.

    Essas tribos se reúnem em grandes festas para partilhar as suas riquezas, demonstrar seu poder, e fazer oferendas aos seus deuses.
    Para isso, seus habilidosos artesãos transformam a madeira, o barro, o marfim e o diamente em belos artefatos ritualísticos para serem levados para os templos.

    O JOGO
    The Great Zimbabwe começa você recebendo uma placa (tile) de sua tribo, e 3 vacas! Sim, a vaca/gado é o dinheiro do jogo.
    É montado um tabuleiro com tiles quadrados, que depende da quantidade de jogadores (2 a 5).

    Dentre esses tiles, há sempre 1 tile inicial, aonde ficam as posições dos primeiros templos de cada jogador.

    Depois de se escolher a ordem dos jogadores, cada um coloca seu primeiro templo (disco de madeira de sua cor).

    Esses tiles do tabuleiro já tem desenhado vários recursos nele (barro, árvores, elefantes e diamantes) bem como lagos.
    Há um outro tabuleiro que marca a ordem do jogo, e a quantidade de pontos de vitória que cada jogador deve obter para ganhar o jogo.

    META DE FIM DE JOGO E VITÓRIA DO JOGADOR
    Um dos fatores curioso do jogo é que cada jogador começa com a mesma meta de pontos de vitória (20 pontos). Sendo que, no decorrer do jogo esse valor vai se alterar, normalmente para mais, assim que alguem adquirir as cartas de :
    • deus (só pode ter 1 deus em todo jogo, ou nenhum);
    • especialistas (pode ter vários);
    • tecnologias dos artesãos (pode ter vários, mas sem repetir).


    Ou seja, no meio para o fim do jogo, vai ter jogador que vai precisar de 20 pontos, outros de 35 pontos e outros que vão precisarde 40 pontos (máximo possível), por exemplo, para ganhar o jogo.

    A LÓGICA DO JOGO
    Aqui começa a parte mais complexa do jogo, entender o processo como um todo, passo a passo, engrenagem por engrenagem,e não é tarefa tão obvia.

    O jogo é um daqueles que, ao mesmo tempo é fluido, de ações rápidas, mas com um brainstorming formidável na hora de escolher e executar suas ações possíveis.

    A lógica do jogo é conseguir pontuar o melhor e mais rápido possível, pois quem atingir o seu Valor de Pontos Requerido, ganha. E para isso há várias fontes de pontos de vitória:
    1. criar artesãos no tabuleiro (1–3 PV).
    2. Construir novos templos (1 PV).
    3. Ampliar templos existentes (2–8 PV).


    Não precisa dizer que o que mais vale é a ampliação dos tempos, obviamente. Sendo que ai que começa toda a engrenagem do jogo.
    Como o jogo é um take and Delivery, e quem primeiro usar os recursos, esgota para os demais, a ordem de quem faz primeiro é muito, mas muito importante. E por isso, a primeira disputa que acontece no inico de cada rodada, é um leilão para saber a ordem do jogo!

    PRIMEIRA FASE - O LEILÃO
    Esta fase é chamada de “A Generosidade do Rei”, aonde se enfileiram as placas de cada jogador, seguindo a ordem do que precisa de mais PV para vencer vindo primeiro, seguindo em ordem decrescente do valor do PV requerido.
    O primeiro jogador oferece x quantidade de vacas, sendo que essas vacas são distribuidas, uma a uma, por todas as placas, seguindo a ordem da esquerda para direita (podendo voltar para a primeira placa, como se fosse um círculo).
    Em seguida, o segundo jogador, ou oferece mais vacas (x + y), ou passa. Caso passe, vai ser o último a jogar. Caso ofereça mais vacas, repete-se o procedimento de distribuição das vacas, a partir da próxima placa que parou a ultima distribuição.
    Quando todos tiverem definido suas posições, as placas retornam para seus donos, juntamente com todas as vacas que estiverem sobre elas.

    SEGUNDA FASE - AS AÇÕES DO JOGO
    Depois do leilão, vem a fase chamada de “Religião e Cultura”, que é a parte das ações de cada jogador, na ordem estabelecida pelo leilão.
    Na sua vez, o jogador pode fazer:
    A) Pegar um dos 8 deuses africanos para seu reino (caso no tenha nenhum deus). Só poderá ter um único deus em todo o jogo - a sua tribo é monoteísta.
    B) Ou pega um dos Especialistas disponíveis. Num mesmo turno nao pode pegar deus e Especialista ao mesmo tempo.
    C) usar seus Especialistas e deus que desejar.
    D) Executa uma das 3 ações abaixo:
    i) CONSTRUIR ARTESÃO: (tem que ter ou obter a carta de tecnologia do Artesão,para se criar um artesão). Pague o custo indicado na carta. Coloque o tile do artesão no mapa, seguindo as regras de distancia entre ele e os recursos necessários. Há duas cartas por tipo de artesão. Receba os PV indicado na carta, por cada artesão que construiu neste turno. Em seguida se estipula o preço do item produzido pleo artesão (1–3 Vacas). Há os Artesãos Primários e os Secundários (que dependem do que os Primários Produzem).
    Ou
    ii) CONSTRUIR NOVO TEMPLO: basta colocar um novo disco de templo em um espaço vazio no mapa. Nao podendo estar adjacente a outro templo. Receba 1 PV.
    Ou
    iii) AMPLIAR TEMPLOS JÁ CONSTRUÍDOS: coloque mais um andar em seus templos (máximo de 5 andares). Para ampliar um templo de x andares, precisa trazer y itens produzidos pelos artesãos, sendo y = x, e os itens tem que ser diferentes. Exemplo: ampliar um templo de nível 2 para nível 3, precisa produzir 2 itens (como por exemplo uma máscara e um anel de marfim). Ganhe +2 PV. Esses valores vão aumentando em proporção aritmética (+2, +4, +6, +8)



    O grande desafio do jogo é exatamente esta produção, pois ai que acontece a cadeia de produção. Exemplo: para se produzir a Máscara, o artesão da máscara tem que está ao alcance do templo (até 3 de distância), e o artesão precisa de estar próximo do recurso necessário para fazer a máscara, no caso uma árvore (máximo de 3 de distância).

    Há um pulo do gato na regra que é usar os Templos como extensores dessas distancias, quando for pegar um produto produzido pelo Artesão primário para levar para o Artesão Secundário. Para faser isso, se tem que pagar 1 Vaca para o templo que você usar como extensor.

    Outro exemplo: Para se Produzir a Máscara Melhorada do Escultor, tem que ter o Escultor da Máscara normal ao alcance do Escultor Melhorado, mas bem como de uma árvore. E que por sua vez o Escultor normal deve estar próximo do recurso para se produzir a máscara normal, que é outra árvore, ja que a outra já foi usada.

    (Cada vez que um recurso é usado, se marca ele com uma peça de madeira sobre ele, para lembrar que nesta rodada, ninguem mais vai poder usar aquele recurso de novo).
    E isso tudo tem custo de vacas, que é pago colocando-se as vacas sobre a carta do Artesão correspondente. No fim da rodada o dono do artesão ficará com essas vacas.
    Por isso tudo, uma decisão que deve ser bem pensada, é em qual local você irá colocar o Artesão. E se ele tem disponível o recurso que ele precisa.

    FINAL DA FASE DE AÇÃO
    Assim que todo jogadores tenham feito suas ações, vai para apróxima fase.

    TERCEIRA FASE: GANHOS
    Cada jogador ganha vacas por:
    A) seu templo mais alto/desenvolvido: x vacas, aonde x é a altura do templo (exemplo: templo nível 3, lhe dá 3 vacas). Lembrando que somente o templo mais desenvolvido que é contado.
    B) todas suas cartas: todas as suas cartas que tiverem vacas sobre elas, vai para você.
    C) retirar os marcadores de usados. Assim libera todos os recursos que foram usados na rodada.

    QUARTA FASE: VERIFICAR FIM DE JOGO
    SE ALGUEM ATINGIU OU PASSOU DOS PONTOS DE VITÓRIA REQUERIDOS, o jogo termina.
    Caso ninguem tenha atingido seu objetivo de Pontos de Vitória, começa uma nova rodada.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    O Grande Zimbabue é um jogo que exige do jogador muita observação no tabuleiro e analise bem feita aonde vai construir cada coisa do jogo (templos, artesãos, lagos, recursos), bem como se pega ou não um deus que vai te dar poderosos poderes mas, subirá seu objetivo. A mesma coisa para os especialistas.

    Um jogo que ronda dos 09 a 120 minutos de jogo, de 2 a 5 jogadores, que vai fazer você pensar e muito!

    Que a chuva caia sobre as planícies do Zimbabwe!

    Nota do jogo: 8.3
    https://ludopedia.com.br/uploads/01/510/g7w93j.jpeghttps://ludopedia.com.br/uploads/01/882/uec987.jpeghttps://ludopedia.com.br/uploads/01/713/uc0h9v.jpeghttps://ludopedia.com.br/uploads/01/593/deozfp.jpeghttps://ludopedia.com.br/uploads/01/292/ec93nm.jpeg

    5
    1
    13
  • Victor
    2511 mensagens MD
    avatar
    Victor27/04/16 15:02
    Victor » 27/04/16 15:02

    Zimbabwe é um ótimo jogo e excelente introdutório para os jogos mais pesados da Splotter. A disputa pela ordem do turno, a competição pelos recursos e a manipulação dos preços - inclusivo para retardar o crescimento de outras civilizações - faz com que este jogo fique melhor com mais jogadores. 

    4
  • Tendson
    34 mensagens MD
    avatar
    Tendson27/04/16 15:07
    Tendson » 27/04/16 15:07

    Victor::Zimbabwe é um ótimo jogo e excelente introdutório para os jogos mais pesados da Splotter. A disputa pela ordem do turno, a competição pelos recursos e a manipulação dos preços - inclusivo para retardar o crescimento de outras civilizações - faz com que este jogo fique melhor com mais jogadores. 

    Perfeito Victor, há bastante manipulação dos valores dos itens produzidos, e também a disputa pelos primeiros lugares. Jogão!

    3
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves27/04/16 15:39
    Rodrigo Neves » 27/04/16 15:39

    Fantástica está resenha. É um jogo que tenho muito interesse em conhecer e jogar. Muito obrigado por trazer um pouco de luz a um jogo bacana, mas tão esquecido para a produção de conteúdos. 

    3
  • paulinhoborges
    932 mensagens MD
    avatar
    paulinhoborges28/04/16 13:39
    paulinhoborges » 28/04/16 13:39

    Qual o motivo de os jogos desta companhia serem tão caros?

    2
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves28/04/16 13:42
    Rodrigo Neves » 28/04/16 13:42

    paulinhoborges::Qual o motivo de os jogos desta companhia serem tão caros?

    Esta o Victor pode responder com mais propriedade. Hehe.

    2
  • Victor
    2511 mensagens MD
    avatar
    Victor28/04/16 13:59
    Victor » 28/04/16 13:59

    Grato pela lembrança, Rodrigo :) 

    O principal motivo é que a Splotter é uma empresa muito pequena que faz quantidades razoavelmente limitadas a cada tiragem. Sendo uma companhia européia de 2 caras (Jeroen e Joris) que preferem focar-se em um nicho particular do hobby e fazendo uma produção quase artesanal com jogos que às vezes tem muitos componentes (especialmente os mais antigos, Roads & Bopats e Antiquity, com mais de 1000 counters), é natural que o preço suba. 

    4
  • luish
    122 mensagens MD
    avatar
    luish21/06/16 22:23
    luish » 21/06/16 22:23

    é um jogo excelente para dois jogadores também. E a única mudança é o tamanho do tabuleiro.

    1
Responder
The Great Zimbabwe - The Great Zimbabwe
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.