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Já se passaram várias semanas desde que testei
Autobahn da Alley Cat Games em uma partida longa, mas envolvente, para quatro jogadores, e atualizar minha compreensão das regras me lembrou o quão complicada e complexa foi a experiência. No entanto, sou fã de jogos euro de peso médio a pesado, então esse aspecto do jogo fazia parte de seu apelo. E
Autobahn exige uma série de decisões estratégicas e sequenciais interessantes que, felizmente, nunca acabam caindo na paralisia da análise.
O tema do jogo de Fabio Lopiano e Nestore Mangone é a construção e gestão pós-guerra da rede de autoestradas alemã desde a década de 1940 até os dias atuais. Tem havido bastante barulho nos fóruns lamentando as fraquezas do jogo. Tem sido criticado por alguns como muito longo e um tanto seco e cerebral ao invés de agradável. Outros reclamaram de regras facilmente esquecíveis em relação a ações de bônus, etc. Todos nós temos que fazer nosso próprio julgamento sobre essas questões, mas, para mim,
Autobahn ainda oferece muitas promessas.
Os turnos envolvem uma escolha de ações utilizando as cartas coloridas em sua mão. Além de sua ação básica, você pode, como ação bônus, mover um caminhão se ele estiver na autoestrada que corresponde à cor da carta que você jogou. Gosto do quebra-cabeça de sequenciar seus movimentos para aproveitar o movimento do caminhão. Você precisa projetar dois ou três turnos com antecedência para usar cada carta colorida de maneira eficaz antes de colocá-la de volta em sua mão. Há uma boa tensão aqui entre diversificar a escolha de ação e refazer um determinado movimento em certos pontos críticos do jogo.
Existem várias oportunidades para aproveitar as ações de bônus, entregando as mercadorias corretas a um destino específico por meio dos tabuleiros de entrega individualizados ou subindo na trilha de desenvolvimento ou no tabuleiro de administração. Nem sempre ficou claro para os jogadores, no entanto, quais eram ações de bônus permanentes e quais eram únicas. Há também cartas de rota no estilo
Ticket to Ride que precisam ser preenchidos. Com eles você pode acumular benefícios significativos ao final de cada uma das três eras do jogo. Você pode ganhar dinheiro, movimentos de ações de bônus ou promoções, dependendo do status das conexões (links atualizados/estações de serviço construídas, etc). Na realidade, você provavelmente só as pontuará no final das eras 2 e 3, mas elas podem ser muito poderosas.

A pontuação pode ser nada intuitiva para alguns. A única maneira de pontuar no final é promovendo pessoas do saguão para o 1º/2º/3º andar de cada departamento. Para desbloquear cada andar, você deve executar uma ação de desbloqueio na seção correspondente do seu tabuleiro de jogador. A ação de promoção é acessada principalmente por meio de uma ação de bônus (embora por vários caminhos diferentes: tabuleiro de entrega, trilha de desenvolvimento, entrega de um produto farmacêutico, preenchimento de uma carta de rota), portanto, poder realizar essas ações deve ser planejado meticulosamente para promover seus seguidores na hierarquia. A única maneira de colocar trabalhadores suficientes no saguão é construir um número decente de estradas. Qual a melhor forma de sequenciar e combinar essas ações, algumas das quais são adquiridas apenas por meio de bônus? É um ato de equilíbrio complicado, descrito como queima cerebral por fãs e detratores.

Numa primeira partida, descobrimos que era impossível estar ciente das estratégias e motivações dos outros jogadores até que fosse tarde demais. Com quatro jogadores, às vezes há uma sensação de pessoas jogando em bolhas. No entanto, como os movimentos de cada jogador também podem beneficiar os outros, há definitivamente uma sensação de estar conectado às outras narrativas ao seu redor. Há inevitavelmente um pouco de tempo de inatividade no limite superior da contagem de 1 a 4 jogadores, mas não ficamos muito conscientes disso porque os jogadores se concentraram no planejamento de sua estratégia para otimizar a sequência de suas ações.
Se você é um jogador casual,
Autobahn pode não ser a melhor escolha: é um jogo com o qual você deve se comprometer para apreciá-lo totalmente e tirar o máximo proveito dele. E se você for como eu, provavelmente precisará fazer algumas partidas antes de dominar totalmente a mecânica. Quando joguei uma estratégia dominante de posto de gasolina, cheguei ao máximo em 50 ou mais pontos, mas isso me deixou 10 pontos atrás do primeiro lugar. Concluí que a diversificação era importante e, com razão, a construção de estradas também!
Review by Navaneethan Kunaratnam
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Traduzido*** por
Vania Telles
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