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  4. Os Parques e os Dinossauros.

Os Parques e os Dinossauros.

Dinosaur World
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
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    Júlio Ferreira17/04/23 17:33
    Júlio Ferreira » 17/04/23 17:33

    Gosto muito dos dois jogos, e você levantou alguns pontos muito bons sobre o World. 

    Mas após ter jogado os dois eu quero o Ilha pra minha coleção, eu adoro a gestão de visitantes e me sinto mais desafiado no solo com um jogo mais apertado. 

    O Ilha é feito mas também é bonito, as moedas do World são bem feinhas, as moedas do ilha tem a fonte do Jurrasic Park, inclusive ela usada em outras partes. É um detalhe bobo mas me pega bastante. Eu também senti falta dos especialistas. A morte de visitantes também ficou muito abstrata no World. Eu vou aproveitar que todos vão vender o Ilha e vou na direção oposta do hype hehehehehe

    Enfim, bom texto! Foi votado lá no prêmio Ludopedia! 

    2
  • endou_kenji
    258 mensagens MD
    avatar
    endou_kenji17/04/23 18:47
    endou_kenji » 17/04/23 18:47

    No geral acho o Ilha um jogo melhor, mas preciso jogar de novo agora que joguei o World pra confirmar isso.

    Quanto à arte, concordo que poderiam ter diferenciado melhor os genomas, porém, acho a arte retrô-cores-berrantes do jogo extremamente bem encaixada com a época do livro (que foi lançado em 90 e se passa em 1989).

    A arte do World é bonita? É, mas a produção como um todo é EXTREMAMENTE disfuncional... tokens micrúsculos (pra ser minúsculo ainda precisa aumentar mto), íconografia e textos nos tiles parecem que são feitos pra serem jogados com uma lente de aumento, a arte acaba deixando os icones pequenos mais difíceis ainda de ler e o jogo ocupa um espaço ridículo na mesa...

    O World é bom? É, mas falta um pouco mais de interação pra um "worker placement". Em geral, é cada um brincando no seu parquinho, e como grande parte do jogo é simultâneo, tu não vai conseguir prestar atenção no que o cara tá fazendo nem se quisesse (ou tu vai ser o remelento que fica atrasando o jogo 3x mais do que ele já demora)...

    2
  • endou_kenji
    258 mensagens MD
    avatar
    endou_kenji17/04/23 18:49
    endou_kenji » 17/04/23 18:49

    pauloaguila::
    Ah pronto, tive o ilha e vendi sem remoso. Achava o manual péssimo e algumas cartas confusas sem a devida explicação no manual, apesar do jogo ser bem bom. Esse novo jogo tava completamente fora do meu radar, até eu ler este tópico..

    O Manual é ruinzinho mesmo, e o projeto gráfico não ajuda nem um pouco... só dou um desconto pq ele foi um dos primeiros jogos da Pandasaurus

    2
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium17/04/23 19:11
    Bombardium » 17/04/23 19:11

    endou_kenji::No geral acho o Ilha um jogo melhor, mas preciso jogar de novo agora que joguei o World pra confirmar isso.

    Quanto à arte, concordo que poderiam ter diferenciado melhor os genomas, porém, acho a arte retrô-cores-berrantes do jogo extremamente bem encaixada com a época do livro (que foi lançado em 90 e se passa em 1989).

    A arte do World é bonita? É, mas a produção como um todo é EXTREMAMENTE disfuncional... tokens micrúsculos (pra ser minúsculo ainda precisa aumentar mto), íconografia e textos nos tiles parecem que são feitos pra serem jogados com uma lente de aumento, a arte acaba deixando os icones pequenos mais difíceis ainda de ler e o jogo ocupa um espaço ridículo na mesa...

    O World é bom? É, mas falta um pouco mais de interação pra um "worker placement". Em geral, é cada um brincando no seu parquinho, e como grande parte do jogo é simultâneo, tu não vai conseguir prestar atenção no que o cara tá fazendo nem se quisesse (ou tu vai ser o remelento que fica atrasando o jogo 3x mais do que ele já demora)...

    Importante isso que tu disse meu brother, porque a minha percepção pode ter sido alterada por só ter jogado ele no TTS.

    0
  • Rimor
    1166 mensagens MD
    avatar
    Rimor18/04/23 02:22
    Rimor » 18/04/23 02:22

    Como eu queria que o world fosse um fix pro Island... Talvez até seja mas não na totalidade o que já pode ser de bom tamanho vai? 

    Bombardium sem querer pagar de hater, mas a forma mais acertada de ficar putaço com um jogo é ir com muita expectativa, e foi exatamente o que fiz com o Island :P (parabéns pra mim, sqn)



    Como eu já escrevi por aí sobre o que desgostou no ILHA, vou dar uma repetida meio resumida apenas:

    Em uma partida curta disparou o endgame em 3 rodadas, achamos descompassado, mas ficou aquele clima de "ok, era pra ser curto mesmo né? esquisito, mas então tá"https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/cwy.png. Bem pior foi ver partida curta de 5 rodadas, ao passo que resolvemos uma partida média (pasmem) em 4 rodadas. A estrutura de regra para disparar fim de partida ficou estranha. Quando toca esse "sino" todos tem uma última chance de bater também as metas ou receber uma banana jurássica https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.pngpode acabar logo e fica por isso mesmo. Talvez seja um semicoop disfarçado “E aí galera, independente do tipo de objetivo ser curto, médio ou longo, querem jogar muito ou pouco pessoal???” Fala sério! No teu relato não sentisse esse ruído... Fica como azar do meu grupo ou sorte do teu (ou algo entre as duas máximas). No world conseguiram acertar o tom finalmente?


    O parque é um amontoado de slots únicos ou duplos, estilo “cabe ou não cabe” e pronto. Parece que isso foi percebido como defasado em algum grau, pois na expansão tem blueprints com metas de construção, mas e pra quem joga só com o jogo base??? Acho q o world ajeita isso com a pegada hexagonal... Pelo q vc diz ajeita sim!

    1
  • Rimor
    1166 mensagens MD
    avatar
    Rimor18/04/23 02:29
    Rimor » 18/04/23 02:29

    Os hooligans, você provavelmente vai ter o primeiro contato dizendo "ok, um toque de fator sorte inserido no jogo" https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png e eles tendem a se distribuir, por vezes nem aparecem... Até você presenciá-los destruindo a partida justo de quem já está por baixo, seja vc seja um oponente. A pessoa não está progredindo bem, e "o jogo" quase mostra o dedo médio na retirada dos meeples da bolsa, tem 10 hooligans no total de 80 meeples de visitantes (são 70 normais). Visitantes que não pagam e são devorados por último se as coisas saírem do controle, podem apenas com esse detalhe, formar uma bola de neve / um "rich gets richer", ao vir em excesso para quem gerenciou mal, ou simplesmente tá  sensível de recursos e tá tentando engrenar na rodada seguinte. Não é onipresente, mas acontece mais do que deveria. A ausência deles no world é praticamente celebrada 8-)


             Tem também o estranho modo solo! Ele primeiro parece ter sido bem pensando (cartas exclusivas que são só pra esse modo de jogo) mas depois se mostra meio vazio, estilo "vai jogando aew" pois nem uma mísera tabela de ranking pra você saber se foi bem, foi disponibilizada. No world já vi no manual q tem uma tabela pelo menos pra jogar meio salzinho q seja no insosso do bata seu Record de sempre.


               Outro ponto são os dinos sem personalidade... Lembrando que no jogo dispomos de 3 dnas básicos e 3 avançados, as builds são apenas miscelânea de usar essa ou aquela cor de DNA. Existem 4 tipos desses seres: O teu básico você faz de qualquer mistura  de 2 dnas simples, os herbívoros serão 2 simples e 1 avançado, os carnívoros pequenos 2 simples e 2 avançados, os carnívoros grandes (quarta e última categoria) custam 2 simples e 3 avançados. Aí temos o velociraptor que é um carnívoro pequeno e quebra a regra pois não demanda os 2 simples e 2 avançados, mas 4 simples e 1 avançado... uau hein? Ok, é apenas mais um euro trabalhando possíveis combinações de entrada de recurso e saída na forma de algo que pontua, mas pelos deuses... Tu sabe dizer se isso permanece no WORLD? Pq até a geração de dinos do Tiny Epic Dinosaurs resolve melhor haha!


                Por último, fez muito barulho na época que pra te entregar a experiência apropriada você tem que correr atrás dos dinomeeples personalizados, sejam adesivados ou não. Como eu não ia pagar quase 50% do valor do jogo de novo, "atolei" foi triceratops rosa pra cima e pra baixo. Parece que é default no WORLD os dinos diferentes e adesivados  não é? 


    Mas é isso... Meus 10 centavos, mal aew se foi mais pra um real, se puder e quiser responder as perguntas enriquece a discussão, enriquece o "versus" do tópico 8-)

    1
  • dyegoreisa
    19 mensagens MD
    avatar
    dyegoreisa18/04/23 06:54
    dyegoreisa » 18/04/23 06:54

    Parabéns pelo texto! 

    Quanto aos jogos, só joguei o Ilha. 
    Joguei nos 3 modos: rápido, médio e lento. 
    No modo rápido não dá tempo de fazer quase nada. No modo médio penso que é o melhor modo, tem possibilidade de se planejar. No modo lento, não jogo nunca mais. O jogo fica uma eternidade. 

    No geral não curti muito o jogo, mas tenho vontade de conhecer o mais novo. 

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
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    Bombardium18/04/23 09:07
    Bombardium » 18/04/23 09:07

    Rimor::Como eu queria que o world fosse um fix pro Island... Talvez até seja mas não na totalidade o que já pode ser de bom tamanho vai? 

    Bombardium sem querer pagar de hater, mas a forma mais acertada de ficar putaço com um jogo é ir com muita expectativa, e foi exatamente o que fiz com o Island :P (parabéns pra mim, sqn)



    Como eu já escrevi por aí sobre o que desgostou no ILHA, vou dar uma repetida meio resumida apenas:



    Em uma partida curta disparou o endgame em 3 rodadas, achamos descompassado, mas ficou aquele clima de "ok, era pra ser curto mesmo né? esquisito, mas então tá"https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/cwy.png. Bem pior foi ver partida curta de 5 rodadas, ao passo que resolvemos uma partida média (pasmem) em 4 rodadas. A estrutura de regra para disparar fim de partida ficou estranha. Quando toca esse "sino" todos tem uma última chance de bater também as metas ou receber uma banana jurássica https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/grin.pngpode acabar logo e fica por isso mesmo. Talvez seja um semicoop disfarçado “E aí galera, independente do tipo de objetivo ser curto, médio ou longo, querem jogar muito ou pouco pessoal???” Fala sério! No teu relato não sentisse esse ruído... Fica como azar do meu grupo ou sorte do teu (ou algo entre as duas máximas). No world conseguiram acertar o tom finalmente?


    O parque é um amontoado de slots únicos ou duplos, estilo “cabe ou não cabe” e pronto. Parece que isso foi percebido como defasado em algum grau, pois na expansão tem blueprints com metas de construção, mas e pra quem joga só com o jogo base??? Acho q o world ajeita isso com a pegada hexagonal... Pelo q vc diz ajeita sim!

    Salve irmão! Seja bem vindo aí, mas sim. EU sinto que os objetivos no World são melhores resolvidos do que no Ilha. Ele não tem essa parada de "objetivos separados por duração", o que faz eles ficarem mais homogêneos, e ele dá uma sensação de corridinha à lá Sid Meier's Civilization: Um Novo Amanhecer. 

    O jogo ter tiles hexagonais ao invés daqueles trabuco retangular/quadrado melhora muito o jogo pra mim.

    Mas mesmo com os defeitos, eu continuo gostando do Ilha. Só acho mesmo o World melhor.
    Rimor::
    Os hooligans, você provavelmente vai ter o primeiro contato dizendo "ok, um toque de fator sorte inserido no jogo" https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/smile.png e eles tendem a se distribuir, por vezes nem aparecem... Até você presenciá-los destruindo a partida justo de quem já está por baixo, seja vc seja um oponente. A pessoa não está progredindo bem, e "o jogo" quase mostra o dedo médio na retirada dos meeples da bolsa, tem 10 hooligans no total de 80 meeples de visitantes (são 70 normais). Visitantes que não pagam e são devorados por último se as coisas saírem do controle, podem apenas com esse detalhe, formar uma bola de neve / um "rich gets richer", ao vir em excesso para quem gerenciou mal, ou simplesmente tá  sensível de recursos e tá tentando engrenar na rodada seguinte. Não é onipresente, mas acontece mais do que deveria. A ausência deles no world é praticamente celebrada https://ludopedia.com.br/images/emoticons/cool.png





             Tem também o estranho modo solo! Ele primeiro parece ter sido bem pensando (cartas exclusivas que são só pra esse modo de jogo) mas depois se mostra meio vazio, estilo "vai jogando aew" pois nem uma mísera tabela de ranking pra você saber se foi bem, foi disponibilizada. No world já vi no manual q tem uma tabela pelo menos pra jogar meio salzinho q seja no insosso do bata seu Record de sempre.





               Outro ponto são os dinos sem personalidade... Lembrando que no jogo dispomos de 3 dnas básicos e 3 avançados, as builds são apenas miscelânea de usar essa ou aquela cor de DNA. Existem 4 tipos desses seres: O teu básico você faz de qualquer mistura  de 2 dnas simples, os herbívoros serão 2 simples e 1 avançado, os carnívoros pequenos 2 simples e 2 avançados, os carnívoros grandes (quarta e última categoria) custam 2 simples e 3 avançados. Aí temos o velociraptor que é um carnívoro pequeno e quebra a regra pois não demanda os 2 simples e 2 avançados, mas 4 simples e 1 avançado... uau hein? Ok, é apenas mais um euro trabalhando possíveis combinações de entrada de recurso e saída na forma de algo que pontua, mas pelos deuses... Tu sabe dizer se isso permanece no WORLD? Pq até a geração de dinos do Tiny Epic Dinosaurs resolve melhor haha!





                Por último, fez muito barulho na época que pra te entregar a experiência apropriada você tem que correr atrás dos dinomeeples personalizados, sejam adesivados ou não. Como eu não ia pagar quase 50% do valor do jogo de novo, "atolei" foi triceratops rosa pra cima e pra baixo. Parece que é default no WORLD os dinos diferentes e adesivados  não é? 





    Mas é isso... Meus 10 centavos, mal aew se foi mais pra um real, se puder e quiser responder as perguntas enriquece a discussão, enriquece o "versus" do tópico https://ludopedia.com.br/images/emoticons/cool.png




    O fato de não ter hooligans no World pra mim não atrapalha em absolutamente nada. Não cabia na proposta, e eu entendo isso. Mas é costumeiro de minha pessoa achar que se tem um componente no jogo que interage com o elemento sorte, e tem mitigação, pra mim tá tranquilo.

    Cabe ao jogador decidir se ele quer arriscar ou não. E isso o World também tem.

    Modo solo eu não opino, acho que só tem 1 jogo que joguei modo solo até hoje.

    Cara, eu achei as "receitas" do World melhor. E o fato de você comprar o tile, e ele já vir com as 4 baias achei muito mais jogo também. Se tu tiver material genético e ter trabalhadores, tu pode meter 4 dinossauros do mesmo tipo no espaço em um turno só.

    Olha, desculpa, mas eu não sei como tá essa situação. Vou até dar uma olhada em algum vídeo de unboxing da versão da Calango pra ter certeza. Porque como eu citei acima, eu joguei as partidas no TTS; não peguei ele físico ainda pra ver.

    Pode postar à vontade mano, tamo aí pra isso.

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