No arnak o baralho é curto, e quando vc compra uma carta ela vai pro final do seu deck, então você tem alguma ideia de quando vai conseguir utilizar ela.
O Arnak é assim mesmo, ele é um jogo difícil e apertado para conseguir as melhores pontuações. As cartas que você compra são extremamente importantes pra montar o seu jogo e se você comprar cartas na primeira e segunda rodada elas devem aparecer o suficiente para fazer diferença nos seus turnos futuros, depois disso ainda faz diferença, mesmo que você só use a carta uma ou duas vezes. É normal no Arnak começar com 3-4 cartas que vão dar uma base pra você e pro resto da partida você tá mais preocupado com os bonus imediatos dos artefatos.
Embora você não tenha tanto tempo para ver ficar enchendo seu deck de cartas, os artefatos são imediatos, fazer uso deles no timming correto é essencial. Na verdade o timming de todas as cartas é essencial, por isso Arnak deixa você manter cartas na sua mão entre rodadas, de forma que vc faça uma rodada mais fraca mas se prepare para uma super rodada.
Embora o Arnak não seja um deck building solto como outros deck buildings onde você compra com muita frequencia e roda o deck com muita frequencia, as cartas que você compra são essenciais para montar um bom jogo, usar a carta certa uma ou duas vezes pode ser o suficiente para ela alavancar o seu jogo. Um outro exemplo de jogo assim é o Viscondes do Reino Ocidental, que também é um deck bulding, mas você também não precisa comprar mais do que 3 ou 4 cartas para montar seu jogo, porque se não vira perda de tempo e recursos. Muito no arnak depende das primeiras cartsa que você compra, eu já montei um deck que comprava tantas cartas que eu consegui usar meu deck inteiro por duas rodadas.
Mas usar determinada carta uma única vez não é necessariamente ruim.
No final de uma partida que eu fiz 90 pontos, meu deck era esse (a "Stone Key" e a carta "Brush" eu só usei uma vez):

Note que os outros jogadores tem mais cartas do que eu:

Mas nada disso é uma regra, no Arnak a condição atual da partida no seu turno precisa ser avaliada e re avaliada a todo tempo.
Além disso, o "curto" tempo do Arnak pra fazer seu deck girar potencializa a importância do mecanismo de limpar o seu deck, que é algo presente na maioria dos deck buildings, mas no arnak ele ganha uma importância ainda mais acentuada.
Tenho cerca de 80 partidas do Arnak, é um dos meus jogos favoritos, mas quando alguém pede recomendação de deck buildings eu não recomendo o arnak porque muitas vezes a pessoa quer o mecanismo no seu formato mais simples e dinamico, enquanto no arnak ele é mais apertado e realmente o tempo para fazer tudo funcionar é menor.
Enfim, eu entendo o seu questionamento 100%, e não raro vejo pessoas que não gostam de arnak porque o deck building não é do jeito que estão habituadas, o que é justo.
Mas o Arnak é assim mesmo, se fosse ao contrário seria igual os outros 200 jogos de deck building hehehe