Por incontáveis gerações nosso povo viveu sob a sombra do grande K’Li 'Anga Taiarapu-Quast, que sempre esteve adormecido, porém ele acordou, fazendo a terra tremer e lançando pedras incandescentes em nossas casas. Temos pouco tempo antes da grande explosão. Enquanto corremos para salvar nossas famílias, vários barcos de turista chegam para ver o “espetáculo”. Se eu tiver sorte, estarei a salvo em uma ilha distante e eles poderão ver a lava bem de perto, queimando suas narinas. Polynesia Tá na Mesa!
Polynesia é um jogo de 2020 criado por Peer Sylvester. De dois a quatro jogadores, com duração média de 45 minutos, em Polynesia temos que evacuar a ilha antes que ele entre em erupção.
- Isso é plágio de Survive.
Nem tanto, ser trevoso. Não é uma cópia descarada como “Aquele que não pode ser nomeado”. Polynesia tem vários elementos diferentes, mas a dinâmica básica é a mesma. Aqui não fugimos com barco, mas navegamos pelas ilhas. Há também um Controle de Área que o Survive não tem. Em suma, é um jogo diferente.
A cada turno os jogadores pode fazer três ações, sendo que a primeira tem força maior que a seguinte, que tem força maior que a última. E o que isso significa? Bom, uma das Ações é movimentar seus cidadãos. Quem fizer isso como primeira ação da rodara, vai mover três vezes. Já na última ação, somente uma (Nota da Sra. Slovic: Não preciso explicar a segunda ação, certo?). Outras ações são Coletar Recursos, Reproduzir e Criar Rotas. Para se mover entre as ilhas os jogadores devem pagar recursos para criar um caminho (Nota do Sr. Slovic: Aqui ocorre o inverso do movimento, quanto antes fizer no turno, mais você pagar e os outros jogadores podem usar uma rota alheia, mas para isso deve pagar Conchas ou Peixe para o dono do navio.
- E que idiota vai aceitar conhas como pagamento? Só mesmo sendo trouxa.
Deixa de ser ignorante e vai estudar um pouco. Não vai te fazer mal. Em um número gigantesco de civilizações as primeiras moedas foram conchas. Assim que termina a Fase de Ações, o vulcão se agita. Há vários cubos em um saco e toda rodada um é sorteado. Se for cinza, segue o jogo. Se for preto, tira outro. Se for vermelho, a erupção aumenta. Quando o quinto cubo vermelho é retirado, o vulcão explode e termina o jogo.
Os jogadores fazem pontos principalmente pela quantidade de meeples que estão seguros nas ilhas distantes e alguns objetivos, que são comuns a todos, como ter mais pessoas em certas ilhotas (Nota da Sra. Slovic: Esse é o Controle de Área que falamos). A partida dura de seis a doze rodadas, dependendo da velocidade que o vulcão desperta.
No geral, Polynesia é um jogo bom jogo. Não espere a possibilidade de fazer estratégias mirabolantes. Ele é leve, mas não simplório. Tem espaço tanto para jogadores casuais que querem relaxar entre jogos mais pesados ou como saidera, quanto aqueles que querem queimar um pouco (Nota do Sr. Slovic: Mas dificilmente muitos) neurônios. Dada a quantidade de cartas de objetivo que vem na caixa, Polynesia tem uma certa rejogabilidade