MOITA1980::Delícia de programa, com um dos melhores temas com os melhores convidados, que time!
Algumas considerações, eu já fui eliminado no Eclipse, e já presenciei uma eliminação de outro amigo. É raro, mas acontece sempre.
Eu acho q a definição de um 4x de vcs perfeita, é isso aí, se se enquadrar nos 4 quesitos é isso. Mas que dificuldade de vocês aceitarem o Tapestry como 4X hein? Que corações peludos! Ele tem todos os elementos como foi dito. Soou como, ele tem os 4 elementos mas ele não passa esse feeling, peraí aí complica
Outra coisa, achei q a explicação de vcs de civilização muita saida pela tangente. Civilização para mim, Moitinha, é tema. Se tem tema de civilização é civ. Agora a explicação de, olha só tem q ter feeling igual aos jogos de computador para ser civ, sei lá acho estranho. E se for nessa linha, pq Tapestry não dá o "feeling" de civ e o 7 Wonders dá, já q 7 Wonders tá muito mais longe de jogos de computador como Civilization ou Age of Empires que o Tapetinho.
No mais continem assim provocativos (emoticon de diabinho)
Mestre, o assunto é dificil porque vai passar por alguns pressupostos pra conseguir chegar em qualquer definição. Pra chegar numa definição (ou mais de uma se for necessário), vamos precisar sempre definir primeiro esses pressupostos maiores. Eu hoje entendo e tenho como pressuposto que não dá pra simplesmente pegar um conjunto de componentes, mecânicas, elementos isolados e juntos formam "algo" que é a soma das partes. Entendo que o resultado final do design é diferente, não é uma equação exata.
Considerando esse pressuposto, não é pq tem exploração, expansão, extermínio etc que juntando tudo dá um 4x. Eu interpreto que assim, vamos para um pressuposto mais "legalista" que eu falei no programa, e dai você dependendo chama um monte de coisa de 4x. Acontece algo parecido com jogos econômicos, wargames e outros pontos do hobby. No final, pra mim é no campo da dinâmica (ou algo nesse nível) que é definidor, e não os elementos de outra hiearquia como mecânicas e elementos. Agora se considerar o pressuposto "legalista", tapestry pode ser, assim como antiquity que foi citado entre outros. Então meu amigo, te classifico como "legalista" e tá tudo certo dentro do teu pressuposto.
Volto pro exemplo do futebol que falei no ep pra explicar o pressuposto: não é pq tem uma bola de futebol, goleiro, jogador de linha e a regra de acertar no gol que você tá jogando uma partida de futebol de verdade. Então não é só coração peludo (apesar de ser hahahaha), é uma questão de encadeamento lógico mesmo, com um pressuposto bem definido (que cabe a cada um ver qual é tua linha).
Do civ, foi algo que não deu pra falar, mas eu tentei justamente fazer uma boa pesquisa sobre a origem dos 4x e civ, tanto em videogame quanto bg. Estava até fazendo uma linha do tempo pra ficar de material complementar pro ep, mas não consegui terminar a tempo. O problema é que ficou tudo muito misturado nas indas e vindas. O civ realmente surgiu como tema la no jogo original do Tresham, mas ele não era 4x. Mas como o que popularizou de fato foi o jogo do Sid Meyer pra PC, e ali era um 4x com tema (e mecânicas) de civ, acabou que virou para muitos um estilo de jogo mesmo, além do tema. Esse ponto é o mais difícil de separar pra mim, o que é tema e o que pode ser considerado um estilo próprio. Imagino que o programa serviu pra dar um pontapé inicial e pegar os contrapontos agora.
Pra você ver como de fato o nível de interpretação depende do grau (e experiências pessoais obviamente), eu continuo achando que 7 wonders me remete muito mais a civ que o tapetinho. No tapestry eu vejo só um tema, e muito mal implementado pro meu gosto, nenhuma amarração mecânica decente fora o mapa. O 7 wonders também poderia ter outro tema, mas pelo menos algumas coisas estão ali pra fazer o link, como a questão militar, desenvolvimento de estruturas. Porém é comparar o "sujo" com o "rasgado", sendo mais fiel as minhas convicções, eu não chamaria nem o 7 wonders de um jogo com "jogabilidade" de civ, apenas tema mesmo. Talvez tenhamos que separar isso, o que é tema de civ, o que é jogabilidade de civ, e se isso faz sentido.
Valeu demais pelas palavras e por trazer debate. Minha motivação de participar é sempre essa! Abração meu amigo.