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  3. Brazil Imperial: Autômato
  4. Alguém mais achou o modo "fácil" difícil de vencer?

Alguém mais achou o modo "fácil" difícil de vencer?

Brazil Imperial: Autômato
  • avatar
    M2a0r1c9e9l8o01/04/23 10:45
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    M2a0r1c9e9l8o
    01/04/23 10:45
    205 mensagens MD

    Primeiramente, gostaria de agradecer ao incrível trabalho do José Mendes e seus associados em criar um modo solo que realmente simula perfeitamente um oponente humano. Sem falar na imprevisibilidade dos movimentos dele pelo tabuleiro e quando suas cartas de era são reveladas, podendo ter alcançado os seus objetivos já no momento da carta ser revelada. Isso tudo deixa o jogo num tom gostoso de imprevisibilidade tornando a semelhança com um oponente humano mais próxima ainda. O fácil manuseio de suas ações deixando tudo mais rápido, deixa a partida mais dinâmica e envolvente.

    OBRIGADO ZÉ POR MAIS ESSA ADIÇÃO INCRÍVEL AO SEU EXCELENTE JOGO BRAZIL IMPERIAL!.

    Mas gostaria agora de ouvir opiniões dos usuários sobre alguns aspectos um pouco frustrantes no Autômato.

    Adiquiri minha cópia do Autômato e já joguei algumas partidas no modo "fácil", e em todas eu perdi. Algumas partidas tiveram uma diferença bem pequena em pontos (sendo minha última 81 pontos para mim e 82 para o Autômato). Mas teve outras com uma diferença absurda de mais de 20 pontos de diferença. E todas as partidas foram no modo "fácil".

    Eu estou fazendo alguma coisa errada ao manusear ele, ou esse Autômato é muito forte? Ou será que EU que sou ruim no jogo mesmo...? kkkk....
    Se no modo "fácil" ele faz tudo isso em pontos, que dirá no modo "difícil" ou mesmo no "épico"?!
    Isso torna a partida frustrante, pois já iniciamos ela sabendo que muito provavelmente iremos perder, mesmo no modo "fácil".

    Se o caso for "eu" que ainda não peguei direito a manha do jogo, tudo bem, aceito a derrota e tentarei melhorar minha jogatina em Brazil Imperial.

    Mas se concordarem comigo que o Autômato é realmente muito forte, não acham que ele deveria ter níveis de dificuldade mais variados?

    Usando como exemplo: O modo solo da nova expansão de Everdell, Mistwood. O Automa lá tem 5 níveis diferentes de dificuldade, (indo de nível 0! a nível 4), sem falar numa incrivel capacidade de dificultar a partida com cartas que podem ser adicionadas em cada 1 dos 5 níveis. Isso deixa o jogo solo muito mais divertido, porque mesmo os jogadores mais inesperientes, podem escolher uma dificuldade que combine com sua pouca habilidade no jogo.

    No Autômato do Brazil percebi que ele tem diversas vantagens em relação ao jogador:

    - PALÁCIOS: Ele já tem uma grande vantagem inicial de já ter todos os bônus de palácios desbloqueados desde o inicio do jogo.

    - CONVOCAÇÃO: O fato das unidades recém convocadas irem direto para a posição da bússola (nos casos em que ele já tem unidades no mapa) também dá uma vantagem ENORME para ele.

    - CONSTRUÇÕES: Ele faz MUITAS construções durante a partida. Se nós não formarmos logo uma barreira diante dele com nossas proprias construções, ele toma todo o tabuleiro para si antes mesmo de chegar na 2ª era, dificultando uma partida que em teoria deveria ser "facil".

    Por isso eu pergunto: Estou jogando de uma forma errada, ou esse Autômato é realmente implacável e difícil de se vencer?

    E Zé me dá uma dica aí:
    Se o caso for que o Autômato é realmente forte demais, qual alteração podemos fazer para que o modo "fácil" fique realmente "fácil"?
    No manual até fala que podemos ajustar mais os niveis de dificuldade retirando ou adcionando cartas específicas de ação e movimento.
    Você poderia nos disponibilizar algumas configurações mais variadas de dificuldade para o Autômato utilizando essas combinações específicas de cartas?

    4
    0
    4
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira03/04/23 14:33
    Júlio Ferreira » 03/04/23 14:33

    Eu fiz play-test da automa do Brazil quando ainda estava em desenvolvimento mas nunca acabei jogando a versão final, mas acho que não teve nenhuma ou poucas alterações da última versão que eu joguei. Eu devo ter jogado umas 20 vezes durante o período de teste. Joguei também uma vez com três jogadores (2 humanos + a automa) e duas vezes com a mesa cheia.

    Falando em relação a versão que eu joguei, a minha dica para vencer a automa é: seja ofensivo. Na poucas partidas multi-jogador que eu tive do Brazil, somado as partidas que eu assisti, eu percebi que as pessoas evitam ser ofensivas no jogo, e o jogo se torna uma corrida onde quem otimiza melhor a ordem das ações faz mais coisas em menos tempo e leva a taça. 

    Minha percepção, baseada nas quase 20 partidas solo,  é que se você apostar uma corrida contra a automa você vai perder a maioria das vezes. Isso porque a automa é muito mais rápida que você e se ela tiver a sorte de ter 3 cartas de Era com objetivos que tenham sinergia, ela vai terminar o jogo em uma velocidade que nenhum humano iria conseguir. Por exemplo: Se a primeira carta de Era da automa requer, digamos, 2 quadros e a segunda carta requer 4, a automa vai muito provavelmente passar entre essas Eras bem rápido. Quando a automa não consegue "reaproveitar" os objetivos de uma carta de Era em outra, o jogador humano ganha mais tempo, mas ainda assim é uma corrida complicada pro jogador humano.

    Minha solução foi ser bastante ofensivo! Enquanto a automa está construindo, eu estou otimizando todas as minhas ações para colocar o máximo de unidades de combate em jogo, e fazendo uso do Dragão eu movimento toda essa força contra as estruturas desprotegidas do automa. A vantagem disso é que a automa (na versão que eu joguei) tem um comportamento e força de combate previsível e é mais fácil deixar ela em check sendo ofensivo. No lugar de perder ações para construir uma capital, por exemplo, eu simplesmente deixava a automa construir e tomava essa estrutura dela. Outra vantagem de ser ofensivo é que você consegue travar um pouco a automa quando os objetivos de Era dela incluem ela ter um certo número de construções especificas.

    Um ponto importante na estratégia de ser ofensivo é que a automa é "burra" na gestão de cartas de combate dela porque ela sempre usa 2 cartas de combate (se puder), mesmo quando as cartas não farão difrença no resultado e/ou quando ela já está ganhando. Com isso, você não só faz ela gastar cartas de combate como você diminiu o deslocamento dela, uma vez que para ela cada carta de combate aumenta o deslocamento.

    Sendo ofensivo eu ganhei de forma consistente a maioria das partidas, isso inclui partidas que eu joguei na dificuldade mais alta e até escolhi para ela cartas de Era com sinergia (algo que na verdade é aleatório). Pra ser justo, a maioria das partidas foi sem a regra da automa já ter todos palácios, quando o Ze propôs essa regra eu acho que já tinha jogado mais de 10 vezes e com a adição dessa regra eu perdi algumas vezes, mas também consegui ganhar, então não é nada impossível. 

    Lendo aqui bem por cima o manual da versão final, não parece ter mudado muito.  

    Enfim, pra mim o que deu certo é ser totalmente ofensivo. Mas eu vou gostar de ver o que o resto da galera recomenda. 

    OBS: Automas  e Bots de qualquer jogo, sempre vão parecer muito injustos no primeiro contato. Mas é igual um vídeo game, a vantagem que você tem como jogador humano é justamente jogar de novo e usar a experiência da partida anterior. 

    Abraços

    4
  • ThiagoHenrique
    229 mensagens MD
    avatar
    ThiagoHenrique03/04/23 17:52
    ThiagoHenrique » 03/04/23 17:52

    Júlio Ferreira::OBS: Automas  e Bots de qualquer jogo, sempre vão parecer muito injustos no primeiro contato. Mas é igual um vídeo game, a vantagem que você tem como jogador humano é justamente jogar de novo e usar a experiência da partida anterior. 

    Abraços

    Como o colega falou, é assim mesmo, modo solo realmente é pra fazer você perder, se fosse fácil logo nas primeiras vezes que graça e animo você teria para continuar jogando ou avançando de dificuldades?!
     Pelo que vi, o modo solo foi muito testado. o que cabe é esperar mais gente que jogou com o autômato para ver se a opnião deles também foi essa, de ser dificil.
    dificil não é sinonimo de impossivel  e/ou frustantes, como vc disse, você já perdeu com diferença de 1 ponto, sendo assim você é capaz de ganhar.

    3
  • M2a0r1c9e9l8o
    205 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o04/04/23 11:00
    M2a0r1c9e9l8o » 04/04/23 11:00

    ThiagoHenrique::
    Júlio Ferreira::OBS: Automas  e Bots de qualquer jogo, sempre vão parecer muito injustos no primeiro contato. Mas é igual um vídeo game, a vantagem que você tem como jogador humano é justamente jogar de novo e usar a experiência da partida anterior. 

    Abraços

    Como o colega falou, é assim mesmo, modo solo realmente é pra fazer você perder, se fosse fácil logo nas primeiras vezes que graça e animo você teria para continuar jogando ou avançando de dificuldades?!
     Pelo que vi, o modo solo foi muito testado. o que cabe é esperar mais gente que jogou com o autômato para ver se a opnião deles também foi essa, de ser dificil.
    dificil não é sinonimo de impossivel  e/ou frustantes, como vc disse, você já perdeu com diferença de 1 ponto, sendo assim você é capaz de ganhar.

    Não estou questionando que os Automas de qualquer jogo precisam ser sempre fáceis de vencer. Se esse fosse o caso, as partidas solo seriam realmente sempre sem graça e previsiveis.... Só estou dizendo que deveria haver um ou dois níveis abaixo do "fácil". Assim o "fácil" seria considerado médio.

    Sendo o nível mais "fácil" do Autômato já bem dificil de se vencer, isso diminui a possibilidade dos menos experientes gostarem. É claro que existem os experts na estratégia, e que acham esse modo "fácil" molezinha. Para esses os níveis Dificil e Épico ficam sendo seus desafios e metas a ser alcançadas. Mas e para aqueles que tem pouca habilidade e estão loucos para jogar uma partida e só tem o Automa que literalmente massacra os coitados nas partidas até no modo fácil? .... kkkk

    Comprei o Autômato e mostrei todo animado para o meu grupo, (antes de tê-lo experimentado). Todos ficaram empolgados, porque no meu grupo, gostamos de explorar todas as possibilidades e configuraçãos nos jogos, inclusive jogar com Automas. As vezes até tem mais gente na mesa, (2 ou 3 Jogadores), mas as vezes a galera curte deixar um jogar só com o Automa, para ver as ações do boot e como o jogo se desenrola. Eu me considero um jogador razoável de Brazil Imperial. Modéstia a parte, no meu grupo de jogadores, poucas vezes perdi. Mas depois que experimentei o Autômato algumas vezes e falei pra galera que tava dificil até para mim vence-lo no modo "fácil", isso meio que jogou um banho de água fria na empolgação do pessoal.

    0
  • M2a0r1c9e9l8o
    205 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o04/04/23 11:16
    M2a0r1c9e9l8o » 04/04/23 11:16

     Júlio Ferreira::Falando em relação a versão que eu joguei, a minha dica para vencer a automa é: seja ofensivo. Na poucas partidas multi-jogador que eu tive do Brazil, somado as partidas que eu assisti, eu percebi que as pessoas evitam ser ofensivas no jogo, e o jogo se torna uma corrida onde quem otimiza melhor a ordem das ações faz mais coisas em menos tempo e leva a taça. 

    Minha percepção, baseada nas quase 20 partidas solo,  é que se você apostar uma corrida contra a automa você vai perder a maioria das vezes. Isso porque a automa é muito mais rápida que você e se ela tiver a sorte de ter 3 cartas de Era com objetivos que tenham sinergia, ela vai terminar o jogo em uma velocidade que nenhum humano iria conseguir. Por exemplo: Se a primeira carta de Era da automa requer, digamos, 2 quadros e a segunda carta requer 4, a automa vai muito provavelmente passar entre essas Eras bem rápido. Quando a automa não consegue "reaproveitar" os objetivos de uma carta de Era em outra, o jogador humano ganha mais tempo, mas ainda assim é uma corrida complicada pro jogador humano.

    Minha solução foi ser bastante ofensivo! Enquanto a automa está construindo, eu estou otimizando todas as minhas ações para colocar o máximo de unidades de combate em jogo, e fazendo uso do Dragão eu movimento toda essa força contra as estruturas desprotegidas do automa. A vantagem disso é que a automa (na versão que eu joguei) tem um comportamento e força de combate previsível e é mais fácil deixar ela em check sendo ofensivo. No lugar de perder ações para construir uma capital, por exemplo, eu simplesmente deixava a automa construir e tomava essa estrutura dela. Outra vantagem de ser ofensivo é que você consegue travar um pouco a automa quando os objetivos de Era dela incluem ela ter um certo número de construções especificas.

    Um ponto importante na estratégia de ser ofensivo é que a automa é "burra" na gestão de cartas de combate dela porque ela sempre usa 2 cartas de combate (se puder), mesmo quando as cartas não farão difrença no resultado e/ou quando ela já está ganhando. Com isso, você não só faz ela gastar cartas de combate como você diminiu o deslocamento dela, uma vez que para ela cada carta de combate aumenta o deslocamento.

    Concordo. As vezes em que eu consegui chegar proximo a pontuação do Autômato foi quando fui bastante agressivo com ele. Toda vez que ele convocava, eu ia até seu império e derrotava logo suas unidades, e tentava ocupar construções que pertenciam ao seu objetivo que já tinha sido revelado. Isso meio que atrasou o progresso dele, mas ainda sim perdi. Apenas numa partida, dentre 10 consegui vencê-lo com 78 a 75 pontos. Mas mesmo assim, foi suado vencer esse modo "fácil".... kkkk
    Mas acho que esse cenario de sermos ofesivos com o automa para conseguir vence-lo deveria ser em níveis médios, ou seja, seria bom se existisse um ou dois niveis abaixo do nível "fácil" atual.

    Mas como informa o livro de regras: "Para mais variações na dificuldade e comportamento das Unidades do Autômato, é possível configurar o Baralho de Movimento independente do Baralho de Ações, retirando ou colocando as cartas de Estrela ou Pena." Será que uma configuração diferente na escolha de cartas não só de movimento, mais também de ações ajudaria a criar níveis abaixo do "facil"?

    O Automa é ótimo. Muito bem planejado e é incrivel a simulação que transmite como se jogassemos mesmo com um jogador humano. E creio que deve haver uma combinação de cartas que torne possivel ter niveis mais diferentes de dificuldade. A questão é que eu não sei como fazer essa seleção, e é isso que vim tentar descobrir ao criar esse tópico

    2
  • rpgabriel
    40 mensagens MD
    avatar
    rpgabriel04/04/23 15:38
    rpgabriel » 04/04/23 15:38

    Oi Marcelo!
    Rony Fagundes aqui, um dos autores do Automato.

    Infelizmente, a menos que joguemos juntos, fica dificil analisarmos se tem alguma regra do jogo ou do automato que talvez tenha sido interpretada errada e possa estar causando o robozinho ficar tão difícil. Isso não temos como ter certeza, mas minha dica é ir conferindo regra por regra numa próxima partida, para ter certeza que não tem nada errado. Lembre-se que o automato só movimenta quando tem cartas de combate ou o +1 de bonus de movimento, e lembre-se também que ele nunca pode ter mais que 3 cartas ou 1 único bonus destes.

    Agora, dica de quem revirou esse jogo para entender como fazer o automato, o Brazil é um jogo em que ser veloz pra criar seu "motor" e ao mesmo tempo ser estratégico militarmente é o que assegura a vitória. As vezes, jogando com outros jogadores o jogo fica mais pacífico porque os jogadores podem optar por não usar ofensivamente as unidades militares, e nisso o automato é menos cordial. Então, minha primeira dica é: maximize suas escolhas para elas lhe renderem pontos e superioridade no jogo, e não alongue o final da partida, onde o automato com certeza fará muitos pontos. Cada turno nesse jogo conta MUITO, e posicionamento militar também precisa ser considerado a cada rodada.

    Quanto a organização das cartas do automato, nada mais é do que configurar em níveis diferentes cada um dos dois decks. Por exemplo, você pode ter um deck de movimento no Epico, enquando o deck de ações esteja no Fácil. É isso que aquela linha falando das configurações diferentes quer dizer, mas não existe uma regra oficial que faça o automato ser mais fácil que o modo Fácil.


    Uma coisa que você pode fazer, é usar uma "regra da casa", ignorando todos os bonus dos palácios, e ignorando quando o automato ganharia o bônus de movimento (incluindo quando surgir a carta que reembaralha o deck de movimento na primeira era). Acho que com esse ajuste, você terá uma pequena vantagem que pode ajustar o jogo para você se acostumar com o automato até poder bater ele seguindo as regras direitinho!

    Depois conta pra gente como foi vencer essa "Fera"!

    1
  • M2a0r1c9e9l8o
    205 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o04/04/23 16:50
    M2a0r1c9e9l8o » 04/04/23 16:50

    rpgabriel::Oi Marcelo!
    Rony Fagundes aqui, um dos autores do Automato.

    Infelizmente, a menos que joguemos juntos, fica dificil analisarmos se tem alguma regra do jogo ou do automato que talvez tenha sido interpretada errada e possa estar causando o robozinho ficar tão difícil. Isso não temos como ter certeza, mas minha dica é ir conferindo regra por regra numa próxima partida, para ter certeza que não tem nada errado. Lembre-se que o automato só movimenta quando tem cartas de combate ou o +1 de bonus de movimento, e lembre-se também que ele nunca pode ter mais que 3 cartas ou 1 único bonus destes.

    Agora, dica de quem revirou esse jogo para entender como fazer o automato, o Brazil é um jogo em que ser veloz pra criar seu "motor" e ao mesmo tempo ser estratégico militarmente é o que assegura a vitória. As vezes, jogando com outros jogadores o jogo fica mais pacífico porque os jogadores podem optar por não usar ofensivamente as unidades militares, e nisso o automato é menos cordial. Então, minha primeira dica é: maximize suas escolhas para elas lhe renderem pontos e superioridade no jogo, e não alongue o final da partida, onde o automato com certeza fará muitos pontos. Cada turno nesse jogo conta MUITO, e posicionamento militar também precisa ser considerado a cada rodada.

    Quanto a organização das cartas do automato, nada mais é do que configurar em níveis diferentes cada um dos dois decks. Por exemplo, você pode ter um deck de movimento no Epico, enquando o deck de ações esteja no Fácil. É isso que aquela linha falando das configurações diferentes quer dizer, mas não existe uma regra oficial que faça o automato ser mais fácil que o modo Fácil.

    Uma coisa que você pode fazer, é usar uma "regra da casa", ignorando todos os bonus dos palácios, e ignorando quando o automato ganharia o bônus de movimento (incluindo quando surgir a carta que reembaralha o deck de movimento na primeira era). Acho que com esse ajuste, você terá uma pequena vantagem que pode ajustar o jogo para você se acostumar com o automato até poder bater ele seguindo as regras direitinho!

    Depois conta pra gente como foi vencer essa "Fera"!


    Oi Rony. Prazer falar com vc

    É esse um dos motivos que fazem eu gostar tanto desse jogo, o Brazil Imperial. Pelo fato do jogo ser brasileiro, bem como seus autores, torna possivel que nós, usuários comuns no hobby, tenhamos a oportunidade de conversar diretamente com os criadores do jogo bem mais facilmente do que em um jogo internacional.

    Agora sobre as regras, vou aproveitar esse mesmo tópico para tirar umas pequenas duvidas que ainda me persistem. Algumas já foram respondidas em outros tópicos que postei.

    1 - Primeiramente sobre as construções. Ele faz mesmo muitas construções durante a partida? Teve algumas partidas que apenas na 1a era e inicio da 2ª, o Automa fez umas 8 enquanto eu apenas umas 3, e olha que eu estava correndo para fazer tanto quanto ele para aumentar meus pontos.

    2 - E sobre o combate? O Julio Ferreira (na resposta acima), disse que o Automa sempre descarta duas cartas, independente se ele já venceu ou não um combate, é isso mesmo?

    3 - E sobre as cartas de combate que o automa ganha. Se ele já tiver tres cartas e fizer uma convocação? Ele simplesmente ignora a carta que receberia por já ter 3, ou ele pega uma quarta carta, embaralha todas e descarta uma?

    4 - Sobre a carta de movimento que dá um bonus para o Automa, ele ganha o bônus e depois embaralha as cartas de movimento. Ele faz o mesmo com o baralho de ação ou só embaralha o de movimento? E depois de fazer isso, ele vai fazer algum movimento naquele mesmo turno, ou ele fica parado e só se movimentará no proximo turno?

    5 - E quando a bussola está na borda do mapa, e o automa tem 3 cartas de combate e fará 3 movimentos. A mudança de direção da bússola indicada na carta de movimento faz com que ela permaneça na mesma direção que estava. Então, e se na hora de se mover, seguindo a posição e a sequencia dos hexagonos mostradas na carta de movimento, o automa não possa fazer todos os movimentos, (pois os mesmos estão fora do mapa e não existem), apenas 1 ou 2 são possiveis, ele perde os movimentos restantes? E se os 3 não forem possiveis ele simplesmente não se move? A bússola não deveria ser girada antes para que todos os movimentos se encaixem na grade do mapa?

    Teve uma partida que o automa ficou insistindo em pegar uma bendita peça de exploração que estava isolada quientinha num cantinho longo e estreito do mapa. Toda vez que ele mudava a direção em busca dela, os movimentos não eram todos possiveis e ele ficava se movendo pra lá e pra cá que nem barata tonta tentando alcançar ela e não conseguia.... kkkkk .... (PS: Essa foi a unica partida em que ganhei porque o mapa me favoreceu atraindo o automa o tempo todo para aquela bendita peça... kkkk

    6 - Por fim, tenho uma dúvida que só mesmo incluindo essa imagem para vcs entenderem a situação:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/45994_z5p2ep.png

    Estava eu jogando em dupla com minha irmã mais o automa, e eis que a carta de movimento diz para o automa se virar para a força de combate mais alta no tabuleiro. E essa direção era a mostrada acima, pois as unidades estavam na capital (A) a direita do mapa. Ou seja essa situação apontou uma direção imposivel para o automa alcançar. Nesses casos, a bussola apontaria para o outro lado? Para tentar fazer o automa fazer primeiro aquela curva no mapa e só então tentar alcancar a capital A?

    2
  • rpgabriel
    40 mensagens MD
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    rpgabriel04/04/23 18:14
    rpgabriel » 04/04/23 18:14

    Fala Marcelo! Sim, é muito legal poder interagir com a comunidade!

    2 - Olha só, sua interpretação do uso das cartas de combate está errado (mesmo para um jogo com jogadores humanos). Dá uma revisada nas regras (segue imagem abaixo), mas em resumo, o atacante define quantas cartas vai usar, o defensor define quantas cartas vai usar (sem ninguém revelar nada) e então revelam simultaneamente.
    Jogando contra o Autômato, ele usará 2 cartas se tiver, caso ele tenha menos, ele usará a que tiver, ou então nenhuma.

    1 - Quanto as construções, lembre que o autômato não tem a capacidade humana de criar combos com quadros, manufaturas e coisas do tipo, ele é apenas um conjunto de cartas. Por isso, tem realmente algumas vantagens para seu funcionamento, que o equilibra para trazer desafio para os jogadores. Estudamos bastante isso junto aos playtesters (uma galera querida demais que a gente tem um grande carinho), e nossos testes indicaram que além de equilibrar o jogo, essas "vantagens" do autômato fazem com que ele seja simples de administrar e manter a informação clara na mesa, deixando o jogador focar no seu próprio jogo mais do que ficar perdendo tempo administrando o "oponente simulado".

    3 - Ele ignora novas cartas de combate, sua primeira afirmação está correta.

    4 - Primeiro, dê o Bônus indicado na flamula ao centro da carta. Então, na nas Eras I & II ele embaralha APENAS O DECK DE MOVIMENTO. E ele não se movimenta neste turno, apenas no próximo.

    5 - Na borda do mapa, ele só move o que for possível mover, e ele tiver pontos de movimento suficientes. Ignore qualquer movimento que ele não for capaz de mover, e só mude a bússola de posição quando indicado nas cartas. Caso ele fique "parado num canto do mapa", considere que o Autômato está "escolhendo" uma partida "Militarmente defensiva". A aleatoriedade disso faz com que o Autômato tenha variedade em sua atitude no jogo, e lhe dá oportunidades de testar diferentes estratégias, inclusive em mapas diferentes!  

    6 - Assim como na resposta anterior, a bússola ficará naquela posição da figura mesmo. Sorte de quem está na Capital A!


    Espero ter respondido todas dúvidas! Bons jogos, e dá um coro nesse Automato aí pra gente celebrar contigo!

    Abraços!
    Rony

    (imagem das regras de combate)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/38e8c_6o1o6e.jpg

    3
  • M2a0r1c9e9l8o
    205 mensagens MD
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    M2a0r1c9e9l8o04/04/23 18:27
    M2a0r1c9e9l8o » 04/04/23 18:27

    rpgabriel::Fala Marcelo! Sim, é muito legal poder interagir com a comunidade!

    Espero ter respondido todas dúvidas! Bons jogos, e dá um coro nesse Automato aí pra gente celebrar contigo!

    Obrigado pelos esclarecimentos Rony.

    Vou usar as "regras da casa" sugeridas por vc nas próximas partidas e tentar vencer esse danado do Autômato mais facilmente, e quem sabe, no futuro, eu consiga passar do bendito nível "facil".. kkkkk

    Abraços amigo.

    1
  • samueltk
    41 mensagens MD
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    samueltk18/04/23 16:37
    samueltk » 18/04/23 16:37

    Joguei minha primeira partida solo com o autômato semana passada, e já tinha lido um pouco sobre ele por aqui, como por exemplo o Júlio Ferreira dando a dica para ser ofensivo ao jogar contra ele, algo que não é tão comum contra jogadores humanos.

    Então como era minha primeira partida, deixei só as cartas para o modo mais fácil, dei a cor verde para o autômato e usei a roxa com o Napoleão de monarca, e escolhi o mapa Baía de ilha grande que tem pouca chance de combate. E isso funcionou muito bem!

    O autômato constrói bastante mas acabou travado por causa do gargalo na parte de baixo do mapa onde apareceu uma peça de bandeira que ele não conseguiu derrotar.

    Quando ele chegou até mim pela primeira vez ambos tinham 3 unidades militares juntas, consegui vencer com a ajuda das cartas de combate e depois dessa primeira derrota dele ele não apresentou um perigo tão grande pra mim, houve mais umas 4 batalhas e consegui vencer todas pois ele ainda não tinha convocado todas unidades de volta.

    Nas últimas rodadas consegui capturar uma cidade e uma construção nível 3 dele. Isso me ajudou a terminar o jogo com 86 pontos contra 58 do autômato.

    1
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Brazil Imperial: Autômato - Alguém mais achou o modo "fácil" difícil de vencer?
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