rpgabriel::Oi Marcelo!
Rony Fagundes aqui, um dos autores do Automato.
Infelizmente, a menos que joguemos juntos, fica dificil analisarmos se tem alguma regra do jogo ou do automato que talvez tenha sido interpretada errada e possa estar causando o robozinho ficar tão difícil. Isso não temos como ter certeza, mas minha dica é ir conferindo regra por regra numa próxima partida, para ter certeza que não tem nada errado. Lembre-se que o automato só movimenta quando tem cartas de combate ou o +1 de bonus de movimento, e lembre-se também que ele nunca pode ter mais que 3 cartas ou 1 único bonus destes.
Agora, dica de quem revirou esse jogo para entender como fazer o automato, o Brazil é um jogo em que ser veloz pra criar seu "motor" e ao mesmo tempo ser estratégico militarmente é o que assegura a vitória. As vezes, jogando com outros jogadores o jogo fica mais pacífico porque os jogadores podem optar por não usar ofensivamente as unidades militares, e nisso o automato é menos cordial. Então, minha primeira dica é: maximize suas escolhas para elas lhe renderem pontos e superioridade no jogo, e não alongue o final da partida, onde o automato com certeza fará muitos pontos. Cada turno nesse jogo conta MUITO, e posicionamento militar também precisa ser considerado a cada rodada.
Quanto a organização das cartas do automato, nada mais é do que configurar em níveis diferentes cada um dos dois decks. Por exemplo, você pode ter um deck de movimento no Epico, enquando o deck de ações esteja no Fácil. É isso que aquela linha falando das configurações diferentes quer dizer, mas não existe uma regra oficial que faça o automato ser mais fácil que o modo Fácil.
Uma coisa que você pode fazer, é usar uma "regra da casa", ignorando todos os bonus dos palácios, e ignorando quando o automato ganharia o bônus de movimento (incluindo quando surgir a carta que reembaralha o deck de movimento na primeira era). Acho que com esse ajuste, você terá uma pequena vantagem que pode ajustar o jogo para você se acostumar com o automato até poder bater ele seguindo as regras direitinho!
Depois conta pra gente como foi vencer essa "Fera"!
Oi Rony. Prazer falar com vc
É esse um dos motivos que fazem eu gostar tanto desse jogo, o Brazil Imperial. Pelo fato do jogo ser brasileiro, bem como seus autores, torna possivel que nós, usuários comuns no hobby, tenhamos a oportunidade de conversar diretamente com os criadores do jogo bem mais facilmente do que em um jogo internacional.
Agora sobre as regras, vou aproveitar esse mesmo tópico para tirar umas pequenas duvidas que ainda me persistem. Algumas já foram respondidas em outros tópicos que postei.
1 - Primeiramente sobre as construções. Ele faz mesmo muitas construções durante a partida? Teve algumas partidas que apenas na 1a era e inicio da 2ª, o Automa fez umas 8 enquanto eu apenas umas 3, e olha que eu estava correndo para fazer tanto quanto ele para aumentar meus pontos.
2 - E sobre o combate? O Julio Ferreira (na resposta acima), disse que o Automa sempre descarta duas cartas, independente se ele já venceu ou não um combate, é isso mesmo?
3 - E sobre as cartas de combate que o automa ganha. Se ele já tiver tres cartas e fizer uma convocação? Ele simplesmente ignora a carta que receberia por já ter 3, ou ele pega uma quarta carta, embaralha todas e descarta uma?
4 - Sobre a carta de movimento que dá um bonus para o Automa, ele ganha o bônus e depois embaralha as cartas de movimento. Ele faz o mesmo com o baralho de ação ou só embaralha o de movimento? E depois de fazer isso, ele vai fazer algum movimento naquele mesmo turno, ou ele fica parado e só se movimentará no proximo turno?
5 - E quando a bussola está na borda do mapa, e o automa tem 3 cartas de combate e fará 3 movimentos. A mudança de direção da bússola indicada na carta de movimento faz com que ela permaneça na mesma direção que estava. Então, e se na hora de se mover, seguindo a posição e a sequencia dos hexagonos mostradas na carta de movimento, o automa não possa fazer todos os movimentos, (pois os mesmos estão fora do mapa e não existem), apenas 1 ou 2 são possiveis, ele perde os movimentos restantes? E se os 3 não forem possiveis ele simplesmente não se move? A bússola não deveria ser girada antes para que todos os movimentos se encaixem na grade do mapa?
Teve uma partida que o automa ficou insistindo em pegar uma bendita peça de exploração que estava isolada quientinha num cantinho longo e estreito do mapa. Toda vez que ele mudava a direção em busca dela, os movimentos não eram todos possiveis e ele ficava se movendo pra lá e pra cá que nem barata tonta tentando alcançar ela e não conseguia.... kkkkk .... (PS: Essa foi a unica partida em que ganhei porque o mapa me favoreceu atraindo o automa o tempo todo para aquela bendita peça... kkkk
6 - Por fim, tenho uma dúvida que só mesmo incluindo essa imagem para vcs entenderem a situação:
Estava eu jogando em dupla com minha irmã mais o automa, e eis que a carta de movimento diz para o automa se virar para a força de combate mais alta no tabuleiro. E essa direção era a mostrada acima, pois as unidades estavam na capital (A) a direita do mapa. Ou seja essa situação apontou uma direção imposivel para o automa alcançar. Nesses casos, a bussola apontaria para o outro lado? Para tentar fazer o automa fazer primeiro aquela curva no mapa e só então tentar alcancar a capital A?