Eu entendo que não se pode ignorar nenhum trabalhador, mas focar em vaqueiro pra mim é a mais difícil de se alcançar pontuações fora da curva (considerando jogadores experientes na mesa).
Já fui impiedosamente esmagado contra um jogador que explorou bem os construtores. As construções concedem muitos pontos de vitória, além de ações MUITO BOAS. Além disso, os bônus dos construtores no tabuleiro individual (nos locais que você cobre encaixando o tile do trabalhador) são ótimos (explorar isso do maquinista é melhor ainda, pois tem bônus em TODOS os espaços).
Também é muito bom focar em maquinistas, liberando muitas ações nas estações e pegando as fichas de estação, se tiver algumas com boas condições de pontuar.
Se você conseguir controlar bem os espaços que você vai retirar o maquinista pra colocar na estação, você repete aquele bônus contratando outro maqunista pra recolocar no espaço que você retirou pra colocar na estação, e aí vai fazendo esse ciclo.
Mas é claro, você precisará ter maquinistas disponíveis no mercado.
Sem falar que, focando em maquinista, você consegue chegar longe na trilha do trem, alcançando estações que pontuam muito e liberam ações de fichas pretas.
Já o vaqueiro, ele tem uma estratégia mais direta, sem possibilitar muitas variações.
Esta característica do vaqueiro oferecer uma estratégia mais direta e intuitiva, somada ao fato de que a premissa principal do jogo é "comprar e vender gado", o vaqueiro se torna muito atrativo, com uma estratégia mais óbvia para jogadores novatos.
GWT é um jogo para ser jogador muitas e muitas vezes.
A cada partida você vai descobrir novas nuances e possibilidades.