CountDeLaFere::Boa tarde galera, eu calculei a probabilidade de a Resistência ganhar em um jogo aleatório e postei todo o passo-a-passo no Board Game Geek, nesse link
O resultado que eu encontrei foi que a maior chance que a Resistência tem para ganhar é de 3.8%, com 6 jogadores. Com 10 jogadores, probabilidade é de apenas 1.0%!!!
Os resultados são muito baixos. Por isso eu pedi para que alguém me informe caso eu tenha cometido algum erro nos cálculos.
Dêem uma olhada no post. Está em inglês, mas acredito que vocês conseguirão acompanhar porque eu coloquei a minha planilha do excel com os números.
Caro
CountDeLaFere
Em relação a mim, a matemática é um caso de amor não correspondido. Eu amo a matemática, mas ela é que não me ama. Eu até entendo um pouquinho e conheço um truque ou dois, mas tenho a plena consciência de que sei muito menos do que eu gostaria.
Dito isso, realmente não sou a melhor pessoa para te ajudar com os seu cálculos. No entanto tem um ponto que eu gostaria de abordar, a respeito do The Resitance. Independente do quão baixa seja a probabilidade da Resistência ganhar no jogo, na minha opinião não é isso que importa. O legal mesmo desse jogo é cada um tentar influenciar a decisão dos outros, tentar ser escolhido para o time das missões e apontar os culpados, caso a missão fracasse. No final todo mundo revela suas cartas e é um tal de "você era o espião!!!!", ou "eu disse que o espião era fulano!!!.
Por isso, achei muito interessante a sua abordagem, mas acho que no caso dos jogos no estilo "party game" como The Resistance, Dixit, Vudu, Pablo, Love Letter, Dead Men's Draw, entre outros, a própria viagem é muito mais divertida que a chegada ao ponto de destino. Jogar, gargalhar e se divertir com os amigos é legal por si só, independente de quem vai ganhar.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. No fundo, no fundo, o hobby dos board games não se trata de board games, mas sim de pessoas que jogam board games, e é assim que eu penso.