Hoje tentei um novo desafio, jogar contra as IA usando a estratégia de correr na trilha do diário.
As duas primeiras partidas joguei contra a IA de diário, perdi a primeira partida de 39 a 35, a IA correu muito rápido na parte de cima do diário e chegou primeiro, no entanto consegui chegar ao final também na minha última jogada e acredito que se tivesse conseguido economizar uma jogada teria ganho, pois o último turno seria meu e poderia fazer 5 pontos a mais.
Na segunda partida ganhei de 45 a 37, após jogar a primeira partida e entender melhor o ritmo da IA achei mais fácil jogar contra ela, mas ainda vejo um fator sorte, para conseguir correr é preciso ter ao menos uma carta que dê bônus de provisão ao descansar e consegui uma que dava uma provisão e uma moeda, terminei a partida rico, com umas 4 provisões e 5 moedas sobrando, o ganho no início da partida alavanca muito a economia.
As IA de habitantes e de melhoria eu joguei uma partida cada e não achei desafiador.
Já a IA de céu me deu trabalho, o ganho de pontos dessa IA é muito constante e com alguns picos principalmente quando ela ganha melhorias e cartas de céu na mesma jogada, tem jogada que chega a ganhar mais uma carta de água ou terreno e no descanso que ganha mais uma carta de céu, quase 10 pontos de uma vez. Para essa IA a estratégia de correr em disparada não funcionou no início, achei melhor preparar todo o caminho, adquirindo as cartas e melhorias que permitiram fazer o caminho mais eficiente no diário antes e correr em disparada no final, nas últimas jogadas por exemplo, avançando 2 espaços por 3 turnos consecutivos. Isso também impede que a IA chegue ao segundo espaço que ela adquire a carta de inspiração, que vale 4 pontos para ela. Com essa estratégia consegui bater a IA por 47 a 40.
Se no início do jogo um jogador comprar uma guardiã ou a executora que dá uma provisão ao descansar e outro jogador não comprar uma equivalente, ele estará com uma vantagem muito grande.
Uma coisa que estou começando a pensar que é meio meh, as cartas de inspiração não fazem sentido na estratégia de corroer no diário, não dá tempo de reunir os requisitos e também você precisa dos recursos para correr mais rápido, nos últimos jogos eu estava jogando sem virá-las para acima. Se um jogador estiver correndo, o outro achará muito difícil pontuar suas cartas de inspiração, um jogador que tentar provavelmente estará em desvantagem. Com dois jogadores, as cartas de céu também são muito menos desejadas, às vezes para cometas quando o caminho do diário pede cometa e no último turno se comprar uma ganhar mais pontos do que outras ações.
Não quero dizer com essa análise que o jogo está quebrado ou ruim, é apenas minha observação de que a estratégia de correr no diário é muito boa e difícil de bater.
abç
P.Henrique