Faltam ainda ajustar alguns pontos e revisar um pouco mais o texto,mas quero começar a trabalhar na arte do protótipo neste final de semana apesar de manjar muito de ilustrações....rsrrs Mas segue abaixo o esboço das regras e funcionamento do jogo para que vocês meu caros colegas possam contribuir...
Na antiguidade o homem passa a deixar de acreditar nos deuses com isso eles estão deixando de existir, o último elo existente entre homens e deuses encontra se no continente esquecido de Ur.Mas mesmo nessa região isolada e habitada por criaturas fantásticas, os homens começam a duvidar da existência e o poder dos deuses fazendo reduzir o poder dos Deuses. Cabe agora aos deuses restantes uma batalha pela soberania da fé dos homens e consequentemente a extinção dos demais deuses...
Jogo de Tabuleiro com temática guerra e gerenciamentos de recursos de 2 a 4 jogadores, permitindo 2 modos de jogo: o Modo Contra o tempo que premia o jogador com maior poderia bélico ao final da 10 rodada ou um modo um pouco mais longo chamado de guerreiro supremo em que vence o 1 jogador que conseguir o domínio de 3 territórios de guerras dos 5 existente.
Componentes do jogo:
16 cartas de deuses:4 deuses celestes,4 deuses do mar,4 deuses da terra,4 deuses do submundo
4 dados: 2 dados vermelhos de combate (1 dado de ataque\ 1 dado de recuo),2 dados azuis de defesa (1 dado de defesa\ 1 dado de contra-ataque)
100 moedas dos deuses:25 moedas do mar (azuis),25 moedas da terra (vermelhas),25 moedas do céu (brancas),25 moedas dos mortos (pretas)
200 unidades de combate: 40 unidades vermelhas (terra),40 unidades azuis (mar),40 unidades brancas (céu),40 unidades dos mortos (pretas)
90 cartas de recursos:20 cartas de recursos do mar (10 de ataque e 10 de defesa),20 de recursos de terra (10 de ataque e 10 de defesa),20 recursos de céu (10 de ataque e defesa),20 recursos do submundo (10 de ataque e defesa),10 cartas de recursos genéricos.
1 tabuleiros individuais central divido em 5 regiões (Baseado no cartografia do antigo Continente de Pangea)
20 marcadores de domínio de território 5 de cada cor.
16 templos de deuses 4 de cada tipo
Em relação aos deuses do jogo:
Em relação ao Deuses do jogo os mesmos são provenientes de 4 panteões diferentes: Gregos,Egipicios,Nordicos e Hindus, divididos em 4 tipos de divindidades:Celestes,Terrestres,Maritimas e do Submundo, sendo subvididos ainda em 2 categorias de deuses, guardiões e guerreiros, onde os 8 deuses guerreiros fornecem bônus de ataque e os deuses protetores fornecem bônus de defesa...Cada Carta de Deus tem em seu topo um número de 1 a 16,sendo que o jogador que possui o menor número começara o jogo sendo seguido pelo segundo menor e assim suscessivamente,cada deus concede 3 tipos de bônus: 1 bônus de ataque ou defesa que varia de acordo com o tipo do deus,1 bônus de moedas de gloria que são de 4 tipos: Celestes,Terrestres,Maritimas e do Submundo que servem para comprar recursos de acordo com o tipo do deus.
Deuses celeste fornecem moedas celestes que permitem comprar cartas de recursos celeste, as cartas fornecem recursos de ataque ou defesa, ou juntando pontos de gloria de 2 deuses diferentes pode se comprar recursos de uso genérico...o 3 bônus refere-se a permitir recrutar tropas de acordo com o tipo do deus em questão limitado ao máximo de 10 guerreiros por tipo em cada zona de batalha do jogo.Além disso, cada tipo de divindade fornece um benefício nas 4 das 5 áreas de guerra,Ceu,Terra,mar e submundo,de modo que os deuses celestes concedem bônus nas batalhas travadas apenas no céu e assim sucessivamente.
Lista de Deuses disponíveis:
Gregos
1- Ares-Deus Terreste-Guerreiro
2- Zeus-Deus Celeste-Guerreiro
3- Poseidon-Deus dos Mares-Guardião
4 -Hades-Deus do Submundo-Guardião
Nórdicos
5- Odin-Deus Celeste-Guerreiro
6-Aegir-Deus dos mares-Guerreiro
7-Balder-Deus Terreste- Guardião
8-Freya-Deusa os Mortos-Guardião
Egípcios
9-Anubis-Deus dos mortos-Guerreiro
10-Osiris-Deus do Ceu-Guerreiro
11-Horus-Deus da Terra-Guardião
12-Isis-Deusa do mar-Guardia
Hindus
13-Indra-Deus do Céu-Guerreiro
14-Scanda-Deusa terreste-Guerreira
15-Yama-Deus dos mortos-Guardiao
16- Natsia-Deusa do mar-Guardiao
Regras e funcionamento do jogo:
No inicio do jogo cada jogador retira uma carta de deus de cada uma das 4 pilhas,que estarão com a fase virada para baixo,recebem ainda uma moeda de cada deus e 4 templos,um para cada tipo de deus.Verifica-se então qual jogador tem a carta de deus com o menor número para ser o jogador inicial e as demais posições seguem a ordem crescente.Cada jogador então aloca um templo de cada Deus da sua cor no espaço indicado no tabuleiro central que é dividido em 5 grandes regiões interconectadas que forma o misterioso continente de Ur,sendo que cada região subdividida em 4 áreas menores onde cada jogador coloca seu marcador da sua cor e o exercito correspondente aquela região.
As regiões são:
As terras selvagens:Lar dos Golens e adoradores dos deuses terrestres.
O Pantano Profundo:Lar dos Tritões e adoradores dos deuses marítimos.
A montanha Nebulosa:Lar dos Alados e adoradores dos deuses celestes.
O fosso das almas:Lar dos mortos e adoradores dos deuses do submundo.
A cidade de Liberos:Lar dos homens sem religião...
Mecânica de batalhas:
As batalhas ocorrem em cinco regiões distintas do tabuleiro representando(céu,terra,mar e submundo e zona neutra dos infiéis),sendo que cada região necessita de um guerreiro do tipo especifico para região assim temos 5 tipos de guerreiros(alados,marittimos,terrestres,mortos-vivos e homens-livres) Em relação a zona neutra de Liberos, vivem humanos apaixonados por batalhas e pouco incrédulos quanto a existência de deuses,assim o território dos homens livres é uma zona neutra onde todas as unidades militares podem batalhar no entanto aqui os deuses não interferem com suas benções...
Os humanos podem se aliar a qualquer tipo de tropa e batalhar em qualquer território no entanto o jogador que os utliza perde as bençãos do deus ao qual ele é incorporado..Os Liberianos não possuem um templo em seu território assim durante todo o jogo na fase de recrutamento cada jogador ganhara sempre uma única unidade para seus exércitos a não ser que tenha a população desta região reduzida a zero da sua parte do mapa neste caso,o jogador perde esse bonus e tem sua zona neutra inativada.
Um templo começa o jogo com 2 de defesa somado ao número de guerreiros daquela regiao,assim caso o jogador atacante queira destruir o templo de uma determinada região que possui 3 soldados ,ele deve ter uma força de ataque no mínimo 6,uma vez que em caso de empate o templo resiste...
Cada vez que um Liberiano é trazido para um território ele ajuda no progresso do templo daquela região assim com 2 liberiano o templo torna se nivel 2, com 4 torna se nivel 3 e com 6 nível 3,cada nível concede um aumento da defesa do templo que começa em 2 chegando a 5,além disso cada nível de evolução do templo eleva a benção dos deuses ao jogadores.
Um templo do nivel 1 fornece apenas 1 defesa ou 1 de ataque as tropas e permite recrutar apenas uma unidade durante a fase de recrutamento.Um templo nivel 2 fornece 2 de defesa ou ataque adicional aos seu guerreiros e permitindo recrutar 2 unidades durante o recrutamento,já o nivel 3 concede o bonus de mais 3 de defesa e ataque as suas tropas e permite recrutar 3 unidades por fase de recrutamento
O jogador atacante tem um dado de ataque que pode dar um incremento de força que varia de 1 a 3 que é somado ao número de exércitos enviado a batalha e também um dado de recuo variando também de 1 a 3 onde o número obtido é o número correspondente a quantidade de soldados que podem retornar .
Já o jogador defensor possui 2 dados que pode escolher um dado de contra-ataque e um dado de defesa, caso opte por usar o dado de defesa em caso de empate o jogador atacante não perde seu exército mas tem um exército ferido ficando obrigatoriamente fora do próximo ataque que este jogador realizar, caso ele escolha o dado de contra-ataque em caso de empate ambos perdem um soldado.Obs:Cada batalha bem sucedida elimina apenas um soldado por vez.
A batalha é iniciada com o jogador atacante rolando o dado de ataque em seguida o jogador defensor escolhe se irá defender ou contratacar,após verificarem quem é o ganhador da batalha,o atacante pode escolher se continuara atacando ou fugira do combate...
Um templo começa o jogo com 2 de defesa somado ao número de guerreiros daquela regiao,assim caso o jogador atacante queira destruir o templo de uma determinada região que possui 3 guerreiros ,ele deve ter uma força de ataque no minimo 6,uma vez que em caso de empate o templo resiste...
Em relação as cartas de recursos elas sao obtidas moedas dos deuses onde o jogador adquiri as mesma ao ganhar uma batalha ou resistir a um ataque inimigo.
Cada rodada possui 3 fases:
2-Fase recrutamento: Cada jogador recruta guerreiros de acordo com o nível dos seus templos e os deuses que possuem em campo, essa fase ocorre simultaneamente a partir do jogador inicial, quando todos recrutarem as tropas tem início a segunda fase.
O recrutamento dos guerreiros ocorre da seguinte forma, durante a fase de recrutamento os jogadores ganham um guerreiro para cada tipo de templo que o mesmo tenha, sendo que o jogador que possua um templo nível 2 recruta 2 guerreiros e o nível 3 três guerreiros, no território do submundo funciona da mesma forma porem os guerreiros mortos em batalhas voltam ao jogo no território do submundo na próxima fase de recrutamento...
Só é possível recrutar tropas do tipo especifico da região caso o haja o templo neste local, assim por exemplo o jogador que tenha templo do céu destruído não pode mais recrutar guerreiros alados e perde o bônus dos deuses celeste do jogo
2-Fase Batalhas: A começar do jogador inicial, o mesmo pode escolher atacar quantos jogadores e em quais territórios quiser desde que possui tropas suficientes para isso, tendo que deixar no mínimo uma unidade em seu território, quando o mesmo não puder ou não quiser mais atacar passa a vez para o 2 jogador e assim sucessivamente até que todos tenha realizado seus ataques...Obs: Não sé pode atacar um jogador que possua apenas um único território restante a não ser que a derrota deste implique na vitória do jogo ou seja o último requisito para alcançar o domínio determinado tipo de território.
1- Fase Aquisição de recursos: A começar do jogador inicial os mesmo podem gastar suas moedas dos deuses fornecidos pelo deuses para comprar recursos bélicos sejam eles de defesa ou ataque ou ainda genéricos, limitado a compra de um único recurso por jogador, após isto passa-se a vez para o jogador seguinte, após todos terem comprado ou passado a vez...As moedas dos deuses são ganhas da seguinte maneiro cada vitória em uma batalha gera uma moeda, cada eliminação de território de um jogador garante 2 moedas e cada conquista de domínio de território garante 3 moedas.
Inicia se uma nova rodada a partir do segundo jogador e assim sucessivamente até o final do jogo que acaba ou quando algum jogador obtiver o domínio de 3 territórios ou ao final de 10 rodadas soma-se a força de ataque (composta pelo número de unidades, cada unidade vale 1 ponto, somado aos pontos dos recursos e o ponto dos templos) assim o jogador com mais pontos ganha o jogo.
Critérios para o desempate para o jogo por rodadas: Em caso de empate nos pontos, o critério de desempate é o número de moedas dos deuses, persistindo o empate o ponto dos recursos bélicos, persistindo ainda o empate soma o número de infiéis. Caso ainda persista o empate os dados de ataque e defesa são rolados e aquele que retirar o maior número ganha o jogo.
Uso das moedas dos deuses e cartas de recursos:
As moedas adquiridas com os deuses são utilizadas para a comprar de cartas de recursos,cada tipo de moeda compra um determinada tipo de carta de recurso,moeda dos deuses da terra só permitem comprar cartas de recursos da terra e assim sucessivamente,a não ser cartas de de uso genérico que precisam de moedas de tipos diferentes para serem compradas.
As moedas são adquiridas ao ganhar batalhas,cada batalha ganha garante um moeda do deus que foi honrado em batalha,2 moedas são ganhadas ao eliminar um tipo de exercito do tabuleiro do jogador adversário e 3 moedas são adquiridas ao se conseguir o dominio de um território.
Listagem de cartas e custos:
As cartas permanecem com a face virada para cima distribuidas em montes de acordo com o tipo da carta
Cartas de recursos de terra:
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de ataque,custo de 3 moedas de terra
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de defesa,custo de 3 moedas de terra
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de defesa,custo de 5 moedas de terra
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de ataque,custo de 5 moedas de terra
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de defesa,custo de 6 moedas de terra
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de ataque,custo de 6 moedas de terra
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de terra
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de terra
Cartas de recursos de mar:
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de ataque,custo de 3 moedas de mar
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de defesa,custo de 3 moedas de mar
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de defesa,custo de 5 moedas de mar
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de ataque,custo de 5 moedas de mar
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de defesa,custo de 6 moedas de mar
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de ataque,custo de 6 moedas de mar
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de mar
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de mar
Cartas de recursos de ceu:
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de ataque,custo de 3 moedas de ceu
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de defesa,custo de 3 moedas de ceu
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de defesa,custo de 5 moedas de ceu
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de ataque,custo de 5 moedas de ceu
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de defesa,custo de 6 moedas de ceu
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de ataque,custo de 6 moedas de ceu
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de ceu
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas de ceu
Cartas de recursos dos mortos:
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de ataque,custo de 3 moedas dos mortos
4 cartas que fornecem o bonus de + 1 de defesa,custo de 3 moedas dos mortos
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de defesa,custo de 5 moedas dos mortos
3 cartas que fornecem o bonus de + 3 de ataque,custo de 5 moedas dos mortos
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de defesa,custo de 6 moedas dos mortos
2 cartas que fornecem o bonus de + 4 de ataque,custo de 6 moedas dos mortos
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas dos mortos
1 cartas que fornecem o bonus de + 6 de defesa,custo de 8 moedas dos mortos
Cartas de recursos genéricos:
4 cartas de relolagem de dados: uma vez por batalha essa carta permite ao jogador relolar o dado uma vez ou ainda forçar o jogador adversário a relolar seu próprio dado seja ele de defesa ou ataque, custo aquisição de 3 moedas de 3 tipos diferentes de moedas
3 cartas de bloqueio de recuo:Impede o jogador adversário de recuar durante seu contrataque,custo 4 moedas,2 de um tipo de deus e outras 2 de outro tipo
2 cartas de bloqueio de recursos,1 de anulação de recursos de defesa e 1 de anulação de recursos de ataque,essa carta anula o bonus de ataque ou defesa de um adversario,custo 6 moedas de 3 deuses diferentes sendo 2 moedas de cada tipo
1 carta de remover os status negativo dos Liberianos-Permite remover o efeito negativo que o infieis sofrem e este passam a gozar do benefício dos deuses além de permitir mover infieis para outros territorios na fase de recrutamento,ao custo de 8 moedas de 4 deuses diferente sendo 2 de cada tipo de deus.