VitorMX::Será que tô jogando Kemet de forma errada? Acho o controle de área fraquíssimo no Kemet. Vejo Kemet com foco nos combates. Ganha quem tiver mais força de combate e meter a sola nos adversários. Controle de área dele pesa mais só no final do jogo quando rola uma "corrida" onde fica um puxando o outro pra trás ao tirar pontos dos controles de templo
Você tem razão, Vitor! Acho que a galera que está comentando sobre Kemet: Blood and Sand não jogou o jogo.
O foco de Kemet é no combate, ganham-se pontos permanentes com as vitórias. O controle de área é secundário.
A produção está lindíssima, inclusive houve upgrade nas miniaturas, sim, tanto em tamanho, quanto em detalhamento. Não são maiores que as do Ankh porque são propostas diferentes. Em Kemet o negócio é botar muitas miniaturas no mapa de uma vez para ganhar os combates, por isso têm que ser menores. Aliás, as miniaturas do Ankh são um exagero de grandes, só para deixar o jogo mais caro.
Kemet caprichou também nos demais componentes. Os tabuleiros individuais são em dupla camada, as pirâmides são em 3D, com faseamento de sua construção, assim como vários de seus marcadores. As construções de Ankh são de papelão, paga-se uma bagatela para tê-los em 3D.
O tabuleiro de Kemet é customizável para o número de jogadores, assim como em Ankh, não vejo diferença nesse ponto. Já joguei em 2, 3, 4 e 5 pessoas. Prefiro em 3 ou 4. Em 5 achei muito arrastado, toda hora alguém vai lá e derruba o líder e o jogo se estende além dos 11, 12, 13 pontos de vitória.
A assimetria de Kemet chega a ser absurda do mid-game para frente, com a variedade de Fichas de Poder que o jogo oferece. Alguns exércitos se tornarão mais ofensivos, outros mais defensivos, uns com vantagem em ganhar pontos de oração, movimentação, construção de pirâmides etc. Se jogar com a expansão do Livro dos Mortos, então (bem mais barata que as expansões do Ankh), ainda tem as Fichas de Poder Verdes, com os superpoderes do submundo, que entregam muita vantagem em combate à medida que lhe tomam pontos permanentes.
Ankh e Kemet são dois jogaços na minha opinião, mesmo tema, mas propostas bem diferentes. Mas comprei o Kemet porque queria um jogo mais focado em combates e mais barato.