Markgame::Bom dia, pessoal. Por gentileza, se puderem me ajudar com uma dúvida: após idealizar um novo jogo de tabuleiro e construir um protótipo, como faço para registrar no meu nome a fim de poder trabalhar a venda dele? Agradeço desde já pela ajuda!
Caro
Markgame
De um modo geral, a propriedade intelectual é registrada junto à Biblioteca Nacional, ou em cartórios. No entanto, salvo engano, é preciso considerar que nos jogos de tabuleiro, aplica-se o art. 8º, II, da Lei de Direitos Autorais, que diz o seguinte:
Art. 8º Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
I..
II -
os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negócios;
Com isso, você pode registrar por exemplo a arte do jogo, ou termos criados especificamente para ele, e que o tornem único, mas não as suas regras ou o seu funcionamento. EM um exemplo, não se pode registrar o termo "cadeira", mas é possível registrar o design que você criou de uma cadeira. Qualquer um pode continuar comercializando cadeiras em geral, mas não aquela com o design que você criou.
Dito isso, você não pode por exemplo, comercializar um jogo chamado Ticket to Ride, com as imagens e a arte do jogo do Alan R. Moon. Mas você pode, lançar um jogo chamado "Maria Fumaça", com um mapa ligado as capitais brasileiras, através de rotas, que devem ser preenchidas, com miniaturas de trens, obtidas através da compra de cartas de diferentes cores. Isso obviamente não é ético, mas também não é ilegal. Claro que qualquer questão nesse sentido, acaba terminando no judiciário e vai depender do entendimento de um juiz, que pode tanto achar uma coisa, quanto outra.
Um exemplo é o imbróglio entre Estrela e Hasbro, que envolve, entre outros o jogo "Detetive". A última vez que eu vi, houve uma reviravolta, e a Estrela que incialmente tinha perdido o direito sobre esse jogo, consegui reavê-lo, sob o argumento de que quando ele foi lançado aqui, a Hasbro ainda não possuía representação no nosso país e sequer personalidade jurídica. Desse modo, um primeiro entendimento decidiu em favor da Hasbro e um segundo em favor da Estrela, no caso específico do Detetive. Logo em seguida, aproveitando o art. 8º, que eu citei acima, a editora Pais & Filhos lançou o jogo "Suspeitos", que nada mais é que o "Detetive", com outro nome e outra arte.
Por fim, o que você precisa fazer é tornar o seu jogo o mais original possível, e registrá-lo antes de mostrar a alguém, porque eu já li dois relatos de pessoas diferentes aqui no Ludopedia (obviamente sem dar nomes aos bois), contando que criaram um jogo, mostraram na casa de um amigo a outras pessoas, e o outro caso em um evento de board games, e alguns meses depois foram surpreendidos ao verem seu jogo lançado por outra pessoa, como se fosse dela.
Não sei se era exatamente isso que você queria saber, mas espero ter ajudado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Burscácio