Post original: https://www.boardseyeview.net/post/shake-that-city
Publicado pela Alderac Entertainment Group (AEG),
Shake That City é um jogo de construtor de cidade, projetado por Mads Fløe e Kare Tornahl Kjaer. A arte é de Olga Kim. Os 2-4 jogadores estão colocando peças em seus tabuleiros de jogadores individuais para obter uma pontuação no final do jogo com base na adjacência ortogonal de cada peça a outras. Isso significa que existem semelhanças óbvias com outros jogos de construção de cidade; por exemplo,
Tiny Towns, que também é publicado pela AEG. A novidade aqui é o dispositivo
Shaker Cube que, uma vez montado, foi projetado para posicionar aleatoriamente nove cubos em uma grade de 3 x 3.

As cores dos cubos que são depositados pelo dispositivo correspondem a um tipo de peça: cubos vermelhos são casas, verde são parques, azuis são lojas, preto são fábricas e cinza são estradas. O jogo é jogado em 15 rodadas rápidas. Para cada uma das 12 primeiras rodadas, os jogadores se revezam como jogador ativo - agitando suavemente o dispositivo na mesa (levante -o ou agite com muita violência e você corre o risco de enviar cubos voando pela sala) e empurrando e liberando o controle deslizante para que nove cubos sejam depositados em uma grade de 3 x 3. O jogador ativo escolhe uma das cores para construir e capturar o número correspondente de peças dessa cor. Eles então as colocam em seu tabuleiro individual, mas devem estar exatamente no mesmo padrão que apareceram na grade... os outros jogadores escolhem simultaneamente qualquer uma das outras cores na grade, pegando e posicionando as peças correspondentes. Os outros jogadores podem escolher a mesma cor, se quiserem, mas não podem pegar a cor escolhida pelo jogador ativo. A única diferença nas três últimas rodadas é que todos os jogadores têm uma escolha livre das cores na grade (ou seja: não há escolhas preventivas para jogadores ativos).

Os cubos e as peças representam apenas cinco tipos de construção,
Shake That City é um quebra-cabeça individual que dá aos jogadores muito em que pensar. As estradas apenas pontuam se estiverem conectadas à borda do concreto no tabuleiro (torna-se mais difícil se você estiver jogando com os tabuleiros individuais do lado 'à beira -mar'). As fábricas pontuam para adjacência com estradas e outras fábricas. As lojas pontuam mais se estiverem em um local central, mas se estiverem à beira-mar, precisam estar conectadas por estrada. As casas pontuam, a menos que estejam em um bloco adjacente a uma fábrica, e você é incentivado a reduzir a densidade da moradia: você pontua para cada grupo de casas; portanto, uma linha ou bloco de residências conectadas ortogonalmente valem mais que uma peça individual. Finalmente, os parques pontuam para adjacência com uma fábrica ou casa. Além disso, você pode marcar pontos por atender aos requisitos das peças de bônus que os jogadores posicionam ao longo da borda de seus tabuleiros. Essas peças também ajudam a garantir que os tabuleiros dos jogadores estejam todas na mesma direção cardeal (importantes para garantir que os jogadores coloquem suas peças corretamente conforme a posição dos cubos na grade).

Nossa equipe se divertiu muito jogando. Como outros jogos de construção de cidade, a dinâmica e as prioridades dos jogadores para escolher as peças mudam durante o curso do jogo à medida que os tabuleiros individuais são preenchidos. Descobrimos que, desde o início, os jogadores tendiam a optar por seleções que maximizassem o número de peças que podiam colocar, mas à medida que o tabuleiro individual era preenchido, eles escolheram uma cor que lhes dava menos em quantidade, mas um melhor ajuste para pontuação. No final do jogo, os jogadores podem descobrir que precisam fazer uma seleção desfavorável (por exemplo, colocando fábricas ao lado das casas) simplesmente porque o padrão dos cubos na grade não lhes dá outra escolha melhor.

Apreciamos as variantes incluídas no pacote: não apenas os tabuleiros de jogadores 'à beira -mar' como alternativa, mas também o quebra-cabeças de otimização adicional levantado pela 'Variante de Construção', que bloqueia espaços em seu tabuleiro até que você possa removê-los. As regras também oferecem a opção de uma variante de jogo família bastante simplificada, onde os jogadores ignoram todas as regras de adjacência e pontuam apenas para as peças de bônus na borda de seus tabuleiros. Jogado dessa maneira,
Shake That City se torna um jogo fácil e super rápido que mesmo as crianças muito pequenas podem desfrutar. Finalmente, existem algumas variantes solo, acrescentando ainda mais à versatilidade deste jogo atraente.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.