Após ler as variantes para 2 jogadores no BGG, resumi as mais interessantes em duas novas, que podem (e acho que devem) ser jogadas juntas.
Vou testá-las em breve, e se quem tiver o jogo puder testar também, ia ser legal.
(Editado para pequenas correções)
Variante dos Monstros
1. No início de cada época, role o dado de regiões e um dado de 6 lados (d6) para cada monstro. O dado de regiões mostrará o lugar onde os monstros entrarão, e o número do d6 a cidade onde ele estará, sendo a 1ª a mais à esquerda, e progredindo da esquerda para a direita. Se houver menos de 6 cidades na região, a contagem volta à primeira cidade à esquerda, a exemplo da distribuição de moedas nas guildas. Obviamente, o Gigante só poderá ser colocado na terra e a Serpente Marinha, na água. (Nessa variante, os monstros não podem ser contratados na guilda dos guerreiros.) Se o Monstro for colocado numa cidade com peões de jogador, esses peões não podem se mover enquanto o Monstro estiver ali.
2. Ambos os monstros tem +3 de defesa, mas não atacam. Podem ser derrotados com a ação de Conquistar normalmente, desde que o ataque seja maior do que sua defesa. No caso da derrota de um monstro, ela vale como uma conquista na trilha da catapulta normalmente, bem como para o objetivo de derrotar um monstro dos Decretos Reais. O monstro que for derrotado sai de jogo e não poderá voltar mais naquela partida.
3. Um monstro podem ser domado usando a ação de Conquistar e gastando 1 enxofre e 1 comida, e então passa a ser controlado pelo jogador que o domar, agindo pelas regras oficiais do jogo, e volta a ter +1 de ataque e +1 de defesa. Isso conta como uma Conquista bem sucedida. Um marcador de influência do jogador deve então ser colocado sobre o ícone do respectivo monstro na guilda dos guerreiros. Se o marcador de influência não for colocado, o enxofre e a comida gastos tornam-se somente uma distração para o monstro e ele volta a ser indomado na próxima época. Não há Conquista bem sucedida nesse caso.
Variante dos Mercenários
1. Como são colocadas 2 cores adicionais de marcadores de influência na guilda dos guerreiros, os jogadores podem contratar peões Mercenários daquelas cores (cada jogador escolhe uma das 2 cores adicionais). Os Mercenários são colocados no mapa normalmente com a ação de Migrar, mas, ao invés de 1 comida, o jogador tem que pagar 1$. No fim da rodada, os Mercenários são pagos com 1$ cada ao invés de alimentados com comida.
2. Os Mercenários contam como influência para as guildas. Caso sejam de uma profissão diferente dos peões do jogador, um marcador de influência de sua cor é adicionado à respectiva guilda, mas eles nunca podem ser Mestres, somente Aprendizes ou Oficiais. Se repetirem um personagem do jogador, aumentam a influência do jogador na respectiva guilda.
3. Os mercenários também contam para o total de movimento e podem Conquistar de acordo com as regras normais. Podem roubar 1 recurso a mais ao fim de seu movimento (somente se algum Mercenário se mover), mas esse recurso volta para o saco, ao invés de vir para o jogador. Se forem usados para Influenciar, o marcador de influência colocado deve ser da cor do jogador, e não do Mercenário.
4. Se um Mercenário não for pago ao fim da rodada, ele sai do jogo e sua influência nas guildas é removida. Se todos os seus Mercenários em jogo não forem pagos, todos saem do jogo e o jogador não poderá mais contratar mercenários naquela partida.