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  3. Ark Nova
  4. Pronunciamento Grok: pontos positivos e negativos.

Pronunciamento Grok: pontos positivos e negativos.

Ark Nova
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax04/03/23 23:21
    JMax » 04/03/23 23:21

    Povo do tabuleiro, boa noite!

    Fica muito difícil escrever alguma coisa depois do Iuri (que escreve coerente e eloquentemente sempre), mas vou me arriscar pra tentar contribuir de algum modo.

    Não peguei o Ark Nova, mas gosto de acompanhar esses tópicos pra ver como andam as empresas de boards brasileiras. É triste ver que depois de tantos anos e erros, a coisa ainda se repete.

    Mas ficar, nesse momento, se xingando (como estão fazendo alguns) não vai mudar nada. Quem comprou e quer ficar, vai ficar. Xingar o cara dificilmente vai fazer ele mudar mudar de postura. Do mesmo jeito, quem quer devolver está exercendo um direito, e não há nada de exagero nisso.

    Então, sentindo-me ousado hoje, gostaria de dar algumas sugestões (são sugestões apenas, não é como se eu fosse o Thanos) pra ambos os lados:

    1) Pra quem decidiu ficar com o jogo:
     O jogo é seu, você ralou e pagou por ele. Ponto final.
      Mas se for possível, no futuro -- e pra ajudar a comunidade -- não participe de financiamentos ou pré-vendas da Grok. Deixe o produto chegar nas lojas. Pré-vendas são consideradas pela produtora como vendas garantidas. Nesse caso do Ark Nova, por exemplo, ela pode simplesmente ter deixado para produzir a versão nacional depois de avaliar o total de pré -vendas, pra calcular melhor o tamanho da tiragem (e pode ter sido isso que causou o atraso). 
    Então se ela anunciar um baita jogo e este fique com pré -venda ínfima, ela vai ter de se esforçar pra garantir que as poucas unidades que produzir não sejam devolvidas. (Principalmente tendo havido devoluções anteriores)

    2) Pra quem vai devolver:
    Poderiam criar um tópico onde cada um pudesse ir relatando sua experiência e contabilizando o total de devoluções.
    Eu sugeriria até que todos se juntassem e marcassem um dia X para todos registrarem sua solicitação de devolução de uma só vez. Como alguém que trabalha com atendimento ao público eu lhes digo que, quando chega um volume alto de reclamações/solicitações em um curto espaço de tempo, o susto do chefe é maior. Fazer a coisa organizada pode trazer melhores resultados do que pedidos individuais e esporádicos.
    E no futuro vocês podem usar esse tópico como referência, até nas postagens da Grok mesmo. Tipo "olha, nesse post aqui do Ludopedia consta que foram feitas cerca de trocentas devoluções de um jogo seu. É verdade?". (obviamente, ninguém vai fornecer dados ou informações pessoais no tópico,seria mais pra aferir a quantidade de usuários insatisfeitos com a empresa; e servir de informação para novos consumidores)

    No mais, cada pessoa é um mundo e suas experiências de vida guiam a formação de suas opiniões. Somos diferentes e complicados e assim que é bom.
    Eu, particularmente, gosto muito de doces e pizzas, mas odeio pizzas doces. Já aceitei minha realidade. :D

    Boas jogatinas e deixem a rixa pras mesas de boards !

    10
  • Klebermontarroyos
    42 mensagens MD
    avatar
    Klebermontarroyos05/03/23 01:00
    Klebermontarroyos » 05/03/23 01:00

    iuribuscacio::
    Klebermontarroyos::Colega, uma coisa não exclui a outra. Quero ficar com o jogo sim (direito meu e paguei por isso e isso inclui o de receber um jogo perfeito). Solicitei a reposição das peças danificadas formalmente na editora e, sim, estou registrando o descontentamento aqui. Até e porque se não fosse a pressão da comunidade não teria ocorrido sequer pronunciamento da editora, como ocorreu durante todo o processo entre a pré-venda até a entrega. 
    Alguns resolvem devolver. Ótimo também. É uma excelente estratégia sim. Mas acho que não há somente uma forma de resolver a questão... há outras alternativas de minimizar o principal prejudicado, que é o próprio consumidor, que desembolsou a grana muito tempo antes e ainda teve a expectativa frustrada.
    Se eu não tivesse comprado, certamente não iria adquirir agora. Mas meu dinheiro já saiu do bolso desde novembro e desistir não é uma opção pra mim. Esperei muito tempo e quero o jogo... a forma que encontrei de ME SATISFAZER PRIMEIRAMENTE (como principal interessado) é correr atrás de meus direitos para ter um jogo adequado. Não questiono quem devolve... acho muitíssimo mais eficaz que minha estratégia inclusive para "atingir" a editora (evitando perda de tempo em ficar respondendo o óbvio), mas, no final, eu ainda ficaria insatisfeito. 
     Se temos direito de reivindicar o correto e a entrega de um produto adequado irei fazer. Agora postura que parece  mais para "aparecer" é a sua. Nem sei se você comprou o jogo (se não comprou, nem por aqui devia tá pq não acompanhou a saga de sucessivas enganações que só descobrimos depois que pagamos)... mas, se tem que cópia e acha ok, tudo bem também... agora tentar silenciar quem não está satisfeito é, no mínimo, um desserviço. É literalmente o poste mijando no cachorro. 
    Incomodado estou. Continuarei registrando a insatisfação e não é o mimimi de defensores de editora que farão silenciar as críticas.  

    Caro Klebermontarroyos

    Eu acho que você está certíssimo, em exigir uma coisa que é tão simples, que até custa crer que nós estamos discutindo isso, ou seja, que a empresa cumpra o compromisso fechado contigo de te entregar, em perfeitas condições o jogos pelo qual você pagou.
    Porém, salvo engano, não é assim que as coisa funcionam. Você pode com toda a certeza exigir que a empresa produza um conjunto de componentes corretos, para fazer a reposição no seu caso. Mas ela só vai fazer isso se evidentemente resolver fazer para todos os demais compradores que tiveram problemas. Se essa não for a decisão da editora, ela simplesmente pode não fazer nada, não repor nada, ou repor apenas os componentes que ela julgar que necessitam de reposição, e deixar por isso mesmo. 

    Não sou especialista no assunto, e o XANDAO13BR que entende da matéria, talvez possa explicar melhor. Porém, acho que nesse caso, você pode até acionar a Grok judicialmente, mas nenhum juiz vai determinar exclusivamente que a editora faça a reposição de todas as peças defeituosas.  O que normalmente ocorre é a editora ser condenada a fazer a reposição, ou te devolver o valor que você pagou atualizado e acrescido de juros. Eu acho que nem dano moral se aplica numa situação dessas, porque aos olhos da justiça, esse contratempo que editora te causou, não é algo suficientemente danoso na sua moral, a ponto de se exigir da editora uma indenização. Muito embora com a justiça nunca se sabe. 

    Portanto, mesmo concordando com você, infelizmente, nesse caso, dados os absurdos erros do Ark Nova, o melhor mesmo é devolver o jogo, pedir o dinheiro de volta, e focar em outro board game. Além disso, uma próxima vez em que a Grok lançar um jogo do seu interesse, esperar que os mais afobados comprem o jogo e digam aqui no Ludopedia se está tudo OK antes de comprá-lo. Mas acima de tudo, nunca mais, participar de nenhum outro financiamento ou pré-venda da Grok.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio      

    Concordo contigo brother. Sei que, na prática, a instrumentalização disso com um desenlace favorável é complicado, embora não impossível. Não tenho planos de judicialização agora. Até pensei antes da entrega para ter a grana de volta, já que a editora não respondia a nenhuma mensagem e não devolvia o dinheiro. De fato toda a situação trouxe importantes lições: 1. pré-venda e financiamento coletivo nunca mais  ; 2. Jogos da grok temos que pensar duas vezes antes de comprar. 

    1
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa05/03/23 08:46
    crdpa » 05/03/23 08:46

    JMax::É triste ver que depois de tantos anos e erros, a coisa ainda se repete.

    É simples. Lançar o jogo cortando custos e com erros e depois não se importar com os erros segue funcionando e dando lucro? Sim. Então não tem porque mudar.
    Quem acha que empresas vão acordar bondosas do dia pra noite e mudar ta sendo idealista.
    Eu to no hobby tem um tempo. Acho que desde antes do primeiro lançamento de GWT aqui no Brasil. Hoje acompanho esporadicamente e compro menos de 2 jogos por ano, quando compro.

    Lançamento atrás de lançamento é a mesma coisa e nada muda. E o pessoal continua comprando coisas logo quando lançam ou em pré-venda.
    Nunca vai mudar.

    Esses tópicos de reclamacões são uma ínfima representação do que acontece na realidade. É uma bolha.

    Klebermontarroyos::1. pré-venda e financiamento coletivo nunca mais  ; 2. Jogos da grok temos que pensar duas vezes antes de comprar. 


    Eu to ouvindo o ponto 1 tem anos e mesmo assim as pré-vendas e financiamento praticamente seguem esgotando.
    Sobre o 2, o engraçado é que até um tempo atrás a Grok/Ludofy eram exemplos de qualidade nos jogos, mas com o passar dos anos a tendência é toda empresa convergir pro método mais lucrativo. E a primeira etapa é cortar custos. Principalmente quando se sabe que o consumidor engole.

    4
  • storum
    1093 mensagens MD
    avatar
    storum05/03/23 11:15
    storum » 05/03/23 11:15

    O melhor ponto positivo do video é o próprio video eles reconhecendo o erro e dando alguma explicação. 

    O pior ponto do video é eles dizendo que vão apenas arrumar o erro referente ao token e deixar os demais porque não influi na jogabilidade. Essa estupidez não existe palavras pra descrever.

    Sendo assim, vou dar preferência ao concorrente, acabei de finalizar hoje minha importação desse jogo. 

    Esses erros, estão sendo cada vez maiores e mais graves, não é de hoje que vem o alerta, aqui mesmo na ludopedia tem um monte de alerta e reclamação, ao menos os que não precisam passar pano na cabeça de ninguém já estão como estopim estourado há muito tempo, é um ciclo enorme de descaso com o produto e desrespeito com o consumidor ! Consumidor já paga caro no produto e coerente é receber o produto completo e com qualidade !

    A Grok que já tem um sistema precário de suporte técnico, ao invés de ajudar tentou apenas minimizar a situação, tentar passar uma confiança pra frear as reclamações e devoluções, eles sabem que os problemas são vários, não são apenas 2 e muito menos 12 pessoas só que iriam reclamar. Só aqui na ludopedia temos bem mais que isso, fora pessoas no Facebook, whatts, Instagram, YouTube, etc.

    Grok e a grafica nacional que produziu o jogo são as mesma.

    E a realidade não muda....

    Daqui algumas semanas ja estarei com o jogo novo importado, perfeito.

    8-)

    6
  • storum
    1093 mensagens MD
    avatar
    storum06/03/23 07:44
    storum » 06/03/23 07:44

    thommyhenne::E a editora gringa que detêm os direitos? Eles ficam sabendo do absurdo? Nao sei como funciona…
    Nao seria interessante notifica-los para que eles evitassem fazer negócios futuros com a Grok?

    Falaram que a Grok pegou direto com a feurland. Capstone detem todas as licenças globais.

    2
  • igabas
    48 mensagens MD
    avatar
    igabas07/03/23 21:16
    igabas » 07/03/23 21:16

    Recebi o meu hoje, e abri a caixa comparando com vários vídeos já postados, sobre os componentes e afins. TUDO CERTO COM o meu jogo. Excelente qualidade. Parabéns GROK.

    3
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz14/03/23 04:44
    leandrofvaz » 14/03/23 04:44

         Faz tempo que não posto nada na ludo, talvez mais de um ano. Pandemia me fez perceber que jogo de tabuleiro é apenas uma atividade recreativa como outra qualquer, além disso, a forma e conteúdo de alguns debates também me desinteressaram com o passar dos tempos. 

        Dito isso eu optei em adquirir uma cópia do Ark Nova via Grok e ela chegou hoje no fim da tarde, então essa postagem é apenas para relatar minha experiência com essa versão e nada mais. E sinceramente não gosto da conversa quando se aponta dedo por demais, se julga por demais. Para mim uma visão autoritária não perde sua natureza independente se está do lado A ou B. E é nessa ótica que vou colocar minhas ponderações aqui e apenas isso.

        Muitos aqui acompanham jogos de tabuleiro de uma época em que o mercado nacional estava engatilhando, e cada um formou sua visão sobre a situação das opções que temos de publicadoras, alguns mais resilientes outros mais rigorosos, outros - e eu me encaixo aqui - mais acomodados (utilizando o termo que vi muitos usando. Expressão ruim e insuficiente, é verdade, mas utilizarei como exemplo até por leve provocação). E no meu caso isto se faz por um acumulado de experiências passadas que foram moldando aos poucos minha visão e tolerância. E isto se faz porque já consumi um número considerável de jogos e complementos (nacional e importado), e muitos estavam em situação que, se lançado hoje, não imagino a dosimetria que seria recebido pelo público. Vou pontuar: Masmorra de Dados quando lançou veio com uma qualidade terrível, ao ponto de terem resíduos de produção dentro da caixa (procurem saber quem não é da época), A Última Fortaleza veio com cartas tão finas que pareciam que foram impressas em papel toalha (além da caixa ser em formato de caixa de sapato), os componentes também estavam sofríveis. Belfort Limited Edition veio com o tabuleiro cortado de forma errada ao ponto de não encaixarem corretamente (esse eu pedi reposição), Gold West também veio com os tabuleiros empenados, Tiranos de Umbreterna cheio de cartas traduzidas de forma errada, e o Puerto Rico da Grow com alguns problemas na impressão dos tabuleiros individuais (o meu veio com um tipo de mancha no verso que não sei o que é), o Lisboa veio com uma impressão ruim nas cartas e gramatura um pouco fina, e nem comento alguns jogos da Splotter (antiquity tem tokens horrorosos, quando tive minha cópia comprei os tokens de resina no BGG porque era de doer os olhos). Não lembro tão bem na época, mas acredito eu que com exceção dos jogos da Kronos, todos os outros tiveram recepção menos ácida do que o Ark está tendo. Entretanto são momentos diferentes, peso do jogo diferente, preços diferentes, outros públicos, enfim, outra interpretação e situação histórica, então a comparação apesar de poder ser válida deve levar em consideração todas essas variáveis.

        Eis então que meu Ark chega hoje e - não duvidando de ninguém, acredito que todos tem legitimidade para terem posições opostas uns dos outros, isso é saudável para mim - o meu exemplar, tirando os problemas comuns a todos (como vazio escrito errado) e os erros de contagem dos componentes no manual e etc., veio absolutamente satisfatório. A caixa está com uma qualidade muito boa, nada a reclamar. As cartas vieram com uma boa gramatura para mim, e não acho que estão com a impressão ruim, e não veio nenhuma faltando, com exceção de um único ladrilho que agarrou no papel, não tive problemas em descarta-los, o insert do jogo é da mesma qualidade que o do Feast for Odin (a minha versão é importada), e meus tabuleiros não estavam empenados ou coisa semelhante. Então até aqui, a minha experiência com a qualidade material do jogo é muito boa, indo talvez na contramão de muitos que postaram. Não sei se é porque tive as experiências que citei acima, se estou realmente acomodado (e tudo bem, vi usuários utilizando sinônimos a isto como algo pejorativo, negativo, e isto é igualmente ruim a qualquer ataque individual). Para finalizar ressalto que isto é a minha experiência individual, os erros me incomodaria uns tempos atrás e vejo como legítimo quem se incomoda, porém acredito que a maioria deve ter experiência semelhante a minha na qualidade material do jogo, até porque se for o contrário então realmente isso seria escandaloso e não se sustentaria. Concordo que alguns erros são realmente desatenção (num mundo ideal não deveria passar), mas isso é precarização dos processos de produção, incapacidade da indústria nacional produzir ao nível da china, ou sei lá, acho que isto é um pouco mais profundo. E nessa direção, outros erros podem ocorrer simplesmente porque há uma margem para tal, e separar isto para mim é algo também importante. E finalizo aqui minha postagem. 

    5
  • arthurtakel
    1909 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel16/03/23 14:05
    arthurtakel » 16/03/23 14:05

    https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/rfr/logo_gmail_server_1x.png



    Re: Re: Ark Nova
    4 mensagens



    S.A.C. Grok Games 7 de março de 2023 às 16:00
    Responder a: "S.A.C. Grok Games"
    Para: arthurtakel@gmail.com
    https://ci5.googleusercontent.com/proxy/Y8Z5RvfZg5r3_c0bi9mTeInUixQw2MC3uiT2LlFiOzjdDV6jwx4ccsio5R7D1YszRwX6bWgcW8FjCQ-2YYAONqnvNWP9zXq6x9wTwyc4sKzTX1lHTJ2O1EXpv5Wdp3ezUWH_JFe6lIRjQSTopc3hNXOuKgJmp2hme7hrpkiLUgVHB4l9U__JlmewG4LF3DnXQ3zTkaP4LGYgjx4QohHTdCFF2gmA2WmZUSznFKyVGoI2q3RNdgVSnz9bZAcB80SksZK1nnjlTl414Wbz-vIP2YXUG0yKzaNIJsmPdTPaY9rbn39fn0dRjm70if3w4FLhMe9UBTZ4ADxowLhZEgkA9-9lqOI=s0-d-e1-ft#https://attachment.freshdesk.com/inline/attachment?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJpZCI6MjA0MzAwOTEzNzE1MywiZG9tYWluIjoiZ3Jva2dhbWVzLmZyZXNoZGVzay5jb20iLCJhY2NvdW50X2lkIjoxMDM4NzA4fQ.CHYvkq_gL86QHw3AM58pmNiI61bCkvikMr1n7yix_yk

    Olá Arthurtakel, tudo bom?

    Sentimos muito pelo ocorrido.
    O jogo possui 255 cartas no total, caso sua cópia possua 257, pode ser que hajam 2 cartas duplicadas. Nesse caso basta identificar as cartas duplicadas e remover do seu jogo as cópias extras.
    Assim como anunciamos através da live em nosso instagram na última sexta-feira - 03/02, infelizmente não será possível realizar a reposição do tabuleiro individual devido ao erro de digitação, mas já estão sendo fabricadas peças de reposição corrigidas para a peça de construção com o ícone ausente, logo elas estarão prontas para suprir os clientes que adquiriram o jogo. 

    Obrigado pelo contato e estamos a disposição para quaisquer dúvidas posteriores.
    Pedro Vinicius

    Em Dom, 5 Mar na (o) 10:14 AM , Arthurtakel  escreveu:
    Nome do produto: Ark Nova - Identificação dos componentes: tile em branco, um de dois hexágonos juntos. Tiles descolando, tive que comprar cola e recolar tudo. Até agora aconteceu com seis onde a arte descola. Erro de grafia no tabuleiro, vazsio,. Veio com 257 cartas. Preciso da lista das cartas para fazer a identificação. - Endereço completo:xxxxxxx - Nota Fiscal de compra: em anexo


    Grok Games powered by Freshdesk Support Desk 3283:1038708





    14 de março de 2023 às 17:13
    Para: "S.A.C. Grok Games"
    Boa tarde.
    Quero exercer o meu direito ao reembolso, segue em anexo o valor que gastei com o produto de vocês.
    Favor reembolsar o dinheiro no PIX 003.194.670-40, Nubank.
    A nota fiscal está em anexo.
    Favor informar como faço a devolução do produto.
    [Texto das mensagens anteriores oculto]




    https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/pdf.gif#6985 Arthur Aguiar.pdf
    103K






    S.A.C. Grok Games 16 de março de 2023 às 12:30
    Responder a: "S.A.C. Grok Games"
    Para: arthurtakel@gmail.com
    https://ci5.googleusercontent.com/proxy/Y8Z5RvfZg5r3_c0bi9mTeInUixQw2MC3uiT2LlFiOzjdDV6jwx4ccsio5R7D1YszRwX6bWgcW8FjCQ-2YYAONqnvNWP9zXq6x9wTwyc4sKzTX1lHTJ2O1EXpv5Wdp3ezUWH_JFe6lIRjQSTopc3hNXOuKgJmp2hme7hrpkiLUgVHB4l9U__JlmewG4LF3DnXQ3zTkaP4LGYgjx4QohHTdCFF2gmA2WmZUSznFKyVGoI2q3RNdgVSnz9bZAcB80SksZK1nnjlTl414Wbz-vIP2YXUG0yKzaNIJsmPdTPaY9rbn39fn0dRjm70if3w4FLhMe9UBTZ4ADxowLhZEgkA9-9lqOI=s0-d-e1-ft#https://attachment.freshdesk.com/inline/attachment?token=eyJ0eXAiOiJKV1QiLCJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJpZCI6MjA0MzAwOTEzNzE1MywiZG9tYWluIjoiZ3Jva2dhbWVzLmZyZXNoZGVzay5jb20iLCJhY2NvdW50X2lkIjoxMDM4NzA4fQ.CHYvkq_gL86QHw3AM58pmNiI61bCkvikMr1n7yix_yk

    Olá Arthurtakel, tudo bem?

    Em caso de reembolso você precisar realizar a devolução para loja em que comprou o jogo, aqui no SAC realizamos atendimento de peças para reposição que tivermos disponíveis. Conforme informado referente ao tile que esta sem o ícone dentro de alguns dias estaremos realizando o envio para todas as lojas. Quanto aos tiles que precisa de reposição que informou estarem descolando nos informe quais são e as quantidades que providenciamos o envio.
    Caso tenha ainda interesse em devolver seu jogo favor entrar em contato com a loja em que realizou a compra.

    Ficamos no aguardo, á disposição

    Grok games 

    Em Ter, 14 Mar na (o) 5:14 PM , Arthurtakel  escreveu:
    [Texto das mensagens anteriores oculto]


    [Texto das mensagens anteriores oculto]





     16 de março de 2023 às 13:58
    Para: "S.A.C. Grok Games"
    Olá, o art. 12 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fabricante, no caso vocês, devem me reembolsar. Não sei como é a política interna da empresa aí, mas é público e notório que não pode contrariar Lei Federal, como no caso.
    Assim, quero exercer o meu direito de reembolso junto ao fabricante do produto defeituoso, no caso vocês e já listo aqui os problemas:
    1-Descumprimento do prazo para entrega, atraso de 04 meses. Era para vir para o Natal para presente, o que gerou vários problemas de ordem moral;
    2-Tabuleiro com escrita errada a qual o fabricante já anunciou que não fará a reposição. Só aqui já me legitima a troca do produto porque não está conforme o que foi anunciado a propagado;
    3-tile em branco e, vários outros tiles que estão descolando. Já colei uns seis com uma cola da minha filha, mas agora fui ver tem mais uns se soltando. Então, para mim já chega não quero mais ficar "consertando" o produto;
    4-o jogo veio com 257 cartas. Pedi, gentilmente, para vocês me enviarem a relação das cartas para verificar se tem alguma faltando porque provavelmente vieram, pelo menos duas, em duplicidade. A resposta de vocês foi de que não enviaram a relação das cartas. Então, para mim também já chega, quero a devolução do meu dinheiro já que nem a relação das cartas podem dar mesmo havendo erro;
    5-etc.

    Enfim, quero aqui invocar o art. 12, do Código de Defesa do Consumidor e requeiro que VOCÊS me reembolsem o dinheiro, por gentileza, tendo em vista a responsabilidade solidária do fabricante.
    Aliás, só a aplicação do art. 14, do Código de Defesa do Consumidor já determina que vocês me reembolsem.

    Por fim, vou tentar amigável e extrajudicialmente mais uma vez, informem como procedo para devolver o produto à VOCÊS e que devolvam o dinheiro que paguei. A nota fiscal do prejuízo com o produto de vocês está em anexo no e-mail anterior.
    Aguardo resposta. Espero que possamos resolver tudo de forma amigável sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário para solver algo simples e que está expresso no Código de Defesa do Consumidor.


    https://ci6.googleusercontent.com/proxy/Y2Ro-My7OBOpVJK5jh5wZ7m37zALcEMs5lSrvAhrWVK6EJ9qfxbRRD8cubuTtNzEAKTvUm3cgvdRSiUfjuqw2e6IUaehD7ShgVEWJdnjuemjsVH2ubakhL2wuqLYw41qlcT__Zhl8QeLX-PtvLufHa_kTMJ9oC5eSnM=s0-d-e1-ft#https://s-install.avcdn.net/ipm/preview/icons/icon-envelope-tick-round-orange-animated-no-repeat-v1.gifNão contém vírus.www.avast.com


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    2
  • Rhapsody
    1669 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody16/03/23 14:17
    Rhapsody » 16/03/23 14:17

    Klebermontarroyos::
    gunterjr::
    PedroMVM::
    gunterjr::Sinceramente, acho que a maior parte das pessoas só reclamam pra fazer barulho, abrir chamado e cobrar reposição ou conserto quase ninguém faz

    A maioria está devolvendo pras lojas. E acho que é o mais correto nesse caso, graças à postura da editora. 

    É sempre o correto exigir o que é de direito, pode reclamar, pedir troca, fazer devolução, tudo isso faz parte e está no direito. Mas quando a pessoa sai reclamando pra tudo que é canto, fala que é um absurdo, diz que está indignado e tudo mais e no final fica com o jogo, me parece que era mais para aparecer do que descontentamento mesmo.

    Colega, uma coisa não exclui a outra. Quero ficar com o jogo sim (direito meu e paguei por isso e isso inclui o de receber um jogo perfeito). Solicitei a reposição das peças danificadas formalmente na editora e, sim, estou registrando o descontentamento aqui. Até e porque se não fosse a pressão da comunidade não teria ocorrido sequer pronunciamento da editora, como ocorreu durante todo o processo entre a pré-venda até a entrega. 
    Alguns resolvem devolver. Ótimo também. É uma excelente estratégia sim. Mas acho que não há somente uma forma de resolver a questão... há outras alternativas de minimizar o principal prejudicado, que é o próprio consumidor, que desembolsou a grana muito tempo antes e ainda teve a expectativa frustrada.
    Se eu não tivesse comprado, certamente não iria adquirir agora. Mas meu dinheiro já saiu do bolso desde novembro e desistir não é uma opção pra mim. Esperei muito tempo e quero o jogo... a forma que encontrei de ME SATISFAZER PRIMEIRAMENTE (como principal interessado) é correr atrás de meus direitos para ter um jogo adequado. Não questiono quem devolve... acho muitíssimo mais eficaz que minha estratégia inclusive para "atingir" a editora (evitando perda de tempo em ficar respondendo o óbvio), mas, no final, eu ainda ficaria insatisfeito. 
     Se temos direito de reivindicar o correto e a entrega de um produto adequado irei fazer. Agora postura que parece  mais para "aparecer" é a sua. Nem sei se você comprou o jogo (se não comprou, nem por aqui devia tá pq não acompanhou a saga de sucessivas enganações que só descobrimos depois que pagamos)... mas, se tem que cópia e acha ok, tudo bem também... agora tentar silenciar quem não está satisfeito é, no mínimo, um desserviço. É literalmente o poste mijando no cachorro. 
    Incomodado estou. Continuarei registrando a insatisfação e não é o mimimi de defensores de editora que farão silenciar as críticas.  

    Se você quer o jogo corrigido e a empresa não quer produzir a correção do jogo então infelizmente você não tem muito o que fazer além de devolver o produto. Não tem como obrigar a empresa a reimprimir tudo isso.

    0
  • arthurtakel
    1909 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel16/03/23 14:50
    arthurtakel » 16/03/23 14:50

    Rhapsody::
    Klebermontarroyos::
    gunterjr::
    PedroMVM::
    gunterjr::Sinceramente, acho que a maior parte das pessoas só reclamam pra fazer barulho, abrir chamado e cobrar reposição ou conserto quase ninguém faz

    A maioria está devolvendo pras lojas. E acho que é o mais correto nesse caso, graças à postura da editora. 

    É sempre o correto exigir o que é de direito, pode reclamar, pedir troca, fazer devolução, tudo isso faz parte e está no direito. Mas quando a pessoa sai reclamando pra tudo que é canto, fala que é um absurdo, diz que está indignado e tudo mais e no final fica com o jogo, me parece que era mais para aparecer do que descontentamento mesmo.

    Colega, uma coisa não exclui a outra. Quero ficar com o jogo sim (direito meu e paguei por isso e isso inclui o de receber um jogo perfeito). Solicitei a reposição das peças danificadas formalmente na editora e, sim, estou registrando o descontentamento aqui. Até e porque se não fosse a pressão da comunidade não teria ocorrido sequer pronunciamento da editora, como ocorreu durante todo o processo entre a pré-venda até a entrega. 
    Alguns resolvem devolver. Ótimo também. É uma excelente estratégia sim. Mas acho que não há somente uma forma de resolver a questão... há outras alternativas de minimizar o principal prejudicado, que é o próprio consumidor, que desembolsou a grana muito tempo antes e ainda teve a expectativa frustrada.
    Se eu não tivesse comprado, certamente não iria adquirir agora. Mas meu dinheiro já saiu do bolso desde novembro e desistir não é uma opção pra mim. Esperei muito tempo e quero o jogo... a forma que encontrei de ME SATISFAZER PRIMEIRAMENTE (como principal interessado) é correr atrás de meus direitos para ter um jogo adequado. Não questiono quem devolve... acho muitíssimo mais eficaz que minha estratégia inclusive para "atingir" a editora (evitando perda de tempo em ficar respondendo o óbvio), mas, no final, eu ainda ficaria insatisfeito. 
     Se temos direito de reivindicar o correto e a entrega de um produto adequado irei fazer. Agora postura que parece  mais para "aparecer" é a sua. Nem sei se você comprou o jogo (se não comprou, nem por aqui devia tá pq não acompanhou a saga de sucessivas enganações que só descobrimos depois que pagamos)... mas, se tem que cópia e acha ok, tudo bem também... agora tentar silenciar quem não está satisfeito é, no mínimo, um desserviço. É literalmente o poste mijando no cachorro. 
    Incomodado estou. Continuarei registrando a insatisfação e não é o mimimi de defensores de editora que farão silenciar as críticas.  

    Se você quer o jogo corrigido e a empresa não quer produzir a correção do jogo então infelizmente você não tem muito o que fazer além de devolver o produto. Não tem como obrigar a empresa a reimprimir tudo isso.

    É, mas está difícil da empresa devolver o dinheiro, né. Veja ali que até tentei.

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