Há algum tempo atrás eu venho desejando criar um espaço virtual voltado para dicas, estratégias e discussões sobre o universo de Gloomhaven (Original, Presas do Leão, Digital, etc.) Porém, nunca tinha posto nada em prática por motivos de tempo e desmotivação. Finalmente, decidi em 2022 colocar esse plano em ação e escrevo aqui hoje a primeira (espero eu que não seja a última) publicação do "pré-canal".
Em primeiro lugar, falar de Gloomhaven (pra mim) é verdadeiramente um prazer, já que este jogo praticamente salvou minha sanidade mental durante a pandemia. Não sou o cara mais HARDCORE player de Gloomhaven, mas já finalizei a campanha do Presas do Leão (físico), joguei inúmeros cenários em diferentes dificuldades no Guildmaster pelo Digital e finalizei 70% da campanha do Gloomhaven físico. Conheço razoavelmente (quase) todos os personagens do jogo e joguei com a maioria deles (pelo menos em alguns cenários). Eu também sempre curti acompanhar os canais gringos de Gloomhaven (YT, reddit, etc.) e me pegava questionando porque temos tão pouco material em português sobre um jogo com tanto conteúdo?! Se não fosse o @Alucarddt do Matilha Board Games, acho que não teríamos praticamente nenhum canal com um foco maior em GH no Brasil. E é por isso que eu tenho esse plano maior/sonho: criar um canal aqui na Ludopedia e quem sabe no YT futuramente (com o sugestivo nome de Taverna da Pantera Velha) como espaço para estas discussões sobre o(s) jogo(s) da série. Um grupo de whatsapp também seria bem interessante para dialogarmos em tempo real.
Para sentir se tenho quórum para realizar essa proeza, venho aqui trazer o que considero 10 dicas interessantes para que pessoas iniciantes no jogo (ou aquelas que já iniciaram mas que sintam alguma dificuldade) possam se desenvolver melhor é ter uma experiência legal nas suas jogatinas. Seguem as dicas...
#1
ESTUDE MINUCIOSAMENTE OS TURNOS E AS AÇÕES DOS INIMIGOS

Os inimigos de Gloomhaven seguem uma mecânica fixa, com uma porção de regras a serem memorizadas. Infelizmente, para a grande maioria dos jogadores, é difícil lembrar de todas elas nos primeiros cenários, e é sempre comum que os grupos joguem errado algumas vezes até que peguem o jeito, principalmente no quesito movimentação. O próprio Isaac Childres
desenvolveu um FAQ para explicar diversas dúvidas sobre o turno dos inimigos (que foi traduzido pelo grande @
Alucarddt do Matilha Board Games). Eu até arrisco dizer que a grande função do Gloomhaven Presas do Leão (ainda que com uma pequena variação) é justamente ensinar de uma maneira mais orgânica estas regras (via um tutorial de cinco cenários). Eu pretendo realizar um guia separado só sobre turno dos inimigos, explicando detalhadamente cada fase e desambiguação. O ponto é que
entender o turno dos inimigos (Ordem, Foco, Movimento, etc.) é crucial para a tomada de decisão na hora de realizar as ações dos personagens, seja ataque, posicionamento, entre outros.
OBS.:
NUNCA deixe que apenas uma pessoa da mesa saiba/controle os inimigos enquanto os outros só decidem suas jogadas. Isto empobrece a jogatina e sobrecarrega demais uma pessoa, que termina quase que obrigatoriamente executando o famoso Alpha Gaming (“ditar a ação do amiguinho”) porque é ela quem sabe para onde vai cada inimigo do jogo. Como método de conferência de aprendizagem, Recomendo fortemente a realização do Quiz de Turno dos Monstros, originalmente criado num fórum do BGG pelo Sadgit e traduzido geniosamente pelo @lufepo.
Para ajuda, segue abaixo os links para o FAQ e o Quiz.
#2
UTILIZE A INICIATIVA DAS CARTAS A SEU FAVOR

As iniciativas em Gloomhaven variam de 01 até 99, com valores baixos agindo antes na rodada. A iniciativa também é um critério de desempate para ser o foco de um inimigo caso a distância real e física entre dois personagens seja similar. Dentro deste contexto, dependendo do seu personagem (alcance do ataque e vida), será mais interessante agir com números altos do que com números baixos em certos momentos. Por exemplo, se o seu personagem for um atacante corpo-a-corpo com baixa vida (como a Malandra e a Ladra de Mentes), e esteja distante dos inimigos, é interessante que você em um primeiro momento faça um turno com alta iniciativa (para esperar o inimigo se aproximar, ficar atrás na fila de foco e atacar ele depois da aproximação) e no turno seguinte agir rápido (baixa iniciativa) para bater de novo nele antes que ele possa agir. Caso não mate o meliante, você pode se distanciar e assim evitar o ataque novamente. Com isto, tenha em mente que na hora de escolher as cartas para seu baralho, é bom que você equilibre cartas com valores elevados e baixos de iniciativa, para garantir melhor sua posição no turno. Valores médios (35-65) são os piores valores de iniciativa dentro do jogo, pois diminuem a previsão de sua posição dentro da ordem de turno, deixando você muito mais a mercê da sorte já que você terá dificuldade de garantir que irá agir antes ou depois dos inimigos.
#3
CONTROLE O ANDAMENTO DO SEU CENÁRIO

Gloomhaven é um jogo conduzido em cenários. Apesar de cada um deles ter uma particularidade, a grande maioria é uma sequência de 3-4 salas onde você seguirá matando hordas e hordas de inimigos. Na primeira sala, você terá o maior número de turnos possível, considerando o tamanho da mão de cartas de seu personagem. Nesta sala (primeira), você e seus companheiros devem aproveitar ao máximo suas ações para que todos os inimigos sejam eliminados antes do primeiro descanso. Isto garantirá que vocês tenham recursos suficientes para conduzir as próximas salas. Nas salas intermediárias, a comunicação e sinergia deverá ser impecável. isto acontece porque a maioria dos personagens descansará em turnos alternados e algumas cartas importantes já terão sido perdidas naturalmente pelos descansos. Esta é a hora de abusar ao máximo dos itens que vocês carregam para sobreviver e chegar na última sala com recursos suficientes. Por fim, na sala final é onde o grupo gastará a maioria das cartas com símbolo de PERDER, já que o déficit no número de turnos é menor quando estas cartas são perdidas no final do cenário (falarei mais sobre isso adiante) e também porque o número de recursos de cada personagem naturalmente estará mais escasso. Obviamente, é preciso ter cuidado para que ao menos um dos personagens do grupo sobreviva depois do objetivo final do cenário ser concluído.
#4
EVITE AO MÁXIMO PERDER/QUEIMAR CARTAS NO COMEÇO DO JOGO

Algumas cartas possuem habilidades extremamente poderosas, mas são de uso único e serão perdidas da sua mão após o uso (possuem o símbolo acima). Ainda pretendo fazer um guia detalhado também só sobre como as métricas e estatísticas de perder cartas funcionam, mas o que posso dizer é: EVITE ao máximo fazer isso (perder cartas) no começo/meio do cenário. Quanto mais cedo você perde cartas, mais turnos você reduz durante o cenário, deixando seu personagem com uma menor vida útil até a exaustão. Um exemplo básico: Um personagem com uma mão de 10 cartas, se não perder nenhuma delas em jogadas e só realizar descansos longos, deverá ter aproximadamente 33 rodadas (contando os descansos) antes de se tornar exausto. Este mesmo personagem, caso perca uma carta no primeiro intervalo (intervalo é o conjunto de turnos entre descansos), perderá quatro turnos (ficando com um total de 29). No entanto, se esta perda ocorresse no quinto/sexto intervalo, ele só perderia um turno (ficando com um total de 32). Caso você seja audacioso e perca uma carta em cada intervalo a partir do primeiro, você terá apenas um total de 19 turnos (caso realize cinco descansos longos) ao longo de todo o cenário, reduzindo quase que na metade a sua vida útil. Vale salientar que alguns personagens, como a Tecelã Arcana, possuem mecânicas diferenciadas e podem recuperar cartas perdidas. Outros, como o Engenhoqueiro, possuem uma mão extremamente grande (12 cartas) e podem se dar ao luxo de perder mais cartas que outros personagens. Existem ainda aqueles que perder uma carta gera um efeito permanente extremamente poderoso até o final do cenário (como o Machadinha). Mas, no geral, é interessante evitar estas perdas ao máximo. Como falei, futuramente desenvolverei melhor este tema em um tópico separado explicando toda a matemática envolvida, mas de antemão o que posso dizer é: respira, se controla e guarda essas habilidades para serem usadas majoritariamente no final do cenário.
#5
SUA MELHOR DEFESA É O ATAQUE
Gloomhaven é um jogo agressivo e cruel. Diferente da maior parte dos Dungeon Crawlers (ou outros RPGs), os personagens são extremamente frágeis (até mesmo os mais resistentes) e um posicionamento errado pode custar a vida do tanque do grupo em uma mera rodada. É por este motivo que a melhor cura em Gloomhaven é evitar que o monstro ataque você (preferencialmente matando o meliante). É por este motivo que entre Curar 3 e Ataque 3 numa ação superior, você deve priorizar o ataque para não ficar rodando em círculos (a.k.a. curando e apanhando). Ainda que muitos personagens sejam focados em cura, a função do curandeiro/suporte dentro de Gloomhaven (com raríssimas exceções) é secundária, sendo extremamente valioso a imensa maioria dos personagens “suportes e tanques” construírem baralhos com diversas cartas ofensivas. É óbvio que curar não é proibido, mas deve ser algo situacional, como: falta de alcance para atingir um monstro, remoção de condições (Veneno e Ferimento), numa sala vazia antes de abrir uma nova porta ou de realizar descanso, e também quando a cura estiver na ação inferior (não comprometendo a maioria dos ataques). Além disto, abuse das condições Imobilizar, Desarmar e Atordoar. Elas são extremamente valiosas e cruciais para mitigar o dano sofrido.
#6
APROVEITE SALAS VAZIAS E PORTAS FECHADAS PARA DESCANSAR, CURAR E SAQUEAR
Como o sistema de uso de cartas do Gloomhaven controla o número máximo de turnos do jogo, não existem regras (com exceção de alguns objetivos de batalha) que prejudiquem especificamente personagens em salas vazias com portas ainda fechadas de ficarem "enrolando" os turnos. Aproveitando isto, uma estratégia segura é: sempre antes de abrir uma porta, garantir que a maioria dos personagens está descansada, com valores adequados de vida e que a maior parte das fichas de dinheiro tenham sido saqueadas. É óbvio que deve-se tomar cuidado para este comportamento não comprometer mais turnos do que o grupo precisa, ou o cenário poderá fracassar por exaustão total do grupo.
#7
SEPARE UM TEMPO PARA MONTAR TURNOS HIPOTÉTICOS E CONSTRUIR COMBOS COM O GRUPO

Muitos personagens de Gloomhaven possuem sinergias entre duplas de cartas e também combos que são construídos entre um turno e outro, principalmente as classes que utilizam elementos para potencializar suas habilidades. Por isto, antes de jogar com uma classe nova, ao passar de nível ou quando julgar necessário, tire um tempo do jogo fora dos cenários e construa turnos hipotéticos e "perfeitos". Para isto, escolha as melhores duplas de cartas para cada turno dentro de um intervalo (considerando a sua mão inicial), de maneira que você consiga gerar o maior número de dano e experiência possível, reduzir o máximo de dano em você e se movimentar para saquear peças de tesouro/dinheiro. Anote em algum lugar essas combinações e elas servirão como uma base para você otimizar seu rendimento no cenário. Para os jogadores dos MMORPGs, como World of Warcraft, seria o que chamamos de rotação. Para alguns personagens que a movimentação é crucial para manter a sobrevivência, como a Ladra de Mentes, esta prática é quase obrigatória, enquanto outros personagens (como o Engenhoqueiro) são extremamente flexíveis em suas cartas jogadas, requerendo uma atenção menor a estas "rotações". Este procedimento fica ainda mais produtivo se realizado ao lado dos outros membros do grupo, pois além de uma segunda/terceira opinião nas estratégias, é possível também combinar as ações entre os personagens, construindo combos poderosos e melhorando o rendimento do combate. Esta dica é primordial para o controle de cenário sugerido na dica número três e limpar a primeira sala preferencialmente dentro do primeiro intervalo. Aproveitando o tema, como estou começando com a ideia do canal e quero que ele seja (quase) exclusivamente sobre Gloomhaven, pretendo lentamente ir lançando guias estratégicos (as famosas builds) para cada classe do original e do Presas do Leão, apontando as fraquezas e pontos fortes de cada personagem, comentando cada carta, etc.
#8
REMOVA CARTAS NEGATIVAS DO BARALHO DE MODIFICADOR DE ATAQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Quando você passar de nível ou marcar “vistos” ao conquistar objetivos de batalhas, você ganhará vantagens. Estas vantagens permitem que você melhore seu baralho de modificadores de ataque. É bem possível que você seja seduzido a adicionar modificadores altos (como +2 ou +3) ou até mesmo incluir condições novas no baralho, mas não os faça de primeira. É muito mais consistente você remover o maior número possível de cartas negativas primeiro para que você garanta uma confiabilidade na quantidade de dano que você vai causar, facilitando as estratégias de combate. A ideia é que mesmo que você tire um +0, você tem mais confiança de que vai causar o dano base da ação executada com um baralho sem cartas negativas. As únicas vantagens que ainda valem a pena pegar antes de remover cartas negativas são: ignorar efeitos negativos de uso de itens (para tanques) ou ignorar efeitos negativos de cenário *SPOILER* [(caso você esteja desbravando muitas masmorras, que costumam conter estes efeitos)].
#9
MANTENHA UMA COMUNICAÇÃO CONSTANTE COM SEU GRUPO
Apesar de existirem algumas restrições na comunicação do Gloomhaven para evitar o Alpha Gaming (na verdade, o que não é permitido MESMO é expressar valores numéricos), é importante que o grupo entre em sinergia para a resolução de cada rodada. A ausência de comunicação dentro do jogo pode comprometer completamente o andamento do cenário (e até da campanha). Se quiser deixar o jogo mais divertido e imersivo, sugiro que a comunicação se adeque às ações das cartas, tipo: “Vou sacar meu escudo e atacar o braço do bandido, derrubando a arma dele no chão. Farei mais rápido possível”. Uma típica ação do Bruto (Escudo 1 + Ataque 2 com Desarmar).
#10
LEMBRE-SE! DIVERTIR-SE É A PRIORIDADE

Gloomhaven é um jogo que pode ser bem desafiador, o que assusta alguns jogadores. Existem também as combinações entre veteranos e iniciantes, que podem gerar situações um pouco frustrantes. Ou ainda os gananciosos, onde você realizar tudo certinho e perdem o cenário porque aquele jogador decidiu ir atrás do baú de tesouro antes de Atordoar ou de Imobilizar o inimigo. Quando o cenário está muito difícil, não adianta sofrer demais. Cada jogatina demora horas (e dependendo do tamanho do grupo, muitas), então o designer criou um sistema simples de redução de dificuldade para adequar o jogo ao maior espectro possível de jogadores. Se você e seu grupo estiverem batendo muita cabeça com um cenário específico, reduzam a dificuldade! Não existe nenhuma vergonha nisto e o jogo equilibra esta dificuldade com uma redução no ouro e experiência que são recebidos após a conclusão com sucesso. Não deixem que um cenário complexo estrague a experiência do grupo. Lembre-se! Hobby é lazer, e lazer é diversão. Não encontre culpados ou se estresse porque um cenário falhou. Lamba as feridas e tente de novo.
Por fim, gostaria de agradecer quem leu até aqui e ficarei extremamente agradecido em receber qualquer feedback construtivo que vocês possam me oferecer, assim como a opinião (interesse) na construção deste espaço de discussão sobre Gloomhaven que estou especulando montar.
Que o Grande Carvalho abençoe a todos!