arthurtakel::"mas se você não tem nenhum Agricola ainda VOCÊ ESTÁ FALHANDO MISERAVELMENTE ENQUANTO BOARDGAMER!!!!!!!!"
Vou te falar, tentei com a versão original de 2008 e depois com a revisada, mas não tem como. Jogo qualquer outra coisa, menos agricola. A única parte que gostei foi de que se você não alimentar seus peões eles passam fome e você toma uma penalidade, fora isso achei o jogo muito travado. Talvez se já no início fossem abertas todas as cartas para você escolher, o jogo ficasse mais aberto e dinâmico, mas o que acontece é que no início você tem poucas cartas abertas e tem que pegar os mesmos recursos, o chamado início criptado, porque se ousar fazer algo diferente vai tomar penalidade de mendigo.
Mas, o mais frustrante é que você passa o jogo inteiro montando a sua fazenda, máquina de fazer pontos, e quando finalmente consegue montar algo o jogo acaba. Sim, quando abrem as cartas boas para você escolher já está mais da metade para frente do jogo e até você pegar os recursos que elas dão e fazer algo decente acontecer já é tarde demais e o jogo termina.
Mas, não me dei por vencido e fui tentar o La Granja e, esse aqui achei mais fazendinha mesmo apesar de a mecânica ser com o uso múltiplo de carta, dependendo do lado que você coloca a mesma carta faz algo diferente, mas aqui pelo menos a coisa flui mais rápido e na metade do jogo já tem uma fazenda que produz algo decente.
O relato acima é uma opinião pessoal, não estou dizendo que o jogo é ruim, só que não deu certo para mim. Respeito quem gostou e achou o sistema dele muito bom. Talvez eu não tenha entendido o jogo afinal não sou muito experiente no hobby, sei lá.
Mas o Agrícola é pra ser essa temática mesmo, se passa numa época de fome e escassez, não tinham uma fazendinha tranquila para gerir, não "rodavam" tranquilamente as fazendas nesse período em que se retrata o jogo. A ideia não é vc montar uma super fazenda e fazê-la crescer e ver toda engrenagem rodando perfeita até vc virar o maior agropecuário da época.... NÃO.... O jogo quer exatamente o contrário, vc tendo poucas opções de produção, vendendo o "almoço" para poder tentar ver se terá a "janta". A proposta é bem temática pelo acontecimento da época que retrata o jogo (Leia a introdução no manual). O pessoal que não gosta desse jogo pelo fato de ser muito punitivo, ou ainda não consegue ver a fazendinha funcionando redondinha (qdo acha que está crescendo o jogo acaba), é por isso, não entendeu a proposta temática desse jogo. Por isso é um jogo épico, ele é, temáticamente, lindo. Já o Lá Granja, é outra proposta, mas é um excelente jogo tbm, com certeza, mas é um jogo mais comercial, com outra proposta no tema de fazendinha.... Então tendo isso em mente, ambos, pra mim, se tornam bons jogos.