Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Ark Nova
  4. Tabuleiro errado.

Tabuleiro errado.

Ark Nova
  • storum
    1086 mensagens MD
    avatar
    storum01/03/23 21:04
    storum » 01/03/23 21:04

    typerss0::
    storum::Admiro o brasileiro que mesmo sendo enganado em todos os sentidos, sempre quer dar um " jeitinho " de consertar o erro " constante " dos outros. É o famoso termo para um belo nariz de palhaço conformado ! Nessa realidade e novela entre "enganador e enganado" nunca vai ter fim, pois o enganador nunca vai se preocupar em melhorar seu serviço ou saber onde esta seu erro porque o seu cliente palhaço final aceita tudo, até 1kg de esterco ensacado...

    Sujeito encomenda um bolo caro para aniversário de seu filho e percebe que um lado do referido bolo veio faltando cobertura de chantily, liga na empresa e eles falam para o sujeito comprar uma garrafa de chantily e cobrir a parte faltante..o " palhaço" segue todas as orientações...depois estufa o peito e fala: ufa consertei...


    Sujeito encomenda um bg caro e percebe que o referido jogo veio com problemas no tabuleiro (torto) ou cartas ou tiles, liga na empresa e a referida manda re-imprimir o tile faltante ou colocar 4 tijolos nas pontas do tabuleiro pra desentortar, etc, enfim, o " palhaço " segue todas as orientações.. depois estufa o peito e fala: ufa consertei....

    As 2 hipóteses são a mesma situação, problemas sérios na produção, falta de fiscalização na pós produçao, descaso absoluto por parte da editora, sempre teremos esses problemas porque o " palhaço acostumou a ser um palhaço que aceita tudo e do outro lado uma editora que não vai se preocupar com a situação...

    Pra mudar essa caótica e constante situação, temos que exigir nossos direitos, mesmo que simples... A editora vai continuar socando porcaria em vc porque vc não reclama, sendo assim, nunca vai cobrar de uma gráfica a devida qualidade, devida atenção, etc...

    Afinal de contas, de qual lado vc está? De aceitar tudo e colocar o nariz de palhaço ou ser exigente, cobrar seus direitos e ajudar eles a enxergar seus erros ?

    Novamente frizo aqui, o problema de uma péssima qualidade nacional não é de hoje, estão acostumando com os erros do passado. 

    " Bora "  notificar a editora internacional...

    Isso é verdade. Pior é que o cenário dos boardgames no Brasil precisava de um impulso e divulgação pra trazer mais jogadores pro hobby, e aí chega um impulso mas pro precipício. Vou cancelar minha pré-compra das expansões do Spirit Island enquanto dá tempo. Não sei a dificuldade de abrir umas 2 ou 5 caixas e ver como está a situação da produção, fazer playtest com uma ou duas amostras pra conferir se está tudo certinho.
    Mas já era, é aceitar, sinalizar aqui no fórum que tem coisa errada para ajudar outros jogadores e esperar algum posicionamento, mas exigir mais cuidado com esse nosso hobby tão magnífico. Talvez alguns irão devolver e trazer de fora para quem tiver condição, mas já desanima de pensar que isso pode vir em outros jogos futuros (e super aguardados como o Ark Nova)
    E por fim: nunca mais comprar em pré-venda.

    Exatamente Fabio. Mas o negocio é não apoiar, aceitar é erro...vamos apoiar quem realmente merece e vamos desapoiar quem não merece..
    Desapoiar: peça o cancelamento do seu pedido com o lojista, chega de apoiar produtos com defeito. Produto com defeito tem que ser descartado, substituído e não consertado com gambiarras ! Os responsáveis deverão arcar com as consequências. 
    EQUIPE DE REVISÂO é uma palavra tão importante dentro do hobby que faria muita diferença dentro de uma gráfica, dentro de uma editora, etc..se a gráfica não tem, manda a da editora ir lá inspecionar....fica a dica !

    Ps. Curiosidade: Em graficas da China, as equipes de revisão de lá são tão sérias que o instrumento mais utilizado por lá, é uma LUPA, placa por placa, palavra por palavra, manuais, etc !

    5
  • ealmeidabsb
    168 mensagens MD
    avatar
    ealmeidabsb01/03/23 23:08
    ealmeidabsb » 01/03/23 23:08

    guschafer::Pessoal, boa tarde.

    Acabei de receber a minha cópia e vou deixar os comentários para tranquilizar alguns (ou não!).

    A minha cópia veio em bom estado, tirando os dois erros já identificados (tile sem impressão e erro de digitação no tabuleiro).

    O que achei da qualidade:

    A minha cópia veio até que bem produzida. Nada fora de esquadro, tanto dos tiles quanto das cartas.

    A qualidade dos punchboards é a mesma de outros jogos da Grok produzidos aqui (Banquete a Odin, Cascadia, New York Zoo). Achei que é aquela qualidade OK. Poderia ser melhor. Mas não tinha nada descolando.

    Tabuleiro central: Não vi nada que desabonasse. Qualidade boa, impressão frente e verso com as opções vertical e horizontal, tudo certinho.

    Tabuleiro dos jogadores: Lembra o Cidades Submersas. São folhas grossas. Achei que poderia ser melhor mas, pelo que vi, o gringo é assim também. O erro de digitação está na versão simétrica.

    Cartas: Na minha opinião, foi que mais deixou a desejar. Embora dentro do esquadro, com boa gramatura e bem impressas, não gostei da qualidade do material. Lembram as cartas do Lisboa. Inclusive, notei que algumas poucas cartas estão com diferenças de coloração no verso. Nada que chame muito a atenção mas existe essa diferença. Não sei se isso afeta o jogo.

    A caixa é bem resistente e bem produzida. gostei!

    Dito isso, acredito que temos uma leva de jogos com problemas e imagino que a editora se prontificará a fazer a troca dessas peças defeituosas.

    Quando eu soube qua a produção seria nacional, já imaginava algo como o Banquete a Odin (esse sim tive problemas de esquadros nas cartas) ou Viticulture. Talvez, se eu soubesse que seria produção nacional antes da compra nem teria comprado mas, confesso que, diante do cenário pintado, eu tava esperando uma bomba e acabou me surpreendendo positivamente. 

    Uma pena os erros do tile e da digitação no tabuleiro. Gostaria que viesse perfeito depois de todo o atraso.

    Mas a qualidade, dentro da minha expectativa, até que ficou dentro do esperado por mim.

    Sobre o map promo pack a minha cópia veio com 9 mapas de zoo no total, sendo o verso da 9 o mapa 10. Agora gostaria de saber se é isso mesmo ou se está errado.

    No total temos 10 mapas (impressos) em 9 folhas. De 1 a 8 acredito que são os que vem no jogo. Então, temos uma folha só no promo pack?

    O meu veio com os dois lados do tabuleiro na vertical. Será que foi um lote específico ou vários lotes? Eles já falaram algo a respeito?

    1
  • Googlebee
    2 mensagens MD
    avatar
    Googlebee01/03/23 23:32
    Googlebee » 01/03/23 23:32

    gutolg::
    LDNP::
    w_walker::Eu sei que o tópico tem o objetivo de organizar os problemas e, consequentemente, trazer más notícias pros compradores (e os que estão no aguardo pra comprar de olho aqui nesse tópico), mas eu também venho aqui contra a maré pra acalmar os ansiosos que estão esperando o jogo chegar pra dizer que ao menos minha cópia do jogo veio de boas.

    A única coisa que ninguém vai escapar são as duas erratas de 1. tile sem impressão e o 2. erro de digitação de um dos mapas.

    O board principal está correto, as cartas estão bem diagramadas, não notei mudança de cor de impressão e o promo veio certo. Por sinal os mapas 9 e 10 são pra vir frente e verso mesmo, conforme é disponibilizado lá fora. Fonte: https://boardgamegeek.com/image/6998774/ark-nova-zoo-map-pack-1


    O único erro que percebi até agora foi o envio de duas cartas de animais a mais (ué?). São as de número 437 e 438. Obviamente isso não problema nenhum pra mim, mas espero que ninguém receba o jogo com elas faltando por causa disso.

    No mais, quase nenhum jogo escapa de errata nas cartas, então vamos torcer pra que isso não tenha acontecido muito no Ark Nova. Só descobriremos com o passar do tempo.

    Tomara que eu tenha resgatado um pouco da empolgação de alguns de vocês. A propósito, esperei a Grok anunciar a chegada oficial do jogo semana passada pra fechar minha pré-venda, então me esquivei de todo o stress da demora.

    Obrigado pelo feedback! 
    Se quiser começar a conferir as cartas ia ser demais! Eu tô esperando minha cópia chegar pra passar o pente fino nas cartas 
    Segue o link para as cartas do jogo onde vc pode conferí-las 
    https://ssimeonoff.github.io/ark-nova
    Abraço e bom jogo

    Cartas conferidas. Não conferi a tradução.


    • A arte brasileira está mais escura. Aparentemente a arte gringa recebeu algum tratamento. A diferença de iluminação pode ter sido causada por estar comparando cartas físicas (impressas) com um arquivo digital. Nesse ponto não achei que foi falha ou baixa qualidade;
    • Todas as iconografias estão corretas;
    • Arte da carta de animal 470 "MAMBA VERDE OCIDENTAL" (WESTERN GREEN MAMBA) é diferente (não interfere);
    • Arte da carta de animal 514 "EMU" (EMU) é diferente (não interfere);
    • Arte da carta de animal 523 "COELHO EUROPEU" (DOMESTIC RABBIT) é diferente (não interfere);
    • No nome científico da carta de animal 523 "COELHO EUROPEU" (DOMESTIC RABBIT) parece que esqueceram alguma anotação "Oryctolagus cuniculus f. dom" (Oryctolagus cuniculus), mas não interfere;
    • Carta de pontuação final 006 "ZOOLÓGICO NATURALISTA" (NATURALISTS ZOO) ícone canto superior esquerdo está sem a arte de construção (não interfere);
    • Carta de pontuação final 009 "ZOOLÓGICO BIODIVERSO" (DIVERSE SPECIES ZOO) a arte está invertida (não interfere);



    Caí no grupo dos azarados que tiveram impressão errada no tabuleiro central (os 2 lados iguais).
    Veio faltando 1 carta de ação (vieram 19).
    Uma carta de animal minha veio danificada (abaixo).
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fab43_cauita.jpeg

    Quando vc diz arte diferente, quer dizer que é um animal diferente? 

    2
  • dlnftz
    61 mensagens MD
    avatar
    dlnftz02/03/23 00:06
    dlnftz » 02/03/23 00:06

    storum::
    typerss0::
    storum::Admiro o brasileiro que mesmo sendo enganado em todos os sentidos, sempre quer dar um " jeitinho " de consertar o erro " constante " dos outros. É o famoso termo para um belo nariz de palhaço conformado ! Nessa realidade e novela entre "enganador e enganado" nunca vai ter fim, pois o enganador nunca vai se preocupar em melhorar seu serviço ou saber onde esta seu erro porque o seu cliente palhaço final aceita tudo, até 1kg de esterco ensacado...

    Sujeito encomenda um bolo caro para aniversário de seu filho e percebe que um lado do referido bolo veio faltando cobertura de chantily, liga na empresa e eles falam para o sujeito comprar uma garrafa de chantily e cobrir a parte faltante..o " palhaço" segue todas as orientações...depois estufa o peito e fala: ufa consertei...


    Sujeito encomenda um bg caro e percebe que o referido jogo veio com problemas no tabuleiro (torto) ou cartas ou tiles, liga na empresa e a referida manda re-imprimir o tile faltante ou colocar 4 tijolos nas pontas do tabuleiro pra desentortar, etc, enfim, o " palhaço " segue todas as orientações.. depois estufa o peito e fala: ufa consertei....

    As 2 hipóteses são a mesma situação, problemas sérios na produção, falta de fiscalização na pós produçao, descaso absoluto por parte da editora, sempre teremos esses problemas porque o " palhaço acostumou a ser um palhaço que aceita tudo e do outro lado uma editora que não vai se preocupar com a situação...

    Pra mudar essa caótica e constante situação, temos que exigir nossos direitos, mesmo que simples... A editora vai continuar socando porcaria em vc porque vc não reclama, sendo assim, nunca vai cobrar de uma gráfica a devida qualidade, devida atenção, etc...

    Afinal de contas, de qual lado vc está? De aceitar tudo e colocar o nariz de palhaço ou ser exigente, cobrar seus direitos e ajudar eles a enxergar seus erros ?

    Novamente frizo aqui, o problema de uma péssima qualidade nacional não é de hoje, estão acostumando com os erros do passado. 

    " Bora "  notificar a editora internacional...

    Isso é verdade. Pior é que o cenário dos boardgames no Brasil precisava de um impulso e divulgação pra trazer mais jogadores pro hobby, e aí chega um impulso mas pro precipício. Vou cancelar minha pré-compra das expansões do Spirit Island enquanto dá tempo. Não sei a dificuldade de abrir umas 2 ou 5 caixas e ver como está a situação da produção, fazer playtest com uma ou duas amostras pra conferir se está tudo certinho.
    Mas já era, é aceitar, sinalizar aqui no fórum que tem coisa errada para ajudar outros jogadores e esperar algum posicionamento, mas exigir mais cuidado com esse nosso hobby tão magnífico. Talvez alguns irão devolver e trazer de fora para quem tiver condição, mas já desanima de pensar que isso pode vir em outros jogos futuros (e super aguardados como o Ark Nova)
    E por fim: nunca mais comprar em pré-venda.

    Exatamente Fabio. Mas o negocio é não apoiar, aceitar é erro...vamos apoiar quem realmente merece e vamos desapoiar quem não merece..
    Desapoiar: peça o cancelamento do seu pedido com o lojista, chega de apoiar produtos com defeito. Produto com defeito tem que ser descartado, substituído e não consertado com gambiarras ! Os responsáveis deverão arcar com as consequências. 
    EQUIPE DE REVISÂO é uma palavra tão importante dentro do hobby que faria muita diferença dentro de uma gráfica, dentro de uma editora, etc..se a gráfica não tem, manda a da editora ir lá inspecionar....fica a dica !

    Ps. Curiosidade: Em graficas da China, as equipes de revisão de lá são tão sérias que o instrumento mais utilizado por lá, é uma LUPA, placa por placa, palavra por palavra, manuais, etc !

    Achei hilário o "caso queira, recorte e cole a imagem abaixo". Olha a audácia desse povo kkkkkkkkkk.
    Como você disse, produto com defeito deve ser ressarcido ou substituído, e ponto. Essa é a única defesa que consumidor tem. Ainda mais com uma empresa que beira o cinismo. E hoje em dia, com o próprio jogo disponivel no TTS, dezenas de jogos sendo lançados, há cada vez menos motivos para tolerar esse tipo de comportamento. 

    3
  • w_walker
    123 mensagens MD
    avatar
    w_walker02/03/23 00:51
    w_walker » 02/03/23 00:51

    LDNP::
    w_walker::Eu sei que o tópico tem o objetivo de organizar os problemas e, consequentemente, trazer más notícias pros compradores (e os que estão no aguardo pra comprar de olho aqui nesse tópico), mas eu também venho aqui contra a maré pra acalmar os ansiosos que estão esperando o jogo chegar pra dizer que ao menos minha cópia do jogo veio de boas.

    A única coisa que ninguém vai escapar são as duas erratas de 1. tile sem impressão e o 2. erro de digitação de um dos mapas.

    O board principal está correto, as cartas estão bem diagramadas, não notei mudança de cor de impressão e o promo veio certo. Por sinal os mapas 9 e 10 são pra vir frente e verso mesmo, conforme é disponibilizado lá fora. Fonte: https://boardgamegeek.com/image/6998774/ark-nova-zoo-map-pack-1


    O único erro que percebi até agora foi o envio de duas cartas de animais a mais (ué?). São as de número 437 e 438. Obviamente isso não problema nenhum pra mim, mas espero que ninguém receba o jogo com elas faltando por causa disso.

    No mais, quase nenhum jogo escapa de errata nas cartas, então vamos torcer pra que isso não tenha acontecido muito no Ark Nova. Só descobriremos com o passar do tempo.

    Tomara que eu tenha resgatado um pouco da empolgação de alguns de vocês. A propósito, esperei a Grok anunciar a chegada oficial do jogo semana passada pra fechar minha pré-venda, então me esquivei de todo o stress da demora.

    Obrigado pelo feedback! 
    Se quiser começar a conferir as cartas ia ser demais! Eu tô esperando minha cópia chegar pra passar o pente fino nas cartas 
    Segue o link para as cartas do jogo onde vc pode conferí-las 
    https://ssimeonoff.github.io/ark-nova
    Abraço e bom jogo

    A Ludopedia poderia diminuir a fonte das citações iguais a essa ou adicionar aqueles "spoiler" box que as minimizam, muito comum em outros fóruns, não é mesmo?


    @LDNP
    Segui sua sugestão e conferi todas as cartas de animais (por enquanto) e não encontrei nenhuma errata. Analisei os ícones, texto de efeito e pontos de Apelo ou outros bônus. Não conferi os nomes flavor dos animais, até porque isso não altera a jogatina e um biólogo faria o trabalho melhor que o meu.

    Eu tenho uma ressalva sobre a habilidade Determinação (ex: #505 Águia de Cabeça Branca) que diz "Após terminar a ação atual, realize uma ação adicional". No inglês está como "realize uma outra ação". Acredito que isso deve ter um impacto muito pequeno no jogo, mas enfim taí pra quem quiser saber.
    Por outro lado, encontrei algumas adições de tradução que ajudam a remover ambiguidade e evitar o FAQ, o que dá indícios de um trabalho de tradução mais dedicado (ou eles receberam um texto de cartas mais atualizado que o disponível na internet kkk). Como assim? Vou dar uns exemplos:

    - A habilidade Hipnose (ex: #475 Naja Indiana) diz que "Após a ação atual, você pode realizar 1 ação de uma carta de ação nos espaços 1, 2 ou 3 do jogador com mais apelo, a menos que seja você" essa adição em itálico não existe em inglês. Cartas de 'take that' não podem targetar você mesmo nesse jogo, entretanto essa poderia dar uma certa vantagem em algumas situações e a carta agora ajuda quem não lembra dessa regra.

    - Habilidade Carniceiro (ex: #490 Monitor de Areia) contém o texto "Embaralhe a pilha de descarte e compre 2 cartas de lá" a adição desse 'de lá' ajuda a remover a ambiguidade porque no texto original em inglês está apenas "Shuffle the discard pile and draw 2 cards" (compre duas cartas), o que poderia fazer com que algum distraído não comprasse da pilha de descartes que acabou de embaralhar (eu sei, mas acontece) ou que entendesse que era pra reembaralhar a pilha no deck.

    @gutolg
    Outra curiosidade além das que você citou é que a carta #405 "Feneco" também tem arte alternativa.
    O que também responde a dúvida do @Googlebee: é o mesmo animal (acho kkk) mas com arte alternativa, essa aí do Feneco em especial achei mais bonitinha a alternativa.

    E pra não parecer que esse post é alguma publicidade pra editora disfarçada, pessoal com o board principal impresso errado (verticais e horizontais) suas cópias vieram com problemas que outras não tem, podem preparar aquele e-mail de reposição que, infelizmente, vai ter que rolar. Mas dá pra jogar o game enquanto isso com seu board normalmente. Aproveitem quando forem pedir a reposição e também acrescentem a reposição das erratas.

    8
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/03/23 02:30
    iuribuscacio » 02/03/23 02:30

    storum::Admiro o brasileiro que mesmo sendo enganado em todos os sentidos, sempre quer dar um " jeitinho " de consertar o erro " constante " dos outros. É o famoso termo para um belo nariz de palhaço conformado ! Nessa realidade e novela entre "enganador e enganado" nunca vai ter fim, pois o enganador nunca vai se preocupar em melhorar seu serviço ou saber onde esta seu erro porque o seu cliente palhaço final aceita tudo, até 1kg de esterco ensacado...

    Sujeito encomenda um bolo caro para aniversário de seu filho e percebe que um lado do referido bolo veio faltando cobertura de chantily, liga na empresa e eles falam para o sujeito comprar uma garrafa de chantily e cobrir a parte faltante..o " palhaço" segue todas as orientações...depois estufa o peito e fala: ufa consertei...


    Sujeito encomenda um bg caro e percebe que o referido jogo veio com problemas no tabuleiro (torto) ou cartas ou tiles, liga na empresa e a referida manda re-imprimir o tile faltante ou colocar 4 tijolos nas pontas do tabuleiro pra desentortar, etc, enfim, o " palhaço " segue todas as orientações.. depois estufa o peito e fala: ufa consertei....

    As 2 hipóteses são a mesma situação, problemas sérios na produção, falta de fiscalização na pós produçao, descaso absoluto por parte da editora, sempre teremos esses problemas porque o " palhaço acostumou a ser um palhaço que aceita tudo e do outro lado uma editora que não vai se preocupar com a situação...

    Pra mudar essa caótica e constante situação, temos que exigir nossos direitos, mesmo que simples... A editora vai continuar socando porcaria em vc porque vc não reclama, sendo assim, nunca vai cobrar de uma gráfica a devida qualidade, devida atenção, etc...

    Afinal de contas, de qual lado vc está? De aceitar tudo e colocar o nariz de palhaço ou ser exigente, cobrar seus direitos e ajudar eles a enxergar seus erros ?

    Novamente frizo aqui, o problema de uma péssima qualidade nacional não é de hoje, estão acostumando com os erros do passado. 

    " Bora "  notificar a editora internacional...

    Caro storum

    Meu amigo, concordo tanto com o que você escreveu, que fiz questão de não cortar nada, nesse meu comentário.

    É exatamente assim que o nosso mercado de board games funciona. E o pior é que parece que é assim que continuará funcionando. As pessoas vão reclamar aqui no Ludopedia, a Grok vai fazer de conta que não é com ela, daqui a pouco as pessoas vão se conformar e entubar tabuleiro empenado, destacável sem corte, carta desenquadrada e com verso descolorindo, e por aí vai. O que as pessoas deveriam fazer é simplesmente cancelar a compra e pegar o dinheiro de volta, nem que fosse para não compactuar com essa verdadeira palhaçada da Grok. Mas, pelo visto nos comentários, quase ninguém vai fazer isso, infelizmente.  

    E como se não bastasse toda essa passividade, quando algumas poucas pessoas se revoltam e tacam nota 1 no jogo, vem uma penca de gente criticar, dizendo que isso não é justo. Justo mesmo é pagar uma baita grana por um jogo, o lançamento atrasar meses, para no final receber um produto todo cagado, a editora ignorar solenemente as reclamações, e ficar por isso mesmo.        

    Claro que cada um tem o direito de fazer o que quiser, com a sua vida e o seu dinheiro, inclusive comprar board games cagados, e ninguém tem nada com isso. Mas no ano que vem, quando a Grok lançar outro jogo e fizer exatamente as mesmas sacanagens que fez com quem comprou o Ark Nova (e se conformou), essas pessoas que aceitaram o jogo do jeito que está e preferiram entubar, ao invés de devolver, também serão responsáveis por isso, mesmo que apenas um pouco, mesmo que por omissão e não por ação. Peço perdão se alguém se sentiu especialmente ofendido por isso, mas essa é a mais pura verdade. Quando alguém compactua com uma coisa errada, e prefere não fazer nada, ao invés de tomar uma atitude, por menor que seja, se essa coisa errada se repetir, a pessoa tem uma parcela de culpa por isso, quer queira quer não. Pelo menos é assim que eu penso.

    Enfim, vida que segue, "simbora" jogar mais um jogo cagado EEEEHHHHH!!!!

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    P.S. Como já me disse uma vez o camarada Bombardium, eu não te dou Palmas, mas sim o Tocantins inteiro! KKKKK

    4
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/03/23 02:49
    iuribuscacio » 02/03/23 02:49

    typerss0::Isso é verdade. Pior é que o cenário dos boardgames no Brasil precisava de um impulso e divulgação pra trazer mais jogadores pro hobby, e aí chega um impulso mas pro precipício. Vou cancelar minha pré-compra das expansões do Spirit Island enquanto dá tempo. Não sei a dificuldade de abrir umas 2 ou 5 caixas e ver como está a situação da produção, fazer playtest com uma ou duas amostras pra conferir se está tudo certinho.
    Mas já era, é aceitar, sinalizar aqui no fórum que tem coisa errada para ajudar outros jogadores e esperar algum posicionamento, mas exigir mais cuidado com esse nosso hobby tão magnífico. Talvez alguns irão devolver e trazer de fora para quem tiver condição, mas já desanima de pensar que isso pode vir em outros jogos futuros (e super aguardados como o Ark Nova)
    E por fim: nunca mais comprar em pré-venda.


    Caros typerss0 e storum

    Você estão estão corretíssimos. 

    O problema é que se a editora não se incomoda em revisar nem os arquivos que são mandados para a gráfica, não é no retorno dos jogos já impressos que ela vai ver se tem algum erro. E para ser sincero, nem tem porque a editora fazer isso. As pessoas que receberam o Ark Nova com defeito simplesmente vão ficar com o jogo defeituoso mesmo, caso a Grok resolva não fazer a reposição.

    Basta ver a quantidade de pessoas, só nesse tópico, que informaram ter recebido o tabuleiro errado com os dois lados iguais, além de outros erros, e quantas delas disseram que não vão aceitar e estão devolvendo o jogo para Grok. E olha que isso é só nesse tópico. Imagina quantos "conformados" mais existem, e que não vieram escrever aqui.

    É por essas e outras que hoje em dia eu fico até com vergonha de dizer que o hobby é legal, e indicar para meus amigos, não-boardgamers. Eu fico sempre com receio de que eles entrem, caiam em uma dessas verdadeiras arapucas que são as pré-vendas e financiamentos coletivos, e acabem passando por uma palhaçada dessas, que foi essa pré-venda do Ark Nova da Grok. Talvez seja melhor deixar as pessoas jogando "WAR" e "Detetive" mesmo. Isso porque, verdade seja dita, pode reclamar o que for de Grow e Estrela, pode descer o sarrafo na qualidade dos componentes, mas você nunca vai ver um "Detetive" com um personagem chamado Coronel Ketchup, nem um "WAR", com um território chamado Japão, no meio do mapa da Europa. E olha que esse são jogos que custam um quarto do preço do Ark Nova.    

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    3
  • gtaouil
    61 mensagens MD
    avatar
    gtaouil02/03/23 06:00
    gtaouil » 02/03/23 06:00

    Não seria interessante mandar e-mail direto pra capstone ? Sera Que um empresa desse porte vai querer continuar se associar com amadores ? Eu fiz minha parte.

    5
  • LDNP
    37 mensagens MD
    avatar
    LDNP02/03/23 06:26
    LDNP » 02/03/23 06:26

    w_walker::
    LDNP::
    w_walker::Eu sei que o tópico tem o objetivo de organizar os problemas e, consequentemente, trazer más notícias pros compradores (e os que estão no aguardo pra comprar de olho aqui nesse tópico), mas eu também venho aqui contra a maré pra acalmar os ansiosos que estão esperando o jogo chegar pra dizer que ao menos minha cópia do jogo veio de boas.

    A única coisa que ninguém vai escapar são as duas erratas de 1. tile sem impressão e o 2. erro de digitação de um dos mapas.

    O board principal está correto, as cartas estão bem diagramadas, não notei mudança de cor de impressão e o promo veio certo. Por sinal os mapas 9 e 10 são pra vir frente e verso mesmo, conforme é disponibilizado lá fora. Fonte: https://boardgamegeek.com/image/6998774/ark-nova-zoo-map-pack-1


    O único erro que percebi até agora foi o envio de duas cartas de animais a mais (ué?). São as de número 437 e 438. Obviamente isso não problema nenhum pra mim, mas espero que ninguém receba o jogo com elas faltando por causa disso.

    No mais, quase nenhum jogo escapa de errata nas cartas, então vamos torcer pra que isso não tenha acontecido muito no Ark Nova. Só descobriremos com o passar do tempo.

    Tomara que eu tenha resgatado um pouco da empolgação de alguns de vocês. A propósito, esperei a Grok anunciar a chegada oficial do jogo semana passada pra fechar minha pré-venda, então me esquivei de todo o stress da demora.

    Obrigado pelo feedback! 
    Se quiser começar a conferir as cartas ia ser demais! Eu tô esperando minha cópia chegar pra passar o pente fino nas cartas 
    Segue o link para as cartas do jogo onde vc pode conferí-las 
    https://ssimeonoff.github.io/ark-nova
    Abraço e bom jogo

    A Ludopedia poderia diminuir a fonte das citações iguais a essa ou adicionar aqueles "spoiler" box que as minimizam, muito comum em outros fóruns, não é mesmo?


    @LDNP
    Segui sua sugestão e conferi todas as cartas de animais (por enquanto) e não encontrei nenhuma errata. Analisei os ícones, texto de efeito e pontos de Apelo ou outros bônus. Não conferi os nomes flavor dos animais, até porque isso não altera a jogatina e um biólogo faria o trabalho melhor que o meu.

    Eu tenho uma ressalva sobre a habilidade Determinação (ex: #505 Águia de Cabeça Branca) que diz "Após terminar a ação atual, realize uma ação adicional". No inglês está como "realize uma outra ação". Acredito que isso deve ter um impacto muito pequeno no jogo, mas enfim taí pra quem quiser saber.
    Por outro lado, encontrei algumas adições de tradução que ajudam a remover ambiguidade e evitar o FAQ, o que dá indícios de um trabalho de tradução mais dedicado (ou eles receberam um texto de cartas mais atualizado que o disponível na internet kkk). Como assim? Vou dar uns exemplos:

    - A habilidade Hipnose (ex: #475 Naja Indiana) diz que "Após a ação atual, você pode realizar 1 ação de uma carta de ação nos espaços 1, 2 ou 3 do jogador com mais apelo, a menos que seja você" essa adição em itálico não existe em inglês. Cartas de 'take that' não podem targetar você mesmo nesse jogo, entretanto essa poderia dar uma certa vantagem em algumas situações e a carta agora ajuda quem não lembra dessa regra.

    - Habilidade Carniceiro (ex: #490 Monitor de Areia) contém o texto "Embaralhe a pilha de descarte e compre 2 cartas de lá" a adição desse 'de lá' ajuda a remover a ambiguidade porque no texto original em inglês está apenas "Shuffle the discard pile and draw 2 cards" (compre duas cartas), o que poderia fazer com que algum distraído não comprasse da pilha de descartes que acabou de embaralhar (eu sei, mas acontece) ou que entendesse que era pra reembaralhar a pilha no deck.

    @gutolg
    Outra curiosidade além das que você citou é que a carta #405 "Feneco" também tem arte alternativa.
    O que também responde a dúvida do @Googlebee: é o mesmo animal (acho kkk) mas com arte alternativa, essa aí do Feneco em especial achei mais bonitinha a alternativa.

    E pra não parecer que esse post é alguma publicidade pra editora disfarçada, pessoal com o board principal impresso errado (verticais e horizontais) suas cópias vieram com problemas que outras não tem, podem preparar aquele e-mail de reposição que, infelizmente, vai ter que rolar. Mas dá pra jogar o game enquanto isso com seu board normalmente. Aproveitem quando forem pedir a reposição e também acrescentem a reposição das erratas.


    Bom saber que no meio de tudo isso pelo menos as traduções foram bem feitas! Muito louco é que a tradução sempre foi o calcanhar de Aquiles dos jogos brasileiros e no caso do Ark Nova a coisa tá sendo ao contrário rsrs...
    Agora só falta conferir 64 cartas de patrocinadores, 32 de projetos e 11 de fim de jogo rsrs...
    Você vai conferir essas também? 
    Obrigado pela força, acho que antes de qualquer contato com a editora é bom compilar todos esses erros! As reclamações parecerem mais consistentes quando são completas e todas iguais.
    Abraço a todos e boa jogatina 

    5
  • typerss0
    23 mensagens MD
    avatar
    typerss002/03/23 08:20
    typerss0 » 02/03/23 08:20

    Infelizmente vou devolver minha cópia, mas creio que será necessário partir pra isso pelo bem do hobby.
    Chato pra caramba, mas paciência.

    4
Responder
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7(current)
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
Ark Nova - Tabuleiro errado.
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.