caye::Hugosan::Mais uma vez, acho impressionante começarem essa discussão dizendo que as empresas cobram caro porquê querem, que podiam cobrar R$ 100,00 por um jogo que lá fora é US$ 50.00, que somos vítimas do sistema capitalista, etc... E o mais legal é que justamente os que dizem essas coisas, são os que geralmente não sabem de nada sobre composição de custo de um produto.
O custo de qualquer produto nesse caso não é baseado apenas na formulinha mágica de [(preço de aquisição + frete) * cotação de dólar]. Aí a empresa tem que pagar a funcionários os salários e benefícios, encargos sociais, despesas de desembaraço aduaneiro, aluguel, energia, água, material de expediente/copa/limpeza, IPTU, Alvará, licença, Bombeiros, pagar as parcelas do empréstimo bancário para investir em estrutura, Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, ICMS pra no final, lá no final mesmo, ficar com o que resta. E ainda vir alguém e dizer que cobra caro porquê fez umas continhas de padeiro usando apenas o custo do produto e o dólar pra dizer que o preço praticado é abusivo.
Francamente, tem muito "entendido" no assunto aqui. Esse pessoal tinha é que aproveitar toda essa "expertise" em baixar custos e abrir uma empresa para distribuir no preço que eles acham que dá pra fazer pra ver quanto tempo durariam no mercado.
Meu caro Hugosan, e o que me diz da Grow então??
Estão trazendo jogos fantásticos a preços ótimos... isso é eficiência meu caro.
Eles pagam tudo isso que você mencionou acima... e uma salva de palma por ela ser competente.
Cara, impossível comprar Grow/Estrela com qualquer outra editora... é como comparar coca cola/pepsi com guaraná paulistinha (é um refrigerante que só vende aqui na minha região, e provavelmente vc nunca ouviu falar).
A grow tem representantes e fabricas no Brasil td, sem falar que são anos e anos vendendo jogos de tabuleiro conhecidos (quem não conhece war, detetive, etc?)... até aqui na minha cidade que é um fim de mundo tem um escritório da grow.
Os produtos são tds feitos aqui mesmo, eles não tem problemas com importação/alfândega/imposto, etc. E mesmo eles sendo tão bons, eles ainda vão ter que vender o Castles of Burgundy por 175 reais (diferentemente do Puerto Rico que foi vendido a 150 no ano passado, e provavelmente irá aumentar).