Perfeito. Assim como você, eu tentei muito gostar de wingspan mas não cheguei a jogar as expansões.
E também não acho ele horrível, mas acho bem fraquinho.
O tema x mecânica dele pra mim é totalmente desconexo, existem muitos temas que encaixariam muito melhores que pássaros. É um jogo quase que de um engine building seco, você não vai se ver criando ou observando pássaros quando seu objetivo é criar uma máquina de pontos, máquina essa que é bem sem graça, não tem tantos combos muito bem encaixados e satisfatórios, sinto um pouquinho mais até o fator sorte em relação à compra de pássaros, as vezes simplesmente, todos os que estão na sua mão e disponíveis para compra, não se encaixam em nada no que você quer fazer, e sabemos que comprar cartas no escuro nunca vem coisa boa, a não ser que tenha sorte.
O final do jogo é sem graça, quando você sente um pouquinho da sua engrenagem funcionando e combando o jogo acaba e pelo menos sempre que joguei, é bem comum todo mundo acabar gastando sua última ou duas últimas ações "botando ovos", simplesmente.
Sinto que no geral, é um jogo que agrada mais pessoas que estão iniciando no hobby ou com pouco tempo nele, até por experiência própria, tanto pelo apelo estético quanto pela sua própria mecânica e formas de pontuar que teoricamente seria uma coisa inédita para esse público. Pode agradar também as pessoas que simplesmente querem jogar algo e conseguem se divertir com quase qualquer jogo, por isso eu não ligaria de jogar wingspan também, eu aceitaria e me divertiria numa boa, mas não que eu goste tanto.
Edit: Não jogaria em mais de 3 pessoas não, pra mim ele não rodaria bem, já joguei em todos os números de jogadores, até em 5 e eu não voltaria a jogar, foi uma experiência horrível. Pra mim wingspan é pra ser um jogo relativamente rápido, com mais pessoas o tempo aumenta bastante até.