difes::o manual nao deixa claro o que ocorre caso o jogador nao consiga pagar a aposta realizada...Assim crie a seguinte regra caso o jogador não consiga pagar a aposta ao deus escolhido seja por sacanagem ou seja porque foi roubado pelo grifo,como punição em vez de receber o favor do deus ele perde o beneficio gratuito do deus em questao,passa a sua vez e é o primeiro jogador a apostar no turno seguinte...Assim se nao conseguir cumprir a aposta de ares perde um soldado,poseidon um barco...
O que voces acham???
Só uma virgula aqui, na verdade não teria como o grifo impedir um jogador de conseguir pagar um deus, porque todos os jogadores pagam ao mesmo tempo, já no fim da fase de leilão. Quando o primeiro jogador começar a realizar as ações todos já vão ter pago (Essa é uma dúvida que apareceu no FAQ do jogo, tem aqui na ludopédia).
Voltando pra pergunta, acho a ideia de colocar as moedas pro leilão na frente do escudo simples e genial. Mas nada contra uma regrinha caseira de que se não conseguir pagar o deus tira em vez de dar o que tinha prometido.