lfbaio::Infelizmente acho que não tem como concertar este problema que citou até porque ainda tem o problema de em uma reta se estiver na marcha 5 (6) para o carro andar mais espaços é necessário jogar uma marcha 3 brecando para voltar a ficar na marcha 5 (6). O que tematicamente não faz sentido e isso vale para o dirt também.
Pois é, para esta questão (também bizarra) da
brecada no meio de uma reta que magicamente faz o carro andar mais, o próprio autor do jogo reconheceu essa bizarrice temática e acatou uma regra da casa que um usuário do
BGG criou, que ficou conhecida como
Red Line. Como o nosso amigo carlosrocca citou, esta regra foi incorporada na última versão do manual do jogo (v1.1) como uma variante oficial, e basicamente ela te permite alternativamente usar os dados vermelhos para forçar o motor e andar mais espaços. Esta questão já foi também discutida em um tópico que cito na descrição deste tópico.
No final das contas esta variante não resolve a questão em 100%, mas melhora bastante porque dá um incentivo para o jogador fazer a escolha mais coerente com o que um piloto faria com seu carro na vida real, que é apenas acelerar o carro ao invés de brecar no meio da reta e depois acelerar de novo. Ao invés de deixar a situação se perder em um mar de indiferença, onde fazer de um jeito ou de outro tanto faz ou até favorece a escolha menos coerente tematicamente falando. E como você disse, essa é só mais uma questão do jogo.
Sobre a questão colocada no exemplo deste tópico, continuo achando que alguma coisa relacionada às cartas de tempo pode resolver tudo isso de uma forma bastante elegante: Quanto mais altas as marchas usadas nos dados, mais tempo economizado você receberá nas cartas, e quanto mais tempo economizado tiver nestas cartas, mais chances terá de ganhar disputas com outros carros (tematicamente você está ligeiramente mais rápido). Isso estimularia o jogador a manter seu carro o mais rápido possível sempre e ao mesmo tempo não impediria o jogador de fazer o movimento bizarro caso quisesse, só não seria tão vantajoso.
Não seria mais um grande tanto faz como é hoje. Com isso o jogador sempre teria uma razão real para querer manter seu carro sempre nas maiores marchas, o que faz todo sentido temático.