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  3. Rallyman: GT
  4. Regra da casa para falha temática no movimento

Regra da casa para falha temática no movimento

Rallyman: GT
  • avatar
    Edlomax12/02/23 11:28
    avatar
    Edlomax
    12/02/23 11:28
    781 mensagens MD

    Em Rallyman GT existe um furo temático na questão de que em algumas situações é mais benéfico andar em marchas baixas de propósito para que o carro alcance uma casa específica no tabuleiro, do que acelerar ele e depois manter a velocidade (o que seria mais coerente do ponto de vista temático).

    Segue um exemplo que aconteceu no gameplay do canal Bravo Jogos, onde aos 53:16 min o carro azul que estava de primeira marcha, manteve a primeira marcha por mais três espaços até começar a acelerar o carro para as marchas maiores. O que é tematicamente bizarro porque nenhum piloto em sã consciência faria isso na vida real, mas no caso deste jogo muitas vezes não faz qualquer diferença e em outras situações, como a deste exemplo, até favorece:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/67fdb_mfsrye.png

    Alguém já tentou fazer alguma regra da casa para diminuir isso e estimular os jogadores a quererem usar ao máximo as marchas mais altas?

    Este tópico está relacionado ao assunto discutido neste outro tópico:
    https://ludopedia.com.br/topico/49123/coerencia-tematica-do-movimento-do-carro-em-uma-reta?id_topico=49123&pagina=2

    Obs: este tópico tem o objetivo de discutir regras da casa.

    Obs 2: o objetivo deste tópico NÃO é discutir se o jogo é ou não um simulador.

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  • Edlomax
    781 mensagens MD
    avatar
    Edlomax12/02/23 11:55
    Edlomax » 12/02/23 11:55

    Pensei em usar um deck de tempo (semelhante ao Rallyman Dirty) e em todos os seus turnos o jogador ganharia um número de cartas de acordo com o maior dado de marcha que usou daquela marcha. Ex. Se a maior marcha usada em seu turno foi a 5ª, e ele andasse três espaços de 5ª marcha (um dado preto e dois brancos) ele ganharia três cartas de ganho de tempo de 5ª marcha. Estas cartas poderiam ser usadas posteriormente para ganhar a prioridade quando estivesse lado a lado com outro carro, comparando-se quem tem mais tempo economizado.

    Não sei se deu pra entender, mas a ideia seria estimular os jogadores a dar sempre prioridade para as maiores marchas, pois assim ganhariam mais tempo economizado e teriam melhores chances em disputas.

    Algo nesse sentido.

    1
  • clebercastilho
    1034 mensagens MD
    avatar
    clebercastilho12/02/23 12:15
    clebercastilho » 12/02/23 12:15

    Apesar da situação ser atípica na vida real, é possível pela mecânica do jogo, que não tem intenção de ser um simulador (no meu ponto de vista).

    O jogador nesse exemplo poderia ter subido a marcha e usado os dados brancos para "esticar" a quinta, terminando o movimento na mesma marcha, o que ficaria mais próximo da realidade.

    1
  • Edlomax
    781 mensagens MD
    avatar
    Edlomax12/02/23 13:03
    Edlomax » 12/02/23 13:03

    clebercastilho::O jogador nesse exemplo poderia ter subido a marcha e usado os dados brancos para "esticar" a quinta, terminando o movimento na mesma marcha, o que ficaria mais próximo da realidade.

    Sim, a ideia do tópico é justamente encontrar uma alternativa para esse tanto faz e dar uma razão mecânica de jogo para que o jogador se sinta estimulado a fazer o que é mais coerente com a vida real.

    A ideia do tópico NÃO é discutir se o jogo é ou não um simulador. Por isso frisei que o objetivo do tópico é discutir regras da casa. Agora até frisei mais a observação.

    Outro ponto é que a situação mais realista para o carro azul neste caso seria ele (que está de 1ª marcha) já começar seu movimento subindo para a 2ª marcha e depois continuar subindo as marchas. Porém se ele fizesse isso terminaria seu movimento um espaço a menos, pois só existem dois dados brancos para manter a 5ª, sendo desfavorecido. O movimento seria mais realístico, mas seria pior para o jogo dele.

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  • maueze
    1437 mensagens MD
    avatar
    maueze12/02/23 18:22
    maueze » 12/02/23 18:22

    Não entendo qual diferença nesse caso aí de usar branco branco 12345 ou 12345 branco branco.

    1
  • Edlomax
    781 mensagens MD
    avatar
    Edlomax12/02/23 19:33
    Edlomax » 12/02/23 19:33

    maueze::Não entendo qual diferença nesse caso aí de usar branco branco 12345 ou 12345 branco branco.

    Nenhuma diferença e é exatamente este o ponto.

    Na vida real nenhum piloto faria b b 1 2 3 4 5 nesta situação porque ficaria um longo tempo acelerando o carro em primeira marcha (imagine o carro pedindo marcha e o piloto mantendo a primeira marcha de propósito), o que faria ele andar muito menos. O esperado seria ir subindo as marchas o mais rápido possível para acelerar o carro o mais rápido possível (2 3 4 5 b b).

    Nenhum piloto na vida real faria 1 2 3 4 5 b b também, pela mesma razão do primeiro caso, pois o carro ainda andaria muito tempo em primeira marcha e portanto o resultado seria um carro ainda andando menos do que poderia.

    Coloco no primeiro post uma possível regra da casa que poderia tratar esta incoerência temática.

    E ressalto mais uma vez que o objetivo do tópico não é discutir se o jogo é ou não um simulador. Por isso a proposta do tópico é discutir sobre regras da casa.

    0
  • maueze
    1437 mensagens MD
    avatar
    maueze12/02/23 20:07
    maueze » 12/02/23 20:07

    Edlomax::
    maueze::Não entendo qual diferença nesse caso aí de usar branco branco 12345 ou 12345 branco branco.

    Nenhuma diferença e é exatamente este o ponto.

    Na vida real nenhum piloto faria b b 1 2 3 4 5 nesta situação porque ficaria um longo tempo acelerando o carro em primeira marcha (imagine o carro pedindo marcha e o piloto mantendo a primeira marcha de propósito), o que faria ele andar muito menos. O esperado seria ir subindo as marchas o mais rápido possível para acelerar o carro o mais rápido possível (2 3 4 5 b b).

    Nenhum piloto na vida real faria 1 2 3 4 5 b b também, pela mesma razão do primeiro caso, pois o carro ainda andaria muito tempo em primeira marcha e portanto o resultado seria um carro ainda andando menos do que poderia.

    Coloco no primeiro post uma possível regra da casa que poderia tratar esta incoerência temática.

    E ressalto mais uma vez que o objetivo do tópico não é discutir se o jogo é ou não um simulador. Por isso a proposta do tópico é discutir sobre regras da casa.

    Regra temática é sempre que for indiferente os dados brancos vão no final, pronto.
    Quanto a começar pela segunda marcha ao invés da primeira ao invés de criar alguma regra apenas assuma que trocar a marcha na rotação correta se ganha tempo, então 123 é mais rápido que 23 só isso.

    0
  • Edlomax
    781 mensagens MD
    avatar
    Edlomax12/02/23 20:35
    Edlomax » 12/02/23 20:35

    maueze::Regra temática é sempre que for indiferente os dados brancos vão no final, pronto.
    Quanto a começar pela segunda marcha ao invés da primeira ao invés de criar alguma regra apenas assuma que trocar a marcha na rotação correta se ganha tempo, então 123 é mais rápido que 23 só isso.

    Não sei se entendi. E também não sei se você entendeu a questão ainda.

    Mas a ação do jogador precisa ter impacto na mecânica cara. Precisa ter diferença mecânica entre fazer a ação de um jeito ou fazer de outro. Senão tanto faz (hoje é assim).

    Andar dois espaços (1 2), não é a mesma coisa que andar três espaços (1 2 3). Na vida real o seu carro andar dois quilômetros não é a mesma coisa que o seu carro andar três quilômetros (só um exemplo).

    0
  • Raitz
    813 mensagens MD
    avatar
    Raitz12/02/23 20:59
    Raitz » 12/02/23 20:59

    maueze::Não entendo qual diferença nesse caso aí de usar branco branco 12345 ou 12345 branco branco.

    A diferença é que o dado branco tem menos alertas /!\ que o dado 5. Desse modo, o jogador pode mover seu carro mais adiante correndo menos risco.

    2
  • Raitz
    813 mensagens MD
    avatar
    Raitz12/02/23 21:10
    Raitz » 12/02/23 21:10

    Minha sugestão de regra da casa é:

    O primeiro dado não pode manter a mesma marcha (exceto se for 5 ou 6).

    Os dados brancos só podem ser posicionados se forem intercalados com pretos na retas.

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