Bom, eu estou acostumados a escrever listas, nunca fiz um tópico falando especificamente de um jogo, então tenham bastante paciência e consideração comigo, pois é de coração.
Gostaria de falar desse jogo que conheci ano passado, mas que infelizmente não alcançou o mínimo para ser financiado no catarse.
Esse jogo é o Small Adventure, do meu amigo Eduardo Santini, o Santz. Um jogo que, como ele mesmo propõe, é "Uma mega aventura, no seu bolso."
Se trata de um RPG clássico para ser jogado solo ou em grupo (máximo 4 jogadores), em que exploramos as clássicas masmorras ou florestas, buscando por tesouros, batalhas e glória!
O material necessário para jogá-lo é muito simples: Apenas os baralhos de floresta e masmorras, dois dados D6, lápis, alguns marcadores para sinalizar mudanças de nível e vida, borracha e papel.
Claro que o charme do jogo são as cartas personalizadas, que contém os desenhos do local que você queira jogar, mas caso você queira levar para algum lugar com os amigos, os baralhos podem servir para jogar os clássicos truco, pife, canastra etc., pois eles contém os naipes das tradicionais cartas.
Cartas com naipes de baralho tradicional e o cenário para a aventura.
No jogo propriamente dito, no modo "Solo" você controla de 1 a 4 heróis, seguindo os níveis e missões de acordo com o livro base. No modo "Cooperativo", 2-4 Jogadores assumem
um herói cada, seguindo os níveis e missões de acordo com o livro base.
Como no clássico RPG, o(s) jogador(es) preenche(m) a ficha do personagem escolhido, com os atributos iniciais.
Escolha o nível do jogo entre 1 a 4, representado pelos naipes das cartas (paus, copas, espadas e ouros, nessa ordem crescente de dificuldade).
Sempre iniciando na carta Ás do naipe escolhido e embaralhando as cartas do mesmo naipe selecionado se inicia a jornada.
O jogador anda pelas casas marcadas nas cartas, em cada número do naipe há uma disposição diferente do que será encontrado lá. Resolvendo a carta atual, mova para a seguinte. Caso não descoberta ainda, revele da pilha embaralhada e continue.
Como saber o que nos espera no novo pavimento? Simples, role o dado e compare o resultado na tabela que vem junto com o livro de regras.
Tudo está lá, muito bem explicado e descrito.
Tesouros, armadilhas, armamento, portais, inimigos, chefes mortais, caminhos alternativos, notícias boas, fardos, conselhos, traições, tudo depende do resultado dos dados ao encontrar nova sala.
O jogo é muito simples, mas nos leva a uma experiência incrível daquela saudosa sensação de jogar um RPG com os amigos. Hoje com o tempo corrido eu vejo esse jogo como uma boa alternativa para quem ainda gosta, mas não consegue tirar tanto tempo para jogar os clássicos, com pilhas e pilhas de livros, suplementos etc.
Jogo mais completo, com os stands de personagens e monstros, cartões dos personagens, baralhos, fichas de personagens e dados para os que apoiarem com valores superiores.
O jogo voltou esse ano para o catarse e apesar de dessa vez ele ter entrado como meta flexível, já conquistou o financiamento, o que é uma ótima notícia.
Os valores dos apoios estão bem acessíveis (a partir de R$39,00). Lá você decide se você receberá somente os PDFs com tudo que precisa, ou se quer receber todo material impresso.
Ainda há 15 dias para terminar o tempo desse financiamento, então acho que dá tempo de todos vocês apoiarem.
O Eduardo já prometeu que ele liberará o quinto personagem (lobisomen), que era exclusivo somente para os que apoiaram em janeiro, para todos. Além disso, ele disponibilizou 4 mapas de mundo aberto para além das aventuras das cartas que vai dar muito mais tempo de jogo e rejogabilidade, além da meta de 55k baixou para 22k, liberando automaticamente para todos que já adquiriram.
Metas desbloqueadas pelo autor
O autor disponibilizou um quickplay para quem quiser testar uma aventura rápida:
Enfim, acredito está bem convidativo esse jogo, achei incrível e acredito que vale muito a pena esse financiamento.
Vou deixar alguns links de vídeos que mostram melhor o jogo:
Espero que tenham gostado dessa pequena e humilde análise/ propaganda. Lembrando que eu não estou ganhando nada com isso, só achei que valia a pena que esse jogo fosse mais divulgado. Eu mesmo vou comprá-lo pelo FC.