Entao, sobre o Horseless Carriage:
Como é típico dos jogos da Splotter, tem uma grande curva de aprendizado que demora várias partidas para sacar melhor a estratégia.
Também como é típico de varios jogos da Splotter, depende da interacao dos jogadores para brilhar.
Finalmente, mantendo o padrão da Splotter, geralmente 4 é o sweet spot exceto se considerar o fator tempo, que aí dependendo do jogador, 3p pode ser melhor. Por exemplo: Antiquity, Roads and Boats, Indonesia prefiro com 3. Great Zimbabwe com certeza com 4. Food Chain fico na duvida, depende da mesa.
Sobre o Horseless, achei um jogo muito bom, nao decepcionou, EMBORA foi na configuracao mais simples e introdutoria: 3 jogadores e nao usamos caminhoes e carros esportes. Entao com certeza nao tenho como ter uma opiniao definitiva do jogo, mas a impressao inicial foi bem boa.
Apesar de ser injusto comparar com Food Chain por conhecer melhor o FCM (e a expansao), considero o Food Mais jogo, mas o Horseless me parece bem menos punitivo no sentido de perdoar errros iniciais, o que pode agradar. Foi uma partida apertada: 139 x 131 x 128 dinheiro (se nao me engano).
Em contrapartida, é um jogo mais intuitivo e menos brain-burn (apesar de mal arranharmos a estratégia) em relação ao FCM. Curti muito a construcao de sua fabrica na montagem de tiles e como voce maximiza seus requisitos (especificacoes) de venda, aumenta sua capacidade de pesquisa, prioridade de iniciativa, producao total de carros, alcance de vendas o mapa , enquanto é limitado pelo espaço da sua cartela (que aumenta gradativamente) e sua capacidade de tecnologia.
Gostei bastante de como faz o planejamento de suas vendas na rodada e na proxima e como voce manipula a entrada de clientes no mercado, a faixa de valor de preço dos carros. Determinar que requisito será o novo hit do mercado no ano seguinte também ficou muito bem sacado.
Falta agora jogar com mercados adicionais de carros-esporte e caminhoes, dando mais opcoes de venda e linhas alternativas de montagem de carros.
O jogo terminou no 7o e ultimo ano (rodada) mas poderia terminado uma rodada antes se escolhessemos cartas um pouco diferentes, mas se jogadores tivesse mais interesse em acelerar o fim da partida, imagino que o termino no 5o ano seja viavel.
Agora jogar em breve uma nova partida com todos os carros, imagino que abra um brlo leque de opcoes estratégicas.
EDIT: me perguntaram que nota *inicial* eu daria para o Horseless. Eu estimaria uma nota 7.75 com rigor, com chance muito baixa de cair para 7.5, mas com chance bem alta de chegar a 8, possivelmente chegar a 8.5, mas ficaria surpreso se subisse mais que isso. Porém, jogos da Splotter tradicionalmente começam mais baixo no meu ranking e sobem gradativamente (vide o Antiquity, que está no meu top10 há anos). Como comparacao, eu estimaria hoje que o Food Chain COM a expansao (que é maravilhosa e acrescenta muito ao jogo básico) eu daria uma nota 9. E isto porque jogos economicos nao são muito a minha praia, entao alguns podem achar que estou sendo duro demais na estimativa.