Lramires::Entendi, isso explica a primeira parte do "Esclarecimento" no manual, mas e o a outra parte que diz 'pode ser diferente da cidade escolhida para concessão de moedas' ???
Quê concessão de moedas? Moedas de quem? Está se referindo a qual efeito?
Vamos lá. Vamos supor que no início da terceira era a Guilda dos Magistrados esteja disponível para construção. Nessa partida hipotética, você possui 4 cartas azuis e o seu adversário possui 2. A construção da guilda irá dar IMEDIATAMENTE 4 moedas para o jogador que a construir, pois são contadas sempre as cartas azuis do jogador que possui a maior quantidade de cartas. Estas moedas são provenientes do banco, assim como são todos os ganhos de moeda dentro do jogo.
A partida seguiu, e no final do jogo você continua com as 4 cartas azuis e o seu adversário agora possui 6 cartas dessa cor. No final do jogo, a Guilda dos Magistrados irá dar 6 pontos de vitória para o jogador que a construiu. Note que a cidade utilizada para contagem das moedas foi diferente da cidade utilizada para contagem dos pontos, uma vez que estes bônus ocorreram em momentos diferentes da partida. Isso vale para todas as Guildas com esta característica, embora cada uma monetize e pontue um aspecto diferente do jogo.
EDIT: A Guilda dos Construtores e a Guilda dos Agiotas não dão moedas quando são construídas, apenas pontos no final da partida. Estes pontos são contados sempre com base na cidade que possui a maior quantidade de maravilhas construídas ou maior quantidade de moedas, respectivamente.
Recomendo que você jogue uma partida online no BGA para entender direitinho o funcionamento tanto da construção das maravilhas quanto das pontuações do final do jogo.