Uma análise feita por Jonathan Schindler do islaythedragon.com traduzida a partir do link: https://boardgamegeek.com/thread/1491632/peace-thereof-shall-ye-have-peace-islaythedragon-r

Você é um planejador de cidades contratado para colaborar simultaneamente em duas cidades. Você quer organizar as cidades perfeitamente para que haja diversidade suficiente para que as pessoas queiram viver lá, mas também tenha comércio e indústria suficientes e para que a cidade seja rentável. Você quer que as pessoas sejam felizes.
Mas acima de tudo, você quer a pequena notoriedade oferecida para planejadores de cidades. Afinal de contas, enquanto você está trabalhando com parceiros, você quer que seu nome venha em primeiro lugar em qualquer documentação liberada pela prefeitura.
Você pode trabalhar eficazmente com os outros e, ao mesmo tempo, alcançar seus próprios interesses? Descubra em Between Two Cities!
Como funciona
Between Two Cities é um jogo tile-drafting / construção-de-cidade de três a sete jogadores (jogáveis com um ou dois jogadores com variantes). Cada jogador trabalha com o jogador à direita e o jogador à esquerda para criar duas cidades que são uma perfeita grade 4 × 4. No final do jogo, o jogador cuja cidade de menor pontuação for a maior se torna vitorioso.
Para começar o jogo, os jogadores decidem o seu lugar na mesa. Depois, cada jogador compra sete tiles de cidade, e um símbolo da cidade é colocado entre cada jogador para marcar as cidades no jogo. Um token de correspondência para cada cidade é colocado perto do placar.
Between Two Cities setup para quatro jogadores
Na primeira e terceira rodada, os jogadores irão escolher duas peças de sua mão, passando os tiles restantes para o jogador seguinte (à esquerda na primeira rodada, à direita na terceira rodada). Os tiles representam diferentes edifícios na cidade, cada um dos quais pontuam diferente: lojas, fábricas, bares, escritórios, parques e casas. Quando todos os jogadores estiverem escolhidos os tiles, eles os revelam. Cada jogador deve colocar uma tile escolhida na cidade à sua esquerda e uma tile na cidade à sua direita. Os jogadores podem discutir com seus parceiros para determinar quais tiles vai para onde.
Na segunda rodada, os jogadores recebem três tiles duplex de dois prédios cada um. Eles escolhem dois e descartar o terceiro, e inserem um para a cidade à sua esquerda e outro para a cidade à sua direita.
Between Two Cities vem com uma ajuda para cada jogador. A ajuda é um grande lembrete para as condições de pontuação.
Uma vez que a terceira rodada é concluída, os jogadores marcam suas cidades no placar incluído. O jogador cuja cidade de menor pontuação é maior do que cidades de menor pontuação dos outros jogadores ganha o jogo. Se houver um empate, os jogadores empatados comparam a sua cidade de maior pontuação, e quem for a maior sairá com a vitória.
Nota: Estas são as regras para 3-7 jogadores. Between Two Cities inclui componentes e regras separadas para um jogo solo e uma variante de um jogo de dois jogadores.
Construção de Constantinopla, ou Destruindo Roma?
Eu imagino que a criação de um jogo de drafting seja difícil nos dias de hoje, pelo menos se você quer ser notado. 7 Wonders trouxe o drafting do quarto dos fundos da loja de jogos de mesa para a sala de jantar da minha mãe, e depois de ganhar seu Kennerspiel des Jahres, ele permanece como referência. Será que realmente precisamos de outro jogo de drafting?
Eu continuo sendo surpreendido que a resposta a esta pergunta é sim. E no caso de Between Two Cities, a resposta é um sonoro absolutamente.
Há seis tiles de construção diferentes em Between Two Cities, cada qual marca pontos um pouco diferente.
Between Two Cities tem várias características que são familiares, mas também tem algumas novidades inteligentes que o tornam distinto. Primeiro, o familiar. Há seis peças diferentes no jogo, e cada um tem uma condição de pontuação diferente. No entanto, ao contrário de outros jogos complexos (como 7 Wonders), não há uma grande quantidade de símbolos para aprender. Cada tile de fábrica comporta-se como qualquer outro tile de fábrica, cada loja é uma loja, e assim por diante. Portanto, há pouca complexidade nas regras, embora tenha seis oportunidades de pontuação distintas. Os jogadores podem escolher tiles de uma mão individual que será repassado para o próximo jogador. Isso também é familiar, embora aqui há o porém de que a pessoa que você vai passar os tiles está trabalhando com você. Ou quase isso.
Veja! Ele ainda diz nas regras: este jogo é para ser colaborativo.
Between Two Cities tem uma sensação muito diferente de outros jogos de draft. Ou seja, há um espírito de colaboração aqui que está ausente nos jogos mais competitivos. Between Two Cities não é cooperativa em que os jogadores ganham ou perdem juntos. Eles só querem ajudar os seus parceiros na medida em que ajuda a si mesmos, mas ajudando-se é um poderoso motivador no jogo. Nós vimos o sistema "mais alto menor" de pontuação antes em jogos como o Tigris e Eufrates e Ingenious, mas funciona especialmente bem aqui para manter os jogadores de trabalhar em uma cidade incrível e a outra uma favela. Porque os jogadores vencem por sua cidade de menor pontuação, eles têm um incentivo para trabalhar igualmente para a prosperidade de ambas as cidades. Fazendo uma cidade que marca toneladas de pontos não é tão útil como fazendo duas cidades modestas. Devido a isto, os resultados do jogo são frequentemente apertados, normalmente numa faixa de dez pontos do primeiro para o último lugar. Alguns jogadores podem ver isso como um sinal de que as decisões do jogador não importa. Vejo isso como o charme colaborativo do jogo. Mesmo os jogadores em último lugar normalmente não se sente como se tivesse falhado; em vez disso, eles se sentem estimulados para tentar novamente.

Between Two Cities vem com cartas para ajudar os jogadores a determinar a ordem de sentar na mesa. Esta é uma grande ideia e atua como uma espécie de quebra-gelo. Algumas dessas idéias são melhores do que outros, mas parabéns para a editora por incluí-las.
Ao incentivar a colaboração, Between Two Cities incentiva a discussão, que também permite a brincadeira espontânea que eleva os boardgames acima de alguns passatempos mais solitários. O jogo é descontraído, por isso, permite os jogadores para fazer outras coisas do que simplesmente concentrar-se nas regras. Em um jogo, meu cunhado e eu estávamos construindo uma cidade cheia de fábricas, deixando de lado outros tipos de tile. Minha esposa olhou e chamou-lhe Pottersville, o que me fez rir, e nós tentamos incluir o resto da mesa na brincadeira. Eles olharam para nós com curiosidade e, através dessa troca, nós aprendemos que os outros membros da minha família não gostam do filme Uma vida maravilhosa. (Eu ainda encontrei maneiras de terminar o jogo e aceitá-los como família, apesar desta lacuna evidente.) O que eu quero chegar com isto é que o jogo oferece muitas oportunidades de descobrir coisas sobre os outros na mesa. As cartas de ordem de assento que vêm com o jogo ainda provam isso e são uma boa adição, quase servindo como um quebra-gelo antes do jogo.

Minha cidade após rodada 2. Eu encontrei um lugar para essas tiles duplex, mas não foi fácil.
Between Two Cities é novo na medida em que é colaborativo; sua natureza espacial é outra fonte de novidade. Onde os jogadores colocam suas tiles influencia na pontuação. Isso ja foi feito antes em um jogo de drafting ( Among the Stars ), mas, novamente, aqui o conceito é simplificado: em vez de ter um poder especial em cada tile, o que exige uma regra mais detalhada e expressões mais confusas, os tiles sempre interagem com outros tiles da mesma forma aqui. Casas sempre valem a menos pontos adjacentes às fábricas, escritórios sempre vale mais quando eles estão em algum lugar para ir em intervalos e parques valem mais quando eles são grandes o suficiente para permitir que as pessoas desfrutem da natureza (mas não tão grande a ponto de ocupar um valioso espaço imobiliário na cidade). Não são apenas a simples regras de adjacência; elas fazem sentido dentro da história temática do jogo, o que faz lembrar as regras mais facilmente. Desta forma, eu achei as notas temáticas no manual úteis e sempre as menciono enquanto ensino.

Os tokens de cidade. As formas personalizadas estão acima e além,
embora o Taj Mahal (roxo) seja um pouco desconcertante para o meu olho.
O quebra-cabeça espacial é mais interessante do que apenas regras de adjacência. A cidade acabada tem de ser uma grade 4 × 4, porisso os jogadores devem visualizar o modelo final da cidade que querem ao mesmo tempo, lidar com a realidade de que as tiles que eles querem pode não vir a sua mão, ou pode não vir o seu caminho na ordem que eles precisam. Uma tile colocada é uma tile de jogo para que os jogadores têm de se adaptar constantemente os seus planos para o drafting, e que os jogadores achavam que seria o canto da cidade pode se tornar o centro da cidade como o jogo progride. Um dos lances interessantes de Gold Ahoy era a paisagem mudando enquanto do decorrer do jogo. Você obtém o mesmo sentimento em Between Two Cities, mas a mecânica subjacente do jogo são muito mais interessante para mim. Você também têm de lidar com o drafting em que, quando você pode ter em mente onde você quer suas tiles para ir, isso pode mudar de acordo com o que seus vizinhos escolherem. Houve muitos momentos em que eu tive que ajustar a minha estratégia baseada na colaboração, porque não havia espaço para uma fábrica em uma cidade guardada por uma casa.

As tiles duplex. Estas introduzem a novidade mais legal para o jogo.
Elas são uma idéia tão fascinante.
Elas quebram o fluxo regular do jogo e realmente é uma mudança no jogo.
Between Two Cities tira o máximo do quebra-cabeça espacial através da introdução de mais uma novidade muito legal: tiles duplex. Tiles duplex são um exercício na tomada de decisão. Em cada jogo duas destas tiles serão adicionados a cada cidade, e a pergunta inevitável a cada jogo é "E se uma tile duplex não se encaixa?" Minha resposta é sempre "É impossível dela não se encaixar - você só pode não gostar onde teve de colocá-los ". A razão para isto é que cada tie duplex tem uma orientação horizontal e vertical, que não pode ser alterada. Enquanto isto é, ocasionalmente frustrante quando você não for dada uma escolha, é sempre fascinante. As tiles duplex também esticam o espírito colaborativo do jogo como cada jogador pesa para a atribuição de uma tile para a cidade. Você raramente vai conseguir tudo o que quiser, tiles certos, na ordem certa, na orientação certa, para isso você tem que decidir o que você vai renunciar e que vai proporcionar o maior bem para a cidade. Esta é uma chamada de julgamento, e há obviamente espaço para desacordo entre os parceiros.

O placar. Neste jogo, o jogador que estava sentado entre a cidade Coliseu e da cidade Gateway Arch venceu
porque ele teve a maior cidade mais baixa (Coliseu).
Para um jogo que de anuncia jogar com até sete jogadores, é notavelmente a pouca variação no tempo de jogo em pequenos jogos ou grandes. Depois que os jogadores sabem o que estão fazendo, um jogo completo pode ser jogado em 15-20 minutos. A primeira vez que eu joguei o jogo, eu ensinei as regras para sete jogadores novos no intervalo do almoço, e fomos capazes de aprender as regras, fazer o setup e jogar duas vezes todos confortavelmente dentro de uma hora. Penso que esta é uma das maiores forças do jogo: é bastante versátil, enquanto continuam sendo um jogo interessante o suficiente para querer jogar denovo. Não há muitos outros jogos que eu posso dizer isso sobre. Até 7 Wonders tem seus haters. Um deles estava nesse grupo de almoço, e enquanto ele detonava 7 Wonders, ele gostava muito do quebra-cabeça espacial colaborativo que Between Two Cities oferece. Estou emocionado de ter um jogo como este, que parece ser a chave certa para muitos, se não a maioria, fechaduras.
Pelo menos quando se trata de jogos rápidos. Eu não acho que todos vão adorar Between Two Cities porque as variedades de tiles são sempre os mesmos e sorte do draft pode definitivamente dificultar o seu progresso. E, embora seja mais simples do que 7 Wonders, também carece de profundidade na comparação. Eu também acho que o jogo é mais interessante no seu número máximo de jogadores, mas é ainda divertimento em números mais baixos. Eu não vejo isso como desvantagem, especialmente em um jogo tão rápido.
Os tiles na caixa, pronto para seu draft.
(Eu peguei um saco de pano de outro jogo, mas gostaria que tivesse vindo de fábrica.)
Os componentes Between Two Cities são excelentes, em sua maior parte. As tiles são resistentes, como o tabuleiro de jogo, e eu gostei de ter um modo solo e cartas de ordem de assento incluídas. Eu ouvi alguns se queixam de que a arte é monótona, mas eu gosto. É atraente para olhar para a cidade que você construiu no final do jogo, e a arte não distrair enquanto você está jogando. A iconografia é bem concebido, e as ajudas de pontuação são uma inclusão bem-vinda para fins de ensino. Os tokens de cidade são agradáveis, embora o meu grupo teve problemas para entender o que alguns deles deveriam representar. (O token do Taj Mahal nos deixou particularmente perplexos.) O placar é bom, e eu gosto disso é dupla face (um caminho pontuação serpenteante e uma tipo "máquina de escrever"), mas pela minha parte, eu teria preferido um scorepad, mesmo embora eu entenda que faz mais sentido na fabricação para incluir um board. Eu também desejaria que o jogo tivesse incluído um saco para os tiles, como é um pouco chato para virar a face para baixo na caixa de tiles antes do jogo começar. Algumas tiles começaram a mostrar desgaste e descascar, mas a grande maioria deles ainda são perfeitamente intacta após quase vinte partidas, e há apenas seis variedades, assim ter tiles "marcados" não é uma grande coisa. Tudo dito, este é um excelente pacote, vale bem o preço.

Cartas para o modo solo vêm de fábrica com o jogo. O jogo solo é muito divertido de jogar e difícil de vencer.
Between Two Cities inclui um jogo solo e uma variante de dois jogadores no pacote. Eu não tenho jogado o jogo para dois jogadores, mas eu joguei o jogo solo várias vezes. É excelente. As regras gerais e configuração são simples, mas o quebra-cabeça que o jogo oferece é muito gratificante, especialmente porque os jogadores automatizados têm a vantagem de sempre receber todos os pontos para a sua cria. É difícil de bater os adversários robôs. (Eu jogo os jogadores automatizados em um campo uniforme, sem nenhuma deficiência em qualquer direção, mas você pode subtrair pontos a partir de qualquer pontuação para tornar mais fácil / mais difícil como você vê o ajuste.) Between Two Cities requer mais espaço do que jogos solos pequeno como Friday ou Onirim , mas não tanto espaço como, por exemplo, Robinson Crusoe ou Mousquetaires du Roy du. Eu pretendia apenas tentar algumas rodadas do jogo solo para os propósitos desta revisão, mas eu descobri que eu continuava voltando a ele para tentar novamente (e ainda se divertir).

Minha cidade final. É satisfatório observar o seu trabalho no final do jogo.
Essa tem sido a resposta consistente para Between Two Cities. É simples de aprender e rápido para jogar e tem a qualidade viciante de um candidato Spiel des Jahres. A jogabilidade é colaborativo e consegue abrir a mesa para discussão. Eu não acho que este jogo é tão estrategico quanto 7 Wonders, mas também é muito menos complexo, e introduz algumas novidades inteligentes. Há definitivamente um lugar para ele em minha coleção. Between Two Cities é um sucesso, com minha família, com meus amigos, e comigo.