henriquelvb::Eu joguei muito mais em 2p seja com ou sem laboratório, mas gosto do laboratório pq dá a chance dos outros jogadores colaborarem com ações do laboratório e não fica tão dependente de uma pessoa com 5 cartas. Equilibrar ação do laboratório e controle do mapa é essencial. Acho que tem mais cartas pq tem bastante ação pra fazer e o base com 4p achei mais puxado do que com 2. Eu só jogo com laboratório + virulenta.
Legal seu relato, e também concordo que esse jogo é mais difícil com mais gente. As únicas partidas que ganhei até hoje foram em dois jogadores e mesmo assim com somente quatro Epidemias. Jogando com as regras rigorosamente corretas como fazemos questão de jogar aqui, não consigo ver necessidade de incluir mais cartas de Epidemia, principalmente se for com mais de dois jogadores. É incrível como esse jogo é difícil e senti que o Desafio do Laboratório torna ainda mais difícil! Rs
Aqui também não gostamos da ideia de jogar com mais de um personagem como alguns fazem.
Eu estive lendo alguns relatos no fórum do BGG e lá os próprios designers explicam que esse aumento no número de Eventos com mais jogadores é justamente para o que você falou: fazer o Baralho de Jogador durar mais porque tem mais ações para fazer. Além de os próprios eventos em si fornecerem ótimos poderes para controlar melhor o jogo.
Essa variação no número de cartas é para reequilibrar mesmo.
E na minha conclusão, o jogo base puro é desequilibrado mesmo, no sentido de o nível de dificuldade ser ligeiramente diferente dependendo da contagem de jogadores. Ainda assim um jogo maravilhoso e eterno para mim.