Como autor do cenário CEO, a minha opinião é um pouco enviesada
.
Primeiro, sim, dependendo do cenario a sorte das cartas pode influir mais ou menos, especialmente aqueles que tem uma urgencia maior de tempo, como Hermes.
Porem, recomendo que nunca espere demais a configuracao ideal de cartas. Às vezes, pode ser melhor abrir mao daquele propulsor/robonauta que depende de um gerador pulsado e pensar numa alternativa. Lembre-se que quanto melhor conhecer os baralhos mais opções de configuração substituta saberá e menos à mercê do baralho ficará.
Sobre os cenarios:
V2 Corrida para Saturno: se conseguir envolver industrializacao e uma propulsao mais eficiente, pode ser uma. Mas como o cenario nao tem limite fixo de rodadas, depende da capacidade de planejamento e estratégia dos jogadore, logo pode ficar demasiadamente longo e "culparem" o jogo.
V3 Grand Tour: Nao recomendo, pois industrializacao nao é sequer pontuavel nesse horario
V4 Altruismo: Se topar cooperativo e voce tiver um jogador disposto a conhecer (e quebrar a cara) sobre High Frontier, pode ser uma boa para dois jogadores a se familiarizarem. Comece com 4 discos de idade avançada e tente obter 40 VP (se solo) ou 30 VP (para cada jogador)
V5 Hermes: eu nao curto muito pela urgencia do cenario e o impacto das cartas.
V6 CEO: Bem, é o meu preferido
.
V7 e V8: Bios: nunca joguei. Mas nao recomendo por ser exotico e diferente demais do modo basico.
V9, V10 e V12 Sirenas, Gigante vermelha e Panspermia Tenho muita curiosidade de testar, mas até hoje nao consegui porque jogo multiplayer pouquissimas vezes por ano e em solo acabo montando o CEO. Também nao recomendo para se familiarizar com HF por ter regras diferentes demais da padrão.
V11: Diamantes para todos: Nao joguei.