Post original: https://www.boardseyeview.net/post/factions-of-sol
Projetado por Elam Blackwell e publicado pela Mark IV Games,
Factions of Sol se passa em uma linha do tempo alternativa onde a viagem espacial e, significativamente, sua exploração começaram na década de 1920. Os jogadores estão competindo para acumular o maior número de pontos de vitória (VP) para herdar o império econômico que parece funcionar como uma Amazon interplanetária.
O jogo é jogado em uma representação bidimensional do sistema solar, onde cada planeta se move no sentido anti-horário ao redor do sol em sua própria órbita circular. Isso significa que os planetas variam em suas posições relativas ao longo do jogo, criando um tabuleiro de jogo dinâmico.
Cada um dos 2 a 4 jogadores controla uma nave espacial que se move entre os planetas para coletar recursos e acumular maneiras de marcar Pontos e, como você pode esperar, o movimento da nave espacial exige energia. As viagens espaciais, no entanto, são consideradas para entupir o espaço com detritos e destroços, representados pelo descarregamento da energia gasta no setor para o qual você se move. Isso dá origem à mecânica fascinante do jogo, segundo a qual o custo de movimento em um setor é a energia já existente naquele setor +1. O custo do movimento aumenta exponencialmente! Como sua nave inicialmente não pode conter mais de 16 de energia, é facilmente possível ficar encalhada. O jogo permite que os jogadores teletransportem sua nave de volta para Mercúrio, onde a energia está disponível gratuitamente, mas ao custo de -20 PV!

Cada planeta oferece uma ação diferente. Você pode reabastecer em Mercúrio. Em Vênus, você pode ganhar cartas de exploração; na verdade, tripulação que pode ser usada para explorar exoplanetas. A Terra permite que os jogadores votem e escolham entre as duas opções de mudança de regra em uma carta de Evento, e também se beneficiem dos recursos oferecidos por aquela carta. Marte permite que os jogadores queimem dois recursos para comprar uma peça de melhoria. Você vai querer coletá-las tanto pelo VP que fornecem quanto a permissão de ativação das habilidades especiais únicas de sua facção. O cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter oferece a oportunidade de minerar recursos. Júpiter oferece exoplanetas que lhe dão VP se você tiver tripulação para atender aos requisitos de exploração. Você pode pegar objetivos secretos de pontuação de VP em Saturno e cartas de tecnologia em Urano. Viaje até Netuno e você pode pegar pesquisa: uma espécie de mergulho na sorte de cartas que imitam as funções disponíveis em outros planetas.

Durante o jogo, você encontrará jogadores usando transporte de matéria, buracos de minhoca e até mecânica temporal para transpor posições planetárias; tudo isso pode atrapalhar os planos cuidadosamente calculados de outros jogadores. Mas isso, claro, faz parte da diversão desse jogo, seguindo a nobre tradição de
Cosmic Encounter. Se o seu jogo corresponder ao padrão da maioria das nossas partidas aqui no Board's Eye View, você começará de forma bastante cerebral, planejando cuidadosamente seu movimento para otimizar sua energia finita, mas depois de alguns turnos, os vários poderes assimétricos de facção dos jogadores acabam com os planejamentos, tudo muda e você percebe que este é um jogo para ser saboreado por seu caos criativo.
Jogamos aqui no Board's Eye View um protótipo de pré-visualização de
Factions of Sol antes de seu lançamento no Kickstarter. O jogo incluirá uma IA para facilitar o jogo solo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.