andrenatam::Fica minha indignação com a Mosaico, principalmente, e com a ION por ser conivente. Ainda estou estudando reclamar lá com eles, mas acredito que não deva dar em nada.
Aguardo o comentário de todos, principalmente de outros apoiadores. Juntos, somos fortes.
Abraços a todos!
RafaelG76:: Compartilho contigo o mesmo sentimento quando vi o valor do jogo nas lojas e que não há diferença para o KS. Achei uma palhaçada.
Caros andrenatam RafaelG76
Infelizmente nem dá vontade mais de escrever a respeito do péssimo trabalho que algumas editoras nacionais de board game fazem.
A Mosaico demorou anos com o High Fronteira 4 ALL, nunca deu uma satisfação decente para seus apoiadores, e muita gente simplesmente não está nem aí com esse péssimo tratamento.
Recentemente a MeppleBR lançou o Eclipse, que custou R$ 1.200,00, mas veio com erro de impressão em alguns tiles, a empresa disse que ia mandar alguns adesivos e, por incrível que pareça, uma quantidade grande de pessoas veio aqui dizer que isso está a ótimo e que não há problema algum, com base no já tradicional "não atrapalha a jogabilidade".
Além disso, sempre vai aparecer alguém para dizer, o "o dinheiro é meu e eu faço o que eu quiser com ele, se eu quiser rasgar, jogar fora, ou comprar jogos defeituosos, o problema é meu". Claro que ninguém contesta isso, mas também é preciso que a pessoa tenha a consciência que esse tipo de comportamento é um dos principais motivos, pelos quais os jogos continuam sendo produzidos com defeito e pelas editoras tratarem tão mal os seus apoiadores.
Isso só vai mudar, a hora que as pessoas começarem a preferir abrir mão dos jogos que querem muito, do que apoiarem editoras que produzem jogos com defeito, ou que sacaneiam seus apoiadores, como a Mosaico fez com você em relação ao frete. O problema é que isso é tão improvável, quanto esperar que o povo brasileiro comece a votar com mais consciência e a brigar por seus direitos. Nós brasileiros não fazemos isso em relação a assuntos importantes, como saúde, educação, segurança, transporte público e etc, então não é em relação a board games que agiremos assim.
Se ninguém participasse dos três próximos financiamentos da Mosaico, por conta do que aconteceu com o High Fronteira 4 ALL, rapidinho a empresa entraria nos eixos. Mas se a Mosaico anunciar amanhã o financiamento de um Campeões de Migard, o da terceira edição do Betrayal at House on The Hill, mesmo sabendo que o jogo pode demorar uns cinco anos para chegar, e que sairá pelo mesmo preço da loja, imediatamente isso iria gera um enorme rebuliço e todo mundo ia correndo apoiar a Mosaico.
Infelizmente, nós, enquanto comunidade somos tratados com todo esse desrespeito, porque, concordamos, ou pelo menos nos sujeitamos a isso, e não fazemos absolutamente nada para mudar essa situação. É deprimente, mas é a nossa realidade, e cada vez mais me parece que isso continuará assim por um longo tempo.
Claro que, por outro lado, sempre é possível, acreditar na conversa e nas justificativas da Mosaico...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Se as editoras de board games fossem a única concessionária do Brasil que vendesse o Jaguar, e fizessem a mesma coisa que elas fazem com board games, elas não durariam um mês. Isso porque ninguém aceitaria pagar caro por um carro e demorar um ano para recebê-lo, ou recebê-lo com o banco rasgado, ou colado com um adesivo, porque isso não impede que se dirija o carro.
Agora com board games...