Cico::Existe uma discussão extremamente infrutífera sobre construção de motor ser ou não mecânica de jogo. Seria estratégia, sensação, mecânica?
O BGG e a biblia (Geoff Engelstein’s “Building Blocks of Tabletop Game Design: An Encyclopedia of Mechanisms”) não consideram como mecânica
Se for analisar o que é um motor que você constroi na maioria dos jogos, você vai encontrar algo que é indiscutivelmente um mecanismo (table building na maior parte dos seus exemplos). Mas dificilmente você consegue identificar algo “mecânico” que unifica esses exemplos que você listou.
Olha como é uma discussão que tende ao infinito:
https://www.boardgameatlas.com/forum/LWIwjqAlBn/engine-building-is-it-a-mechanic
Eu acho que é uma Mecânica, porém acho que ele deve ser bem especificada para não gerar confusões.
Não acho que todo jogo de Tableau Building seja um engine building. Embora muitos sejam.
Acho que Engine Buildings são caracterizados por esta produção em "combo" baseado no simbolismo de um "recurso" dentro do jogo.
No caso o jogador busca criar um projeto que gera a produção encadeada de mais recursos ou a troca por recursos mais valiosos.
Nós sabemos o que claramente é um jogo de Engine Building ou não, por exemplo sabemos que Ticket to Ride não é um jogo de Engine Building.
Mas sendo sincero:
Não ligo que seja uma Mecânica, sistema, estilo, Gênero, etc... O que eu acho importante é ter uma tag para classificar e compararmos jogos que seguem esse estilo já que alguns desses jogos podem ser bem parecidos.
Tendo uma tag para isso poderiamos selecionar melhor o que queremos na coleção.
Mas em resumo acho que engine building se resume a isso: simbolismo de recursos, criação de um "projeto" que parte das ações do jogador, produção em cadeia de mais recursos ou recursos de maior valor.