Gearworld: The Borderlands... esse é, provavelmente, o jogo que vc procura.
E olha que eu odeio Catan (mas gosto menos ainda desse jogo).
Ele tem a interação de jogadores, através de negociações, que vc citou no seu post. Cada área produz um tipo de recurso (mas não existe rolagem de dados para determinar quem obtém recursos, se a fase de produção ocorreu, TODAS as áreas produzem). E, na Trading Phase, cada jogador pode escolher trocar os recursos de seus territórios pelo recursos de outros jogadores (se não me engano, a única limitação é que os jogadores precisam estar em áreas vizinhas, mas não tenho certeza disso). Assim como Catan, vc precisa de recursos diferentes para construir coisas diferentes (no caso, armas, navios, etc...) e um jogador provavelmente não produzirá tudo que ele necessita, logo as negociações são importantíssimas para o jogo. Infelizmente, não existe nada como o ladrão de Catan (que vc tb citou no seu post).
As batalhas (que vc queria adicionar ao jogo) não são nada espetaculares... basicamente vc vai construir alguns negócios que tem um número impresso neles... Vc declara o ataque, e quem tiver o maior número vence a batalha, não existe rolagem de dados/uso de cartas ou algo do tipo (os jogadores que não estão envolvido no combate direto também podem decidir se querem ou não ajudar no combate... então tb rola um pouco de negociação/diplomacia nesse momento).
O motivo que eu não gosto de Catan (e pq eu não gosto ainda mais de Gearworld) é que é muuuuuito fácil rolar um "bullying" contra um jogador (geralmente o dono do jogo.......). Catan já é bem punitivo... um jogador que nunca consegue negociar provavelmente não irá ganhar o jogo. Em Gearworld essa situação piora ainda mais.... Se um jogador não consegue negociar, ele não consegue criar defesas... ao poucos ele vai perdendo seus territórios, e fica impossível para ela jogar. Devo admitir que é meio difícil eliminar um player (pelo menos pareceu)... mas, mesmo assim, quando um jogador fica com poucos territórios, dá aquela sensação que ele só está assistindo o jogo, sem fazer nada.
Se seu grupo não tem o problema que eu descrevi em partidas de Catan (leia-se: não rola o bullying), acho que ele está na medida com os quesitos que vc mencionou em seu post. Existem algumas regrinhas a mais que eu não descrevi aqui (fases que acontecem sempre, fases que só acontecem dependendo de uma rolagem de dado... limitações de obtenção de recursos.. movimentação), mas o jogo é bem simples e fácil de aprender, principalmente se a galera já joga Catan. Entçao ele também se enquadra no "regras fáceis de guardar".
O jogo demora em torno de 1 e 2 horas (dependendo da velocidade de decisão dos jogadores... o jogo é um pouco mais estratégico que Catan, então pode acontecer de algum jogador demorar muito para fazer suas jogadas. Mas, mesmo que sua mesa só tenha jogadores assim, não acredito que o jogo demore mais que 2 horas e meia). Outro ponto positivo no seu quesito.
Bom.. fica aí minha sugestão.