1. Não, tokens/marcadores não contam para governo de uma clareira (regra 2.5 ou 2.8, dependendo da versão do seu Law of Root). Madeira é um token/marcador.
2. Não, as madeiras permanecem. São removidas em batalha (ou por via de outros efeitos de cartas, etc.) tal como construções – inclusive pontuando. Ver regras 3.2.1 e 4.3.4 (ou 4.3.3, dependendo da versão do seu manual).
Existem cartas que mudam a dinâmica do jogo justamente alterando a regra do domínio: fazem com que tokens contem para governo. Trem danado para ferrar com as rapinas, apimentar os marqueses ou malandrar ainda mais os corvos.