romanoludo::Minha opinião sobre esse estilo de board game é que não atende aos dois publicos:
- board gamers
- TCG'ers
Board gamers tem interesse em poder jogar com vários grupos. Jogos que dependem de conhecer e ser capaz de combinar efeitos dificultam a entrada de novas pessoas. Não é um jogo para uma npite de jogos com amigos - mesmo os mais pesados.
É como pegar Keyforge, dar um deck na mão de uma pessoas e jogar. Se ela parar no jogo ali, não vai ter graça nenhuma. Como mitagaram isso?
Eu vi textos enormes nas cartas.
TCG: geralmente 2x2. O jogo não tem deck building, limitando a customização. Já afasta um grande numero de TCGers. Como garantir a rejogabilidade?
Eu vi isso acontecer quando comprei o Shakespeare: Sonhos de um Bardo . muitas cartas, muitos efeitos. Se não existe uma comunidade jogando, não dá para pegar o jeito. Além disso, TCG tem banco de cartas online, ajuda a conhecer e estudar. Desisti do SSduB porque não tem nada. Nem atenção no fórum do jogo.
Vocês pretendem crescer e adicionar boosters?
Tem o banco de dados das cartas?
Achei muito pobre o conteúdo do catarse. Só gameplay do tabletopia. Para mim tabletopia para mostrar jogo atrapalha mais do que ajuda. Não fizeram nenhum vídeo de explicação do jogo?
Opa Blza, deixa ver se consigo responder.
"Board gamers tem interesse em poder jogar com vários grupos. Jogos que dependem de conhecer e ser capaz de combinar efeitos dificultam a entrada de novas pessoas. Não é um jogo para uma npite de jogos com amigos - mesmo os mais pesados.... vi textos enormes nas cartas."
Bem, idealizamos o jogo pra pode atender Boardgamers e jogadores novos então o jogo é bem simples na verdade, talvez até não atraia os jogadores mais hardcore. Em todos os playtests que fizemos com pessoas novas, todas conseguiram jogar sem problemas, inclusive quem esteve jogando o protótipo no evento da BGSP do dia 26/11.
As cartas possuem duas frases, mas os efeitos são simples e praticamente instantâneos. São 60 cartas de herói, cada uma com 2 habilidades. É muito para se decorar, mas é uma consulta rápida de acesso fácil em cada carta.
"TCG: geralmente 2x2. O jogo não tem deck building, limitando a customização. Já afasta um grande numero de TCGers. Como garantir a rejogabilidade?"
O jogo não é TCG, então realmente vai afastar quem se interessa somente por este estilo. Já sobre rejogabilidade acredito que o jogo tem bastante, pois como o fluxo de uso das cartas é alto (tanto usando contra outro jogadores, quanto sofrendo ataques), a variedade do time que o jogador tem em mãos é grande. É testar efeitos e estratégias a cada time que se tem.
"Vocês pretendem crescer e adicionar boosters?
Tem o banco de dados das cartas?"
Sim, mas tudo depende de como a comunidade reagir ao jogo. Se conseguirmos financiar e o interesse ao jogo continuar, expansões são um caminho a seguir. Com mais cartas e mais modos de jogo. Já sobre o banco, não temos. Mas é uma excelente ideia, vamos providenciar.
"Achei muito pobre o conteúdo do catarse. Só gameplay do tabletopia. Para mim tabletopia para mostrar jogo atrapalha mais do que ajuda. Não fizeram nenhum vídeo de explicação do jogo?"
No catarse temos o vídeo só de regras do jogo, tá bem completinho, passo a passo. Ta aqui na Ludopedia também, na aba de vídeos.
No mais, acredito que é isso.
Se ainda se interessar pelo jogo, ele vai estar disponível na BGSP, dia 17/12 com monitoria e tudo, entrada franca.
Abraços!