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  4. Salve a Nova Capital em Fábrica de Heróis - O Cardgame

Salve a Nova Capital em Fábrica de Heróis - O Cardgame

Fábrica de Heróis - O Cardgame
  • viniciuskgr
    1 mensagens MD
    avatar
    viniciuskgr13/12/22 09:09
    viniciuskgr » 13/12/22 09:09

    rodolphoal::Honestamente, me pareceu uma grande propaganda do software deles de criar heróis. Tem que ver se as mecânicas se sustentam.
    E como sempre, em todo tópico sobre um projeto nacional desconhecido, vem perfis criados recentemente aqui elogiar KK...

    Opa Rodolpho, tudo bom? Eu sou um dos criadores do jogo. Meu perfil aqui é antigo e a coleção ta viva e crescendo cada vez mais, pra desespero da falta de espaço.
    Bom, na verdade, nossa intenção não foi uma propaganda do software, mas sim uma expansão da marca. Pra entender um pouco, nossa equipe tem quase 15 anos de amizade por conta do FH, todos os personagens do jogo foram baseados nos heróis que criamos para RPG durante todo esse tempo, então não tem nem como não vincular a marca (e olha que tentamos desvincular no início).
    A gente sempre teve essa vontade de fazer esse hobby algo maior mas, tirando os usuarios do programa e quem jogou com a gente nesses ultimos 15 anos, não somos famosos ou conhecidos fora da bolha, e por isso, depois de muita conversa, decidimos pelo cardgame e estamos no desenvolvimento há quase 1 ano e meio já. 
    Tô contando a história nem é pelo apelo emocional sabe, mas é pq é algo que a gente realmente sonha e acredita muito, e, infelizmente, pra entrar nesse mercado é muito difícil por N motivos, mas a gente precisa começar por algum lugar e se arriscar, né?!
    De qualquer forma, se você quiser conhecer mais, conversar com a gente sobre o projeto, estamos de portas abertas pra isso. E também, se quiser testar o jogo, vai ter encontro na BGSP dia 17, e mandamos nosso protótipo lá. Ou então, se tiver disponibilidade pra jogar pelo tabletopia, também estamos a disposição. 

    5
  • Tuor_Raptor
    151 mensagens MD
    avatar
    Tuor_Raptor13/12/22 18:17
    Tuor_Raptor » 13/12/22 18:17

    rodolphoal::
    VitorFontes::
    Sobre a questão da propaganda do software não sei, mas os perfis com poucas mensagens comentando é simples, tá sendo divulgado no grupo do jogo no whatsapp pra galera vir aqui dar uma moral e o jogo ganhar popularidade pra ser financiado, e é oq estamos fazendo. Já vi de tudo, mas fiscal de perfil é a primeira vez.

    Entendi. Imaginei que fosse isso mesmo, ou até amigos ou parentes do autor. É que, como eu disse, isso já aconteceu em outros tópicos sobre jogos nacionais de autores novos. E eu não fui o primeiro a reparar nisso não (ou seja, existem outros fiscais de perfil sim kkk). E na verdade nem tem problema nenhum nisso.
    A questão é: até que ponto a opinião de uma pessoa que tem 0 jogos na coleção é confiável pra me convencer a apoiar um projeto? Eu não confio mtu não kk.. Mas vai de cada um.

    A minha coleção é pequena pois o dinheiro é curto kkkkkk. Muito triste isso. Apesar que as opiniões das pessoas "acho eu" não é para o convencimento, mas sim pela força moral para o jogo ser financiado.
    E outra, tenho alguns jogos na minha coleção que são BR. Gosto de apoiar (dentro da largura do meu bolso $) o pessoal para ver o que sai de bom!  

    0
  • rodolphoal
    818 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal13/12/22 18:52
    rodolphoal » 13/12/22 18:52

    Mas não era de vcs 2 que eu tava falando não. :P
    Eu estava falando de perfis criados em 12/12, mesmo dia da criação do tópico.
    E na verdade nem tem problema nenhum nisso.. só comentei mesmo.

    Mas voltando ao jogo.. Tem o livro de regras disponível já?

    Edit: Vi que tem na página do Catarse. Vou dar uma lida, e tb subir ele aqui na página do jogo.

    2
  • romanoludo
    212 mensagens MD
    avatar
    romanoludo14/12/22 13:03
    romanoludo » 14/12/22 13:03

    Minha opinião sobre esse estilo de board game é que não atende aos dois publicos:
    - board gamers
    - TCG'ers

    Board gamers tem interesse em poder jogar com vários grupos. Jogos que dependem de conhecer e ser capaz de combinar efeitos dificultam a entrada de novas pessoas. Não é um jogo para uma noite de jogos com amigos - mesmo os mais pesados.
    É como pegar Keyforge, dar um deck na mão de uma pessoa e jogar. Se ela parar no jogo ali, não vai ter graça nenhuma. Como mitagaram isso?
    Eu vi textos enormes nas cartas.

    TCG: geralmente 2x2. O jogo não tem deck building, limitando a customização. Já afasta um grande numero de TCGers. Como garantir a rejogabilidade?

    Eu vi isso acontecer quando comprei o Shakespeare: Sonhos de um Bardo . muitas cartas, muitos efeitos. Se não existe uma comunidade jogando, não dá para pegar o jeito. Além disso, TCG tem banco de cartas online, ajuda a conhecer e estudar. Desisti do SSduB porque não tem nada. Nem atenção no fórum do jogo.

    Vocês pretendem crescer e adicionar boosters?
    Tem o banco de dados das cartas?
    Achei muito pobre o conteúdo do catarse. Só gameplay do tabletopia. Para mim tabletopia para mostrar jogo atrapalha mais do que ajuda. Não fizeram nenhum vídeo de explicação do jogo?

    2
  • rodolphoal
    818 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal14/12/22 14:16
    rodolphoal » 14/12/22 14:16

    Sim, tem um vídeo de regras. Eu assisti e achei que o jogo tem algumas ideias interessantes sim. Pode ser um bom jogo.

    Mas tem algumas questõezinhas de game design. Por exemplo: as missões possuem 5 dificuldades, e todas são embaralhadas juntas desde o início do jogo. Ou seja, um jogador pode comprar uma missão mega difícil logo de cara! Enquanto o outro pode comprar uma fácil na mesma jogada. Me pareceu desbalanceado. Poderia separar as missões em 5 pilhas, e mudar a forma de escolher a missão de alguma forma.. Talvez com uma trilha (como no jogo X-Men: Insurreição Mutante, na imagem de exemplo abaixo).

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/fa/23/fa23a8f9-6254-4305-a33c-cf64c66fd49a/mi01_a1_diagram5.png

    1
  • Eduardo Reis
    2 mensagens MD
    avatar
    Eduardo Reis14/12/22 15:26
    Eduardo Reis » 14/12/22 15:26

    rodolphoal::Sim, tem um vídeo de regras. Eu assisti e achei que o jogo tem algumas ideias interessantes sim. Pode ser um bom jogo.

    Mas tem algumas questõezinhas de game design. Por exemplo: as missões possuem 5 dificuldades, e todas são embaralhadas juntas desde o início do jogo. Ou seja, um jogador pode comprar uma missão mega difícil logo de cara! Enquanto o outro pode comprar uma fácil na mesma jogada. Me pareceu desbalanceado. Poderia separar as missões em 5 pilhas, e mudar a forma de escolher a missão de alguma forma.. Talvez com uma trilha (como no jogo X-Men: Insurreição Mutante, na imagem de exemplo abaixo).

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/fa/23/fa23a8f9-6254-4305-a33c-cf64c66fd49a/mi01_a1_diagram5.png

    Opa, blza? 

    Assim, como o jogo não tem um sistema de evolução as missões meio que serão fáceis ou difíceis independente de quando se tirar a carta, mesmo no início ou naquela rodada decisiva. Tudo poder gerar variações pra deixar mais fácil ou difícil realizar aquela missão em específico, desde qual a equipe que o jogador tem em campo quanto a quantidade de ações que ele tem guardadas. Cabe ao jogador utilizar de sua estratégia querer pegar aquela missão ou não. 

    Se um jogador achar a missão muito difícil ele pode muito bem descartá-la com ações, que é uma moeda de jogo que se enche fácil. As missões tem dificuldades variadas, mas também tem valores de recompensas diferentes, um jogador pode muito bem se livrar de uma missão muito fácil por precisar de mais pontos pra vencer o jogo na rodada.

    Como disse, é parte da estratégia do jogador já enfrentar uma missão grande ou não. Ele pode sair muito na frente se completar a missão ou pode ser dar muito mal dependendo das punições que ela tem.

    Mas a ideia de evolução é muito boa, se conseguirmos financiar o jogo seria uma boa pra implementar num modo campanha, enfrentando missões fáceis e ir subindo nível a nível até pegar um chefão no final.

    Valew demais!

    2
  • Eduardo Reis
    2 mensagens MD
    avatar
    Eduardo Reis14/12/22 16:03
    Eduardo Reis » 14/12/22 16:03

    romanoludo::Minha opinião sobre esse estilo de board game é que não atende aos dois publicos:
    - board gamers
    - TCG'ers

    Board gamers tem interesse em poder jogar com vários grupos. Jogos que dependem de conhecer e ser capaz de combinar efeitos dificultam a entrada de novas pessoas. Não é um jogo para uma npite de jogos com amigos - mesmo os mais pesados.
    É como pegar Keyforge, dar um deck na mão de uma pessoas e jogar. Se ela parar no jogo ali, não vai ter graça nenhuma. Como mitagaram isso?
    Eu vi textos enormes nas cartas.

    TCG: geralmente 2x2. O jogo não tem deck building, limitando a customização. Já afasta um grande numero de TCGers. Como garantir a rejogabilidade?

    Eu vi isso acontecer quando comprei o Shakespeare: Sonhos de um Bardo . muitas cartas, muitos efeitos. Se não existe uma comunidade jogando, não dá para pegar o jeito. Além disso, TCG tem banco de cartas online, ajuda a conhecer e estudar. Desisti do SSduB porque não tem nada. Nem atenção no fórum do jogo.

    Vocês pretendem crescer e adicionar boosters?
    Tem o banco de dados das cartas?
    Achei muito pobre o conteúdo do catarse. Só gameplay do tabletopia. Para mim tabletopia para mostrar jogo atrapalha mais do que ajuda. Não fizeram nenhum vídeo de explicação do jogo?

    Opa Blza, deixa ver se consigo responder.
    "Board gamers tem interesse em poder jogar com vários grupos. Jogos que dependem de conhecer e ser capaz de combinar efeitos dificultam a entrada de novas pessoas. Não é um jogo para uma npite de jogos com amigos - mesmo os mais pesados.... vi textos enormes nas cartas."


    Bem, idealizamos o jogo pra pode atender Boardgamers e jogadores novos então o jogo é bem simples na verdade, talvez até não atraia os jogadores mais hardcore. Em todos os playtests que fizemos com pessoas novas, todas conseguiram jogar sem problemas, inclusive quem esteve jogando o protótipo no evento da BGSP do dia 26/11.
    As cartas possuem duas frases, mas os efeitos são simples e praticamente instantâneos. São 60 cartas de herói, cada uma com 2 habilidades. É muito para se decorar, mas é uma consulta rápida de acesso fácil em cada carta. 

    "TCG: geralmente 2x2. O jogo não tem deck building, limitando a customização. Já afasta um grande numero de TCGers. Como garantir a rejogabilidade?"


    O jogo não é TCG, então realmente vai afastar quem se interessa somente por este estilo. Já sobre rejogabilidade acredito que o jogo tem bastante, pois como o fluxo de uso das cartas é alto (tanto usando contra outro jogadores, quanto sofrendo ataques), a variedade do time que o jogador tem em mãos é grande. É testar efeitos e estratégias a cada time que se tem.
    "Vocês pretendem crescer e adicionar boosters?

    Tem o banco de dados das cartas?"
    Sim, mas tudo depende de como a comunidade reagir ao jogo. Se conseguirmos financiar e o interesse ao jogo continuar, expansões são um caminho a seguir. Com mais cartas e mais modos de jogo. Já sobre o banco, não temos. Mas é uma excelente ideia, vamos providenciar.
    "Achei muito pobre o conteúdo do catarse. Só gameplay do tabletopia. Para mim tabletopia para mostrar jogo atrapalha mais do que ajuda. Não fizeram nenhum vídeo de explicação do jogo?"
    No catarse temos o vídeo só de regras do jogo, tá bem completinho, passo a passo. Ta aqui na Ludopedia também, na aba de vídeos.

    No mais, acredito que é isso.
    Se ainda se interessar pelo jogo, ele vai estar disponível na BGSP, dia 17/12 com monitoria e tudo, entrada franca.
    Abraços!

    1
  • romanoludo
    212 mensagens MD
    avatar
    romanoludo14/12/22 16:11
    romanoludo » 14/12/22 16:11

    Achei os vídeos aqui no Ludopedia mesmo. Sei lá porque não havia visto antes.

    Vou ver com calma.

    0
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