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  3. Solução para os criadores! ....... ou não?

Solução para os criadores! ....... ou não?

  • avatar
    yscalybur06/04/16 13:28
    avatar
    yscalybur
    06/04/16 13:28
    1137 mensagens MD

    Até conversei com Difes a respeito, ........

    Muito mortais criadores, como eu, tem a intenção de criar o jogo, e jogar com amigos e família, desfrutando do prazer tanto do jogo em si, quanto do orgulho de tê-lo feito. Quando joguei meu jogo "Mercenários", sozinho, com minha esposa e depois com amigos, me veio uma outra vontade, de ver outras pessoas jogando...... eu não falo o mundo inteiro, eu falo algumas outras, só isso.

    Eu consigo fazer sim algumas unidades do meu jogo fisicamente, usando os recursos cotidianos e alguns mais que precisei comprar, nada que uns mil reais resolva, mas obtive diversas coisas por outros motivos. O custo do jogo em matéria prima em si, é relativamente baixo, mesmo sendo feito artesanalmente, ou caseiramente se preferirem.

    A questão, é que eu tenho vontade de comprar jogos de autores independentes tanto quanto editoras, e parte da minha vontade é pessoal, porque é gratificante ajudar e apreciar um jogo de outro criador mortal. Por isso existem os PnP, legal.
    Maaaaassss, e os jogos, que requerem um mínimo de peças, um tabuleiro, como o que criei ( Mercenários ), uns tokens, dados d12, uma miniatura simples, etc??? .... bom, ai vc vai precisar de mais recursos para transformá-lo fisicamente..... ou seja...

    E se existisse alguém, ou "alguens", que se propusesse a confeccionar jogos artesanalmente, para esses criadores carentes? Alguem que fizesse um orçamento para fazer umas 10, 15 ou 30 unidades apenas, para essa pessoa dar para amigos ou até vender em um ML da vida. Como se fosse uma micro editora, mas desencanada, porque o propósito dela é fazer a ideia sair do virtual par ao físico.

    Eu vejo hoje, que da pra fazer muitos jogos bons fisicamente, com o que o mercado disponibiliza par ao consumidor final, e eu compraria com certeza tanto os jogos prontos, quanto o serviço dessa micro empresa.

    E vocês, o que acham?

    8
    3
    5
  • MOITA1980
    982 mensagens MD
    avatar
    MOITA198006/04/16 13:52
    MOITA1980 » 06/04/16 13:52

    O Rafael Arrivabene (RafaArrivabene) vende os jogos de sua autoria sob demanda http://rafaelarrivabene.com.br/

    4
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197306/04/16 14:01
    Lexicos1973 » 06/04/16 14:01

    Eu concordo, @yscalybur. 

    Acho realmente que deveriam existir essas opções de ateliês de jogos. Algumas pessoas com experiência em arte-gráfica que se propusesse a construir algumas unidades apresentadas. Mais pelo prazer do criador ter algo mais "profissional" em mãos. 

    Mas penso que isso seria uma loucura, em termos de preço. Tudo que é artesanal não pode ser exatamente quantificado em termos de preços. 
    Para que existisse algo assim, a pessoa necessitaria de equipamentos diversos e caros:

    • Impressão laser colorida;
    • materiais de qualidade diversos para impressão (várias gramaturas, texturas, vinil, etc);
    • máquinas de corte e dobra;
    • fornecedores de componentes (cubos, meeples genéricos, marcadores, dados, etc)
    • talvez uma máquina de corte a laser


    Mas quanto custaria um investimento inicial e como isso se traduziria em custos para quem contratasse o serviço?
    Também venho trabalhando uma ideia de jogo desde o ano passado e estou ainda longe de um produto final para ser testado em um encontro de boardgames, por exemplo, mas fico sempre pensando em como seria legal se alguma editora pequena ou mesmo consagrada, tivesse uma subsidiária para aceitar um projeto desconhecido, mas que pudesse produzir usando seus recursos  nem que fossem algumas poucas unidades. Sem é claro, fazer uma caixa custar 300 Reais cada. 

    O que mais pesa na minha opinião é a parte gráfica do projeto e sei a estética e apresentação dele são fundamentais na experiência do jogador. A menos, claro, que seja um jogo abstrato! Mas como um design novato vai ter recursos para contratar um ilustrador? 

    São tantas etapas da criação ao produto final que fica difícil alguém se animar e levar seu projeto até as mãos de mais jogadores. 
    Realmente seria legal se existisse um intermediário que ajudasse a encurtar um pouco esse caminho.   


    3
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur06/04/16 14:29
    yscalybur » 06/04/16 14:29

    Então Lexicos, tudo que tenho na minha casa, que usei para fazer o mercenários;

    _ Pc com sofwares de imagem ( photoshop e derivados )
    _ Impressora jato Epson L355 ( com reservatorio externo )
    _ Cola branca, bastão, superbond, tesoura e materiais diversos de escritório
    _ Kit básico de ferramentas de biscuit ( R$150,00 )
    _ Verniz spray e para uso com pincel
    _ Papel parana, fotográfico, cartolina, cartão, vinil, contact, etc
    _ Guilhotina e cortador de canto
    _ Biscuit ( cores diversas ).

    Com tudo isso ( ou só isso ), da pra fazer muita coisa. .... muita mesmo. A única coisa que eu sinto falta e nem é caro ( estou orçando ), são vazadores redondos, de tamanhos diversos, 10 a 25mm de Ø.
    Isso ai tudo acima, tirando o pc, que certamente qualquer um hoje em dia ja tem, vai custar perto de 1500,00 reais. Só a impressora é 700,00. Impressora a laser não é tão necessário ao meu ver, mais importante era ter uma que imprime A3. Eu mandei imprimir a laser a imagem do meu tabuleiro em couche, e ficou 6,50, tamanho A3, posso mandar para eles sempre que precisar.

    Agora, um problema mesmo, é precisar da mão de obra de ilustrador, ou qualquer serviço em PC. O ideal, era se o criador enviasse tudo em eletrônico para a microempresa só confeccionar.





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  • fechine
    447 mensagens MD
    avatar
    fechine06/04/16 15:32
    fechine » 06/04/16 15:32

    Olá.

    Assim como a maioria dos colegas "criadores", sempre construí meus jogos. Lembro que meu primeiro jogo foi ao estilo super trunfo o qual jogava com meus irmãos. Fiz algumas versões de banco imobiliário e jogo da vida e fizemos um livro de RPG (esse jogamos bastante - fizemos até os dados com durepoxi). Depois que conheci  os boards modernos (comecinho de 2015) fiquei viciado e obviamente, não deixaria de fora arriscar uma criação.

    1 Projeto, inspirado no jogo Heroes Of Might and Magic.
    Esbocei, desenhei, imprimi e cortei muito troço. Achei interessante, mas estava muito pesado. O jogo tinha controle de área e um mapa bem dinâmico, baseado em descoberta de territórios. Jogamos uma única vez e o Projeto está engavetado (por enquanto).

    2 Projeto.
    Evitando os erros do primeiro jogo, fiz um jogo mais leve, estratégico e temático. Considerei a produção, então optei por poucos componentes, mas acabou tendo muitas cartas. Particularmente eu gostei bastante. Testamos uma vez e se deu bem na mesa, mas, alguns ajustes precisavam ser feitos. O problema é que existem ótimos jogos atualmente, cada um do meu grupo tem uns 5 excelentes jogos, aí fica difícil colocar na mesa um jogo protótipo ainda cheio de problemas contra clássicos como o Stone, Puerto, Terra etc...

    Enfim...
    Tive problemas de produção e acho a ideia excelente, embora eu ache pouco provável existir um studio para tal.

    No entanto, eu gostaria de deixar aqui um outro problema real o qual passo, a fase mais importante do rpocesso, o TESTE. Minha maior dificuldade hoje é testar o jogo de forma mais real. Com tantas atribuições, só consigo jogar 1x na semana e neste caso, como já falei, fica difícil competir com jogos consagrados - hehehe (até mesmo pra mim).

    Andei pensando na semana passada sobre isto e estava querendo abrir uma discussão aqui na Ludopedia sobre uma plataforma de protótipo de jogos itinerantes. Basicamente, depois que o protótipo é feito, o designer libera uma versão para "passear" pelo brasil. Qualquer jogador pode solicitar o jogo, ele pagaria apenas o frete e teria a obrigação de, em cada partida, preencher um formulário de controle e registrar as sugestões/melhorias. Este jogo poderia ficar por no máximo 60 dias, quando deveria ser enviado para o próximo interessado.

    Nesta plataforma vejo alguns problemas, entre eles : 
    - Será que teríamos interessados em estar esses protótipos?
    - Como ficariam as questões de "Direito intelectual do jogo"?
    São muitas coisas a discutir.. e aí, vocês também têm problemas em testar?

    2
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur06/04/16 15:51
    yscalybur » 06/04/16 15:51

    fechine::Olá.

    Assim como a maioria dos colegas "criadores", sempre construí meus jogos. Lembro que meu primeiro jogo foi ao estilo super trunfo o qual jogava com meus irmãos. Fiz algumas versões de banco imobiliário e jogo da vida e fizemos um livro de RPG (esse jogamos bastante - fizemos até os dados com durepoxi). Depois que conheci  os boards modernos (comecinho de 2015) fiquei viciado e obviamente, não deixaria de fora arriscar uma criação.

    1 Projeto, inspirado no jogo Heroes Of Might and Magic.
    Esbocei, desenhei, imprimi e cortei muito troço. Achei interessante, mas estava muito pesado. O jogo tinha controle de área e um mapa bem dinâmico, baseado em descoberta de territórios. Jogamos uma única vez e o Projeto está engavetado (por enquanto).

    2 Projeto.
    Evitando os erros do primeiro jogo, fiz um jogo mais leve, estratégico e temático. Considerei a produção, então optei por poucos componentes, mas acabou tendo muitas cartas. Particularmente eu gostei bastante. Testamos uma vez e se deu bem na mesa, mas, alguns ajustes precisavam ser feitos. O problema é que existem ótimos jogos atualmente, cada um do meu grupo tem uns 5 excelentes jogos, aí fica difícil colocar na mesa um jogo protótipo ainda cheio de problemas contra clássicos como o Stone, Puerto, Terra etc...

    Enfim...
    Tive problemas de produção e acho a ideia excelente, embora eu ache pouco provável existir um studio para tal.

    No entanto, eu gostaria de deixar aqui um outro problema real o qual passo, a fase mais importante do rpocesso, o TESTE. Minha maior dificuldade hoje é testar o jogo de forma mais real. Com tantas atribuições, só consigo jogar 1x na semana e neste caso, como já falei, fica difícil competir com jogos consagrados - hehehe (até mesmo pra mim).

    Andei pensando na semana passada sobre isto e estava querendo abrir uma discussão aqui na Ludopedia sobre uma plataforma de protótipo de jogos itinerantes. Basicamente, depois que o protótipo é feito, o designer libera uma versão para "passear" pelo brasil. Qualquer jogador pode solicitar o jogo, ele pagaria apenas o frete e teria a obrigação de, em cada partida, preencher um formulário de controle e registrar as sugestões/melhorias. Este jogo poderia ficar por no máximo 60 dias, quando deveria ser enviado para o próximo interessado.

    Nesta plataforma vejo alguns problemas, entre eles : 
    - Será que teríamos interessados em estar esses protótipos?
    - Como ficariam as questões de "Direito intelectual do jogo"?
    São muitas coisas a discutir.. e aí, vocês também têm problemas em testar?


    Excelente ideia Fechine....... eu criei alguns jogos na adolescência também, para alguns, é quase uma doença o vicio de criações, mesmo de outras coisas, mas acho um vicio saudável e positivo.

    - Analisando sua proposta, realmente os problemas são pertinentes, mas acredito que teriam muitos interessados sim, a caso o jogo tenha um visual mínimo atraente, sem aquela cara de protótipo extremamente simples. Eu mesmo seria o primeiro!
    - Acho que o criador pode fazer um registro simples do jogo, sem problemas.
    - Acho que outro problema maior, é se a pessoa vai passar pra frente, acho que vc esta sendo muito otimista com a honestidade do ser humano.

    Mas vamos colocar em pauta, é muito interessante sim.

    2
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
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    butilheiro06/04/16 16:07
    butilheiro » 06/04/16 16:07

    Como alguns aqui já sabem, também estou criando meu jogo e tenho os mesmos problemas que os demais, porém, como meu jogo é também meu TCC, eu tenho que enfrentar os desafios e concluir uma versão jogável e acabada dele até o fim desse ano, ou seja, eu realmente vou ter em mãos um produto, porém vou pagar caro por isso (eu já estimo pagar uns 1000 reais levando em conta tudo).

    Mas eu vejo sim todas as questões como relevantes e seria muito interessante ver se alguma empresa se interessaria para assumir essa posição de editora do jogo. Existem algumas pequenas que já fazem, de certo modo, uma parte disso. Aqui em Curitiba, por exemplo, existe a RetroPunk, que já lançou alguns jogos menores em doses bem homeopáticas.

    Aí entra uma outra questão: qual o interesse dessa empresa em fazer isso se não o lucro? Bom, na proposta que vocês fizeram, essa empresa teria o lucro baseado nos criadores/autores de jogos que a procurassem, mas não creio que o volume hoje seja tão grande a ponto de motivar um empresário a criar essa empresa. O que vejo como uma possível solução seria um intermediador único, um microempreendedor, que faria essa ponte do criador com outras empresas como gráficas e distribuidoras, por exemplo.

    No meu caso, para o meu TCC, como precisava dos componentes físicos, eu tive que importar meeples e outras pecinhas (se alguém se interessar, fiz a compra na http://meeplesource.com). Mas se houvesse uma demanda maior, com certeza ficaria mais barato para importar. O mesmo vale para uma gráfica. Eu vou fazer duas cópias do meu jogo, apenas. Por causa do custo elevado. Se fosse produzir um número maior de cópias, sem dúvida alguma conseguiria um valor melhor.

    Bom, mudando um pouco o foco pra outra questão levantada aqui: o teste. Por enquanto, tenho concentrado meus testes entre minha namorada e eu. Isso porque ainda tem muitos buracos no jogo que eu preciso identificar antes de ter uma versão jogável com outras pessoas. Quando finalizar essa parte, quero tentar juntar alguns amigos que se interessariam por me ajudar a fazer os testes e sei alguns deles topariam. Porém, sei que não é fácil fazer 50, 80, 100 teste num jogo com um grupo de amigos. Nem todos vão curtir isso. Acho que no máximo vou conseguir uns 15 testes com esse grupo. Minha saída vai ser tentar um teste online do jogo. Pra isso, vou ter que por a mão na massa e desenvolver uma versão dele jogável pelo Tabletopia (uma plataforma online pra jogos que permite que as editoras disponibilizem seus jogos e também que os usuários criem os seus). Lá, eu sei que vou conseguir juntar mais jogadores para partidas online do que eu conseguiria localmente. Acho que é uma saída viável e que vai ser bem útil também.

    3
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL06/04/16 17:05
    E2EK1EL » 06/04/16 17:05

    Eu tbm estou criando um protótipo de jogo, está bem no começo ainda e esta faltando a arte do tabuleiro do jogo:
    https://www.ludopedia.com.br/topico/6030/ajuda-pra-ideia-de-criacao-de-um-novo-jogo



    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor07/04/16 06:15
    professor » 07/04/16 06:15

    Eu também já pensei nessa coisa de jogos indie. Me lembra muito o mercado japonês de dojinshi. Devido a baixa tiragem alguns são tão raros que chegam a custar fortunas. Conheço alguns pequenos produtores de vinho são tão solicitados que poderiam aumentar o negócio mas preferem se manter pequenos e conferir ao seu produto o título de "artesanal". O mesmo acontece com algumas cervejarias.

    No meio das pessoas que jogam boradgame não sei como seria. O pessoal é muito cheio de mimimi. Reclamam da caixa que é fina, de ter que destacar os tiles ou tokens, reclamam até do papel da etiqueta do preço. To sempre antenados na última megaprodução do megautor não sei das quantas lançada pela megaempresa X.

    Mas talvez haja um público que se interesse. Vejo ainda que os jogos lançados aqui no Brasil ainda carecem muito de uma identidade. Ou são jogos totalmente estereotipados ou são versões "abrasileiradas" de cultura estrangeira. E olhando pro mercado de jogo e do para inexistente espaço para novos autores esse lance de fazer a coisa "artesanal" pode ser uma boa.

    Só é preciso encontrar o caminho das pedras para tornar o sonho em coisa física.

    4
  • difes
    295 mensagens MD
    avatar
    difes07/04/16 09:45
    difes » 07/04/16 09:45

    Esse é um grande problema galera se boardgames comercias em geral já são caros imaginem,boardgames artesanais custarão tão caros quanto joias...rsrrsrs
    Brincadeiras a parte essa questão de criação é algo muito complicado mesmo eu gosto de criar e gostaria de pode finalizar pra poder liberar os pnps pra galera mais ando meio sem tempo sabe,mas recentemente consegui ajuda aqui no forum e estou montando a arte e o pnp de um jogo que mistura,Puerto Rico,La Citta,Power Grid e Sim City ta ficando bem bacana...tenho um outro wargame que to trabalhando também e tenho um terceiro projeto Ourotopia que é um euro sobre mineração um pouco mais pesado...esse ja tenho bastante coisa escrita falta só a arte e disponibilizar o pnp

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