Olá amigo! É sempre um prazer tirar sua dúvida.
Sim, o jogador escolhe a carta verde de ciência do adversário e constrói em sua cidade de modo gratuito.
Ou seja, não se trata de uma cópia como ocorre em uma das divindades da expansão Panteão.
Sim, funciona como um "roubo" de uma carta verde.
Lembro aqui das condições para que este roubo possa acontecer. Com este líder você pode "roubar" a carta verde caso tenha finalidade de fazer um par de símbolos científicos para conseguir uma ficha de progresso científico ou para conseguir uma carta verde para chegar mais perto da vitória científica.
Mas a habilidade deste líde só pode ser aplicada uma única vez, daí então a necessidade de você colocar ou dispor este líder em sua cidade de modo horizontal, para que o jogador lembre que aquele líder ainda não teve sua habilidade aplicada. Após aplicar o efeito deste líder você o dispoe normalmente de modo vertical como as demais cartas. Inicialmente eu havia pensando em duas cartas auxliares que indicavam os líderes que já tinham sido usados e os líderes que ainda não tinham sido utilizado, mas nos teste isso se mostrou confuso e seriam 4 cartas a mais no jogo que já tem muitas cartas, então optei por dispor o líder de forma horizontal.
Lembro ainda que a ação de "roubar" uma carta verde não é considerada como a sua jogada do seu turno, ou seja, você rouba a carta verde e continua a jogar a sua ação, mas apenas se você não executar a habilidade de Heráclito imediatamente quando recrutar este líder. Ou seja, você pode roubar a carta verde imediatamente após recrutar este líder, ou mais adiante no decorrer do jogo sem que esta ação de roubar lhe custe seu turno normal de jogo, pois você já jogou o turno do líder quando o recrutou e por isso a aplicação da habilidade dele não pode ser considerada como um novo jogo... isso é semelhante à forma de aplicar as conspirações da expansão Ágora.