Rodrigo Deus::
Existem no mundo digital, somente lá eu conheço. Ainda me recordo de jogos como Carmaggedon (atropelar pessoas), DOOM 1 e 2 (carnificina), Manhunt (assassinato em fuga em um show de TV), Condemned: Criminal Origins (onde você é um serial killer), Clock Tower (aventura onde todos morrem na família e você precisa investigar e fugir da mansão), dentre outros e outros.
No mundo dos tabuleiros... Não sei, sinceramente.
@iuribuscacio Realmente, já existe desgraça demais no mundo real, mas eu encaro como qualquer outro tema no mundo de jogos. Recentemente, depois de anos de desenvolvimento, foi lançado "Scorn", um jogo de tiro para PC que coloca você em um nave/mundo alienígena com um verme que modifica seu corpo conforme o jogo progride, ferindo o personagem enquanto isso. Já dá ter uma ideia do quão grotesco, sangrento e graficamente pesado é o jogo. Sensacional!
No seu exemplo, Dead of Winter só tem graça com a expansão/módulo "encruzilhadas". Essas situações em texto colocam realmente os jogadores para agirem como grupo, debaterem e tentarem imergir no jogo. Sinto muita falta disso em jogos mais maduros, voltados para o público adulto. Se temos até jogos religiosos, claramente voltados para um apenas um grupo de sociedade (quem é ou quem simpatiza com determinada crença religiosa), acho que falta algo realmente maduro em termos de tema.
This War of Mine, originalmente, um excelente jogo para PC, é pesado, baseado no mundo real e realmente coloca as pessoas para pensarem no mundo digital, mas ainda não pude jogar a adaptação para jogos de mesa.
Quanto a organização do seu texto, entendi. Obrigado!
Caro Rodrigo Deus
Rapaz, agora você foi longe com o Carmaggedon, que eu me diverti muito jogando. O jogo já deve ter uns 25, 30 anos, se eu não me engano, e recuando ainda mais no tempo, ele foi baseado em um filme ultraviolento o Corrida da Morte (Stallone quase adolescente, antes do primeiro Rocky) que eu assisti no final dos anos 70 início dos anos 80, ainda no tempo da antiga TVS.
Aliás o Carmaggedon foi um dos maiores exemplos do "Efeito Barbra Streisand", no mundo dos games. Ele foi proibido em vários países do mundo por ser muito violento. O resultado não poderia ser outro, todo mundo queria jogar, e jogou, principalmente por conta do apelo do "fruto proibido". Aliás, reza a lenda, que essa proibição do Carmaggedon influenciou diretamente o GTA, que teve de amenizar os atropelamentos ao longo dos anos, para não correr o mesmo risco.
Eu reconheço que joguei bastante o Carmaggedon quando era mais jovem, e gostei bastante. Mas aí o tempo vai passando, a pessoa vai ficando mais velha, mais madura, vão surgindo outras preocupações (inclusive ser atropelado), e hoje eu não sei se o jogo teria tanto apelo, pelo menos para mim.
Quanto ao This War of Mine, veja bem que o jogo é muito bom, eu só acho a temática muito pesada. Por isso é aconselhável jogar com pessoas que não sejam tão impressionáveis, principalmente nesses tempos de guerra na Ucrânia, onde aquilo que é retratado no jogo, provavelmente deve estar acontecendo por lá.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio