grivours::
Desse modo, não tecerei comentários muito severos com a editora, como às vezes faço com outras (merecidamente).
Mas, não é por isso que devem sair ilesos. Erro é erro, há de ser consertado !! O jogo foi caríssimo (na média dos "grandes" jogos de hoje em dia, infelizmente). Não podemos aceitar de forma silenciosa isso, logo aconselho que todos que adquiriram entrem em contato com a Editora, até que ela se pronuncie publicamente.
Caro grivours
Meu camarada, eu acho que você tem razão.
Mas mesmo assim, muito me custa acreditar que, em um projeto de um jogo tão caro quanto o Eclipse, a MeepleBR tenha deixado passar esse erro, que se eu entendi direto, aconteceu em 20 tiles. Não é apenas em um ou outro. Mesmo a MeepleBR não errando tanto quanto outras editoras, ainda assim, esse é um erro que não dá para deixar passar, conforme você muito bem pontuou.
Porém, independente disso, o fato é que o erro já ocorreu, e para ser bem justo, erros ocorrem com qualquer empresa e em qualquer setor da atividade humana. O que diferencia uma empresa séria das outras é como ela lida com o erro, depois que ele ocorre. E as editoras brasileiras de board game têm muita dificuldade de lidar com isso. A impressão que dá, é que elas não podem reconhecer eventuais erros, nem falar abertamente deles, para não atrapalhar a venda dos jogos. Só que isso não faz o menor sentido para mim. Mesmo que a MeepleBR resolva não falar nada sobre os erros nos tiles do Eclipse, é óbvio que quem comprar o jogo vai descobrir esse problema.
Na minha opinião seria muito mais digno, que a MeepleBR viesse a público, reconhecesse o erro, e principalmente corrigisse esse problema, enviando para os compradores os tiles corretos. Agindo assim, a reputação da MeepleBR, junto à comunidade boardgamer, enquanto uma editora de board games profissional e séria, só cresceria.
Por isso, se a MeepleBr pelo menos fizer a reposição dos tiles do Eclipse, mesmo que ela não reconheça o erro publicamente (o que seria ideal), já será ótimo, e eu serei o primeiro a bater palmas para a empresa. O problema é que, ao longo dos anos, foram vários os board games lançados com erros, às vezes grosseiros, e que a editora simplesmente cagou para isso. Então não dá para criticar as pessoas que sejam realmente céticas em relação às declarações das editoras, de que estão compromissadas em melhorar, investir mais em tradução e revisão e com aumento do controle de qualidade de seus produtos. E esse é exatamente o meu caso.
Para terminar, aqueles com algum tempo de hobby já estão cansados de ouvir essas "historinhas" das editoras, de que vão melhorar. O que nós todos queremos ver é isso efetivamente acontecer. Por isso, com todo o respeito à MeepleBR e à quem trabalha lá, mas reposição de componentes de board games com defeito, eu só acredito vendo. Por isso eu vou esperar para ver qual será a atitude da MeepleBR em relação à reposição desses tiles do Eclipse, antes de dar um voto de confiança, e com toda a sinceridade vou torcer muito para que isso ocorra.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio