Mauricio Sergent::Tudo normal no reino da tabulândia.
Aguardando os comentários do iuribuscacio........
Caro Mauricio Sergent
Meu camarada eu acho que o mercado nacional de board games já chegou em uma fase em que, infelizmente a opção já foi feita. As pessoas preferem se contentar com qualquer coisa que as editoras lancem, e ficar muito feliz porque vai ter um jogo em português apesar de cheio de erros, do que fazer o sacrifício de deixar de comprar o jogo, para que pelo menos a empresa conserte os erros, ou no mínimo, se preocupe seriamente, em não errar no lançamento seguinte
Por isso, sinceramente, nem dá mais vontade de comentar a respeito disso. São lançamentos caríssimos com erros incríveis, um atrás do outro, mas mesmo assim, o jogos continuam a vender para caramba, vai ter um monte de gente vindo aqui dizer que o nome trocado não interfere em nada na jogabilidade, e por aí vai.
Com isso, a mensagem que a comunidade passa para as editoras é: "pode produzir o jogo de qualquer jeito, com o erro que for, que nós não estamos nem aí, o que a gente quer é jogar, e qualquer coisa a gente faz uma gambiarra aqui e conserta o erro que vocês é que deveriam consertar". Pelo amor de Deus, não é possível que em uma editora feito a MeepleBR, não tenha nenhuma pessoa que não possa gastar duas horinhas para conferir se o arquivo do material do jogo, em português está correto, antes de mandar para a gráfica. E se o erro for só da gráfica, o mínimo que se espera é que a MeepleBR cobre uma solução da empresa e venha a público explicar isso para a comunidade. Só que isso não é feito, simplesmente porque ninguém liga, se o jogo está correto ou não, apesar deles custarem tão caro.
Caramba gente, o jogo está custando R$ 1.200,00, e algumas pessoas acham normal, ou que não é nada demais, que o jogo venha com peças com o nome trocado. A maioria das famílias brasileiras sobrevive um mês inteiro com esse dinheiro!!!!!!!
Não estou de forma alguma querendo dizer como cada um deve gastar seu dinheiro, mas enquanto as pessoas continuarem apoiando financeiramente as editoras, comprando os jogos que venham com esses erros, as editoras vão continuar vendendo jogos com erros, sem a menor preocupação. Não tem como fugir disso. Enquanto nós não aprendermos a nos respeitar como indivíduos, e não aprendermos a respeitar o nosso próprio dinheiro, ou seja, enquanto a nossa atitude enquanto comunidade não mudar, durante muito tempo ainda, nós vamos nos deparar com tópicos iguais a esse, falando de jogos com defeito.
Muito me dói dizer o que eu vou dizer, porque eu amo o meu povo, amo o meu país, e me orgulho tanto do Brasil quanto de ser brasileiro, igual a todo mundo. Só que o que eu vejo é que a cada dia, nós temos menos motivos para pensar assim. E isso acontece em todos o setores e atividades da nossa sociedade, e com os board games não é diferente.
Para terminar, imagina como nós teríamos a ganhar se, apenas uma única vez, todos nós disséssemos, "isso eu não vou aceitar, ou a empresa faz direito, me presta um bom serviço, ou o meu dinheiro ela não terá (seja board game, compra de bens, prestação de serviços, ou qualquer outra coisa).
Um forte abraço, boas jogatinas, e até o próximo tópico relatando erros que qualquer amador seria capaz de detectar e evitar!
Iuri Buscácio
P.S. Espero sinceramente que as pessoas não se ofendam, mas do que jeito que as coisas estão no nosso país, nós brasileiros não temos apenas complexo de vira-lata, nós efetivamente agimos como vira-latas, e aceitamos ser tratados como vira-latas. É triste, mas é a nossa realidade.