Eu não tenho/joguei o Map Collection 5: UK & Pennsylvania (e ele me pareceu bem interessante). Também acho que é válido eu informar que eu ODEIO T2R que possuem túneis como mecânica, pois acho que os jogos ficam mais demorados desnecessariamente (jogadores tendem a segurar mais as cartas + é necessário embaralhar o deck mais vezes). No geral, meu ranking (eu sei que vc não pediu ranking, mas eles são tão divertidos! ^^), ficaria assim:
1. Map Collection 4: Nederland:
A mecânica das "taxas" adiciona uma coisa que falta (At least imho) em quase todos os outros jogos da série: a interação entre os jogadores. A mecânica faz com que os jogadores (além de pagar as cartas necessárias para construir rotas), pague moedas... Se a rota for "dupla", o primeiro jogador que construir paga para o banco, e o próximo paga para o primeiro jogador que já havia construído. No final do jogo, o jogador que possuir mais moedas ganha 55 pontos (substituíram o Longest Route) e o que tiver menos recebe 0... é uma baita diferença (os destination cards tb sofreram um "boost" na pontuação, e tem cartas que valem até 33 pontos).
O mapa é OK para 3 ou menos jogadores e possui até uma mecânica de "dummy player" (para jogos com 2), mas se vc está procurando um T2R para poucos jogadores, existem opções melhores;
2. T2R USA:
O originalzão ainda tem sua mágica para mim... A interação entre os jogadores é quase ZERO (só ganha do Europe); Mas o jogo fica bem descontraído, mesmo quando outros jogadores "bloqueiam" suas rotas, existem várias opções para contornar isso (a única exceção seria a rota Los Angeles-Las Vegas). O jogo fica bem amigável, geralmente cada um está fazendo seu jogo sem se importar muito com os outros players... O mapa dos EUA tb facilita um pouco na hora de procurar as cidades... Geralmente é o jogo que eu pego quando estou numa mesa com novos jogadores. E expansão Big Cities também é bem legal e vale a pena pensar em adquirir (mesmo se vc não for utilizar, pelo menos vc pode substituir as malditas cartas pequenas);
3. T2R Märklín:
A mecânica do passageiro é bem legal e aumenta a interação entre os jogadores (talvez tanto quanto o Nederland); Basicamente o tabuleiro começa com alguns tokens sobre ele, e vc deve utilizar as rotas construídas para movimentar o passageiro e "pegar" os tokens (utilizando passenger card quando for utilizar rotas dos jogadores adversários). A divisão de Locomotive e Locomotives +4, apesar de pequena, também deixa o jogo mais dinâmico. E a adição de países não muda muito o jogo (como acontece no mapa da Suiça).
4. Map Collection 3: Heart of Africa:
A mecânica de Terrain Cards adiciona um pouco à interação entre os jogadores (nada como o Marklin ou o Nederland) mas, dependendo da mesa, ela pode ser uma dor de cabeça. A única coisa que ela faz, resumindo, é: existem 3 tipos de terrain cards (cada um correspondendo algumas cores necessárias para comprar as rotas: amarelo, verde, vermelho, rosa, cinza/neutra, etc), se o jogador que for comprar uma rota possuir o maior número de terrain cards correspondente à cor da rota que ele está comprando, ele pode descartar 1 ou 2 dessas cartas (de acordo com o valor da rota) para dobrar a pontuação que ele recebe (ou seja, se vc ganha 10 pontos por comprar a rota, vc recebe 20). O problema é que o jogo, às vezes, pode ficar meio "trancado"... com os jogadores esperando um jogador que possui muitas terrain cards usar as cartas dele e permitir que, posteriormente, vc possa utilizar as suas.... isso acontece, principalmente, em partidas de 5 players. Heart of Africa tb é um bom mapa para poucos players SE vc deixar de lado a mecânica de Terrain Cards (com 2 jogadores ela simplesmente NÃO FUNCIONA).
5. Map Collection 1: Asia:
São 2 mapas, o Asia permite uma partida com 6 players EM TIMES (os jogadores compartilham as cartas de vagões, mas não sabem quais são as rotas de seus companheiros). É uma boa opção se vc tem problemas com mesas com 6 jogadores em suas jogatinas, então vale a pena dar uma pesquisada (como eu sofro bastante com esse problema, principalmente pq a galera gosta de vir aqui em casa em casais, ele ajuda bastante). O Legendary Asia é meio bobo... a única inovação seriam os ferries (que já está presente em outros jogos) e o Mountain Routes... basicamente vc precisa pagar um ou dois trenzinhos (as minis) para construir a rota. Acho que só joguei esse mapa 1 vez... e eu já tenho essa expansão faz um tempinho... se vc for comprar a expansão, compre pelo Asia, o Legendary não vai adicionar muita coisa.
6. Map Collection 2: India:
Outro com 2 mapas... o mapa da Índia, na minha opinião, é o MELHOR MAPA para poucos players (aliás, o Map Collection 2 seria o TOP 1 para T2R em grupos pequenos). Se vc já jogou outros T2R até parece que o jogo esqueceu de colocar algumas rotas no tabuleiro. A mecânica não muda muito, eles tiraram o Longest Route e substituíram por Mandalas (o jogador ligar duas cidades 2 ou mais vezes em rotas diferentes -que passem em cidades completamente diferentes), que são bem difíceis de fazer. O mapa da Suíça é, provavelmente, o pior mapa de T2R! (existe uma expansão OOP que só trazia o mapa da Suíça, não vale a pena comprar). Ele foi o primeiro mapa mais virado para partidas com poucos jogadores... mas ele simplesmente não funciona. Basicamente um jogador faz uma cruz no meio do tabuleiro (ligando os países) e começa a comprar destination routes... as destinations que ligam países valem bastante pontos (e tem um grande número delas no baralho), e as outras destinations que ele tira ele tenta ligar junto com a cruz (e se ele não conseguir, os pontos que ele recebe com essa estratégia mais que compensam os pontos perdidos). É um bom mapa para poucos players, mas existem opções melhores (incluindo outra na própria expansão)....
7. T2R Nordic Countries:
Na minha opinião o segundo melhor mapa para poucos player... e nada além disso. O jogo não traz nada de novo, e o único motivo que eu consigo imaginar para alguém comprar o Nordic e se ele for jogar exclusivamente partidas com 3 ou 2 players.
8. T2R Europe:
Yup! O, aparentemente, favorito da galera é o T2R que eu menos curto. A mecânica das estações, pelo menos na minha opinião, adiciona menos ao jogo que a expansão Alvin&Dexter... Parece que eles pegaram um jogo que já era fácil (no sentido que não existe muita interação entre os jogadores, e cada um faz o seu jogo sem se incomodar com os outros) e deixaram ele ainda mais fácil. A expansão Europa 1912, com seus depósitos traz uma mecânica que é tão utilizada qto o Dice Expansion (tá... exagerei um pouco, mas os depósitos são bem idiotas)... Com um monte de expansões que inovam muito mais o jogo, não acho que vale a pena gastar $$$ no Europe.