Caros Boardgamers
Esse é mais um episódio daquele que talvez seja um dos piores problemas do nosso país, que é a total ausência de fiscalização, por aqueles que deveriam exercer essa função. Nos anos 90 começou uma moda de criar agências reguladoras, que na teoria fiscalizariam diverso setores, mas que não fiscalizam absolutamente nada. E as autoridades alfandegárias não fogem a essa regra.
Quando uma mercadoria chega na alfândega, ela pode ser taxada, ou não, e em valores que não seguem o menor parâmetro a não ser o humor de momento do fiscal. Por isso, importar jogos é uma verdadeira roleta russa, porque nunca se sabe se o jogo será taxado e qual será essa taxa. E o pior é que para recorrer da taxação é uma verdadeira odisseia. Não é à toa que os escritórios especializados em desenlace aduaneiro cobram tão caro das editoras. Porque nenhuma pessoa leiga, e que não tenha anos de experiência, consegue entender como a alfândega funciona.
Além disso, seria cômico se não fosse trágico, que isso nem deveria nos espantar. Mesmo nos afetando diretamente, enquanto consumidores de jogos, isso não chega aos pés da seriedade da falta de fiscalização de nossas fronteiras, o que permite anualmente a entrada de toneladas de drogas e de armamento pesado no nosso país, nem do controle das queimadas que prejudicam e esculhambam absurdamente o nosso clima, e do desmatamento que a cada ano reduz de forma assombrosa nossa Floresta Amazônica. Isso para não falar do garimpo ilegal, realizado em reservas indígenas.
Mas o pior de todas as faltas de fiscalização sem dúvida nenhuma é do enriquecimento ilícito da nossa classe política. E isso acontece de forma escancarada, e nem a Receita Federal, o Ministério Público, a Procuradoria Geral da República, e nem mesmo o Poder Judiciário fazem absolutamente nada. Isso faz com que a corrupção seja tão generalizada e endêmica, que a cada ano que passa as pessoas se tornam cada vez mais céticas, e com toda a razão, se um dia seremos capazes de resolver esse problema tão grave.
Para terminar eu vou citar uma frase que ouvi de um professor na faculdade algumas décadas atrás e nunca me esqueci, que diz o seguinte: "Corrupção existe em todos os países, mas a impunidade como se vê aqui, isso não acontece em nenhum outro lugar".
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio