Post original: https://www.boardseyeview.net/post/switch-signal
Publicado pela primeira vez em 2014, mas revisado em uma nova edição da Kosmos,
Switch & Signal de David Thompson é um jogo cooperativo de pegar e entregar para 2 a 4 jogadores trabalhando juntos (embora possa ser jogado sozinho com bastante facilidade), no qual os trens descem trilhos em direção às cidades para pegar mercadorias e desembarcar no porto: o trabalho coletivo dos jogadores é mudar os pontos e sinais no caminho para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino antes de 17 rodadas. Após uma preparação simples - siga as instruções no excelente livro de regras para a primeira partida em qualquer lado do tabuleiro - os jogadores recebem cinco cartas cada. O primeiro jogador vira a carta do topo do baralho de Partida - uma mistura de novos trens e movimento - e coloca um de cada tipo de trem: lento, médio e rápido.

Em um turno, os jogadores podem jogar quantas cartas quiserem e receber até mais cinco cartas no final do turno, limitado a dez na mão. As cartas são de três tipos: Sinais Verdes permitem que você mova uma ficha de Sinal para abrir uma rota (embora toda Cidade deva sempre reter pelo menos uma); os interruptores pretos permitem que você altere os pontos nas junções para redirecionar um trem; e Locomotivas permitem que você mova qualquer trem por uma jogada de dados. Duas cartas de um tipo podem ser jogadas para realizar uma das outras ações. O último uso de qualquer carta é carregar uma das quatro cores dos cubos de Mercadorias. Simples mas efetivo.
No tabuleiro, os trens avançam de acordo com sua velocidade, mas, com as rolagens de dados determinando exatamente a distância, você nunca pode ter certeza absoluta de como as coisas funcionarão quando dois trens estão indo na mesma direção. As regras de movimentação são simples e também é de onde vem a maioria dos pontos de penalidade: trens incapazes de usar sua cota total custam um Token de Tempo por movimento perdido, ou dois para uma colisão frontal, que também perde um trem; os trens não podem retornar às estações, mesmo que sejam iniciais; nem compartilhar uma cidade. Quando sete Tokens são gastos, uma carta de Partida é perdida do baralho e com ela qualquer novo trem ou movimento livre e um turno inteiro... bastante penalidade! Leve oito cubos de Mercadorias para o porto e o jogo estará ganho.

É um conjunto de regras descomplicado que faz um bom trabalho ao permitir que os jogadores continuem, com muito pouco a administrar. O tempo de reprodução é de cerca de 45 minutos anunciados. Os dois lados do tabuleiro mostram mapas da Europa Central e da América do Norte - sendo mais fácil e mais difícil, respectivamente - o último apresentando duas cidades portuárias em costas opostas. Cada lado tem três Ajudantes que concedem aos jogadores uma habilidade especial de uso único cada. A discussão entre os jogadores é incentivada e é permitido falar sobre as cartas na mão, embora isso deixe entrar a possibilidade da síndrome do alfa, então você precisa ficar atento para evitar que um jogador mandão comande o jogo. A produção é de alta qualidade e a arte e apresentação de Claus Stephan e Antje Stephan muito envolventes.
A maioria dos jogos cooperativos inclui algum tipo de fase adversária entre as rodadas ou após o turno de cada jogador; por exemplo, o baralho 'Infecção' em
Pandemic, o 'Progresso do Mal' em
Shadows Over Camelot e o 'Monster Mash' em
Horrified. No entanto, o lance aqui em
Switch & Signal é que o baralho Embarque difere por ter a ação automatizada não apenas uma necessidade, mas muitas vezes uma bênção e simultaneamente uma maldição. Sem ele não haveria trens suficientes para transportar as mercadorias, nem movimento suficiente para chegar ao porto, então é menos ‘Progressão do Mal’ e mais ‘Progresso Incessante’. Embora seja uma mudança revigorante, o baralho pode ser oscilante, especialmente quando combinado com os dados da estação que determinam onde os novos trens começam; era mais frequente o capricho do baralho e dos dados que ditava o estado do jogo; em particular, uma sequência de cartas sem novos trens significando tempo para limpar o estado do tabuleiro ou um atraso inalterável com pouco para mover no tabuleiro.
O maior problema contra Switch & Signal - para mim, um jogador de tabuleiro muito experiente - é o nível de dificuldade: em sua configuração normal, o jogo é um quebra-cabeça confortavelmente solucionável. A crítica de outros jogadores era que as decisões não eram pesadas o suficiente. Sim, o tempo é curto, mas isso é matemática e mecânica, não um adversário de IA nos forçando a girar ou repensar nossa estratégia e tática. Embora o mapa da América do Norte ofereça potencialmente uma experiência mais desafiadora, com suas rotas cruzadas, a maneira sugerida de aumentar a aposta é entregar 10 cubos de 12, em vez de 8 de 8; prefiro isso a reduzir artificialmente o número de turnos (menos cartas no baralho de Embarque) ou a quantidade de Tokens de Tempo.

Outra variante do tipo que eu gostaria que os editores oferecessem mais para nós, jogadores, vem em um conjunto de 11 tokens de estação que podem ser usados como uma forma de gerar as estações em que novos trens começam ou simplesmente randomizar os números da estação no tabuleiro. O último tem consequências bastante óbvias, mas, embora o primeiro reduza as chances de dois trens começarem na mesma estação para uma penalidade sem recurso, também significa que os jogadores precisam criar continuamente novas rotas e pontos de troca que, de outra forma, poderiam ser ignorados com segurança. Estou surpreso que os seis ajudantes também não são modulares.
Infelizmente, não fui capaz de jogar isso em um ambiente familiar, onde jogadores menos experientes, fazendo movimentos abaixo do ideal com mais frequência, fariam disso um jogo mais difícil. Acho que é aí que o
Switch & Signal pode brilhar: é um belo design com uma mistura única de tema e mecanismos que é agradável de jogar. Foi um título recomendado nos prêmios Spiel des Jahres de 2021 e posso apoiar totalmente isso. Para jogadores experientes, a heurística surge um pouco rápido demais, então eu recomendo não discutir mãos e apenas deixar os jogadores seguirem em sua vez.
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.